Com um mundo em constante evolução tecnológica e o surgimento de novas ferramentas de inovação, muitas empresas têm repensado seus processos e investido em modernizar a sua imobiliária como forma de melhorar seus serviços e também de serem mais competitivas no mercado. Um grande desafio em meio às inúmeras possibilidades disponíveis.

E não seria diferente com as imobiliárias, pois elas também precisam se modernizar. Investir em métodos mais eficazes de melhorias no atendimento e solução de problemas dos clientes é sempre essencial e pode transformar o seu negócio em uma referência: em uma imobiliária diferenciada e a frente das demais.

É com essa intenção que montamos uma lista com os 10 desafios para modernizar a sua imobiliária e como superá-los

1 – Automatize processos para modernizar a sua imobiliária 

Os processos de funcionamento interno de uma imobiliária podem ser muito burocráticos, se forem conduzidos de forma analógica então, a tendência é eles serem ainda mais difíceis e demorados. Por isso, a automação tem sido um facilitador no segmento.

A melhor dica para simplificar esse processo é a implantação de ferramentas de automação de processos, ou seja, mecanismos tecnológicos que podem encurtar o tempo para a realização de tarefas e que podem, inclusive, reduzir custos e evitar prejuízos.

Um exemplo interessante de como uma imobiliária pode usar a tecnologia em seu favor é aplicá-la no sistema de cobranças. O antigo método de controle manual de contas a receber pode apresentar falhas e deixar passar alguma inadimplência, o que pode gerar dor de cabeça tanto para a imobiliária quanto para os inquilinos.

Automatizar esse processo vai encurtar seu caminho. Você pode automatizar o envio de boletos nas datas corretas, agendar o envio de mensagens de cobrança caso os boletos não sejam pagos e tentar negociações. Diante da correria do dia a dia, pode acontecer de alguém esquecer de pagar o boleto e a automação desse serviço pode impedir que isso aconteça.

modernizar a sua imobiliária

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2 – Invista em um software de gestão 

A administração de uma imobiliária pode envolver o acúmulo interminável de tarefas, pois é preciso lidar com o processo interno, os processos com o cliente e também com corretores. Cada vez mais essenciais, os softwares de gestão para imobiliárias oferecem muitas funcionalidades como, por exemplo, o controle do fluxo de caixa, cadastro de clientes e de imóveis, gestão de contratos, elaboração de relatórios, automatização de cobranças, etc.

Os softwares de gestão podem ajudar uma imobiliária em quesitos importantes como a gestão de documentos, item fundamental inclusive para manter a segurança da empresa. Eles podem fazer backups e te dão acesso a documentos com maior organização e facilidade. 

Entre os softwares mais utilizados pelas imobiliárias estão o Software Universal, que tem por objetivo facilitar os processos de venda e locação de imóveis; o EasyBroker, plataforma de gerenciamento; o InGaia, marketplace imobiliário que ajuda a promover uma gestão mais eficiente para o seu negócio; e, entre outros, o Fantástiko, que ajuda na organização e processos administrativos para modernizar a sua imobiliária.

3 – Tenha uma equipe capacitada para modernizar a sua imobiliária 

Dica de ouro para o sucesso de qualquer negócio é ter uma equipe qualificada, que sabe o que está fazendo e faz com respeito ao cliente. Com as imobiliárias, a regra é a mesma, investir em capacitação da equipe é fundamental, pois traz muitos ganhos. Os mecanismos tecnológicos e ferramentas adotadas só darão bons resultados se a sua equipe estiver preparada para eles.

Entre os ganhos estão a resolução de problemas de forma mais agilizada e eficiente, a compreensão e aplicação de novas técnicas de vendas e também de gestão de clientes.

Em um cenário onde a digitalização do consumo é uma realidade, clientes têm à sua disposição ferramentas onde podem fazer buscas e até comparações. Por isso, é fundamental a capacitação e treinamento das equipes para lidar com tecnologias e novas técnicas de vendas e gestão de clientes.

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4 – Use o marketing digital a seu favor

Outra demanda que surge junto com o aprimoramento tecnológico é a adequação do marketing ao mundo digital. O marketing digital, portanto, passa a ser fundamental para que a sua imobiliária atraia novos clientes e melhore a sua relação com eles. Esse processo passa, profundamente, pela internet.

Hoje em dia o uso das redes sociais e sites se tornaram o principal foco de campanhas de marketing e publicidade visionárias e de sucesso. A sua imobiliária precisa também se adequar nesse sentido.

É por meio do marketing digital que o seu negócio pode impactar o público que já tenha demonstrado interesse prévio na compra ou aluguel de imóveis, tornando mais fácil a chegada de anúncios a pessoas mais interessadas em fechar negócio. Além do mais, é possível segmentar sua atuação online para o setor imobiliário com softwares que direcionam sua campanha para plataformas do segmento.

5 – Melhore o atendimento ao cliente para modernizar a sua imobiliária 

Os clientes são a prioridade de qualquer negócio. É na resolução dos seus problemas que a imobiliária precisa focar. Melhorar o atendimento ao cliente passa por resolver mais rápido e com mais eficácia todas as suas questões.

