A decoração é item fundamental quando queremos deixar a casa com a nossa cara. No entanto, quando se trata de decorar um imóvel alugado ficamos com um pé atrás, com medo de ter problemas com o proprietário e gastos desnecessários.

Porém, como esse é o local onde passamos boa parte dos nossos dias, é importante deixá-lo agradável e com mais personalidade. Afinal, geralmente casas e apartamentos alugados seguem o padrão de paredes brancas sem