O passo principal para a melhoria dessa relação é saber qual o seu público, qual o perfil do seu cliente. A partir disso, vai ser mais fácil prever as necessidades desse cliente e a melhor maneira de resolvê-las. 

Hoje em dia, o atendimento também passa pela revolução tecnológica. É possível atender um cliente por canais digitais como o chat do seu site, por e-mail, redes sociais e até pelo WhatsApp. Tem sido bastante comum o uso de chatbots, programas de inteligência artificial que simula conversas com o cliente. Eles podem ser eficientes para responder questões simples e ajudam a otimizar o tempo dos demais funcionários.

6 – Fique atento às tendências do mercado imobiliário

As inovações tecnológicas que acompanham o mercado de imóveis passam pelo surgimento de tendências. Um mundo cada vez mais conectado exige que as imobiliárias facilitem ao máximo para o cliente, sempre conectado à internet e cada vez mais exigente.

As imobiliárias, portanto, precisam ficar atentas às tendências do mercado. Uma tendência que tem sido observada ultimamente é o tour virtual 360 graus, no qual é possível mostrar todos os ambientes do imóvel a partir de imagens nesse formato, proporcionando a oportunidade de visitá-lo sem sair da frente do computador.

Outro recurso interessante é a utilização de QR Code, geralmente impresso nas placas de venda e locação na frente dos imóveis, que podem chamar a atenção do cliente. Através desse recurso, o cliente que passa em frente ao local pode ser direcionado a uma página virtual para ter mais informações sobre o imóvel.

O que as imobiliárias precisam é estar sempre atentas às inovações e procurar por aperfeiçoamento para se manterem atualizadas.

7 – Tenha um site imobiliário intuitivo 

Ter um site é obrigatório para qualquer imobiliária, essa regra é um consenso. Porém, é preciso investir em um portal que seja intuitivo, ou seja, que seja fácil de ser usado, que o cliente consiga achar o que precisa sem dificuldade. 

Hoje em dia, quando alguém precisa alugar um imóvel, a primeira coisa que ele faz é uma pesquisa do Google. Ele só vai visitar uma imobiliária, ou um imóvel, depois dessa pesquisa e avaliação virtual. Se o site da sua imobiliária é lento para carregar, não tem imagens em boa qualidade dos imóveis e não oferece informações detalhadas, por exemplo, a chance da imobiliária ser descartada como possibilidade aos olhos do cliente é enorme.  

8 – Dê um upgrade no visual

A imagem que a sua imobiliária passa diz muito sobre o que ela é. A modernização passa pelo visual que sua marca carrega, então pensar em uma identidade visual moderna, arrojada e atrativa tambem é um diferencial. É importante pensar que logomarcas podem e devem ser atualizadas, assim como a fachada do estabelecimento físico e os materiais do espaço. 

A renovação da imagem da sua imobiliária pode ser aplicada em todos os âmbitos, físicos e virtuais. Quando a sua imobiliária passa por mudanças, alterar a imagem para se adequar aos novos objetivos é fundamental. Não faz sentido você alugar imóveis populares, por exemplo, e ter uma identidade visual que flerta mais com imóveis de alto padrão.

Lembre-se que esse tipo de mudança pode ser feito aos poucos: se você vai só atualizar algumas coisas, você pode mudar detalhes do logo e ir implantando no restante da comunicação. Agora se for preciso uma mudança mais radical, será necessária a alteração completa.

9 – Investimento não é gasto para modernizar a sua imobiliária 

Após essa lista de itens necessários para a modernização de uma imobiliária, você pode pensar que tudo envolve gastar dinheiro. E esse processo não deve ser encarado dessa forma, pois quando se gasta dinheiro pensando em melhorias que vão atrair novos consumidores, o investimento não é gasto puro e simples. 

É importante pensar que se a sua agência continuar com um caráter analógico, com anúncio apenas em outdoor, não tiver um site, não utilizar as redes sociais a seu favor, não souber inovar o marketing e os processos internos de funcionamento, a tendência será o seu desaparecimento. Não tem como existir no ramo hoje sem a modernização, ainda mais após as transformações sociais que aconteceram após o período de quarentena vivido recentemente. 

Os gastos do investimento se transformarão em retorno com novos clientes.

10 – Seja parceiro de serviços estratégicos

O funcionamento de uma imobiliária envolve diversos serviços estratégicos que muitas vezes vai depender da contratação por fora. Faz parte do dia a dia de uma imobiliária, por exemplo, que seus clientes precisem de trabalhos de manutenção residencial, reformas, encanadores, eletricistas. 

Por isso, firmar parcerias com prestadores de serviços desse tipo é fundamental. Uma ótima oportunidade é ser uma imobiliária parceira da Fix, a melhor plataforma de gestão e redução de custos para sua imobiliária. Com a gente, é possível contratar serviços com rapidez, segurança e qualidade.

Simplificar a manutenção dos seus imóveis com a gente é se alinhar com as melhores imobiliárias e ainda melhorar a satisfação de seus clientes. As vantagens em ser uma imobiliária parceira da Fix são muitas: resolvemos manutenções em muito menos tempo, cuidamos de todo o processo com agilidade, prestadores de confiança e suporte a qualquer momento, mais tecnologia e menos custos.

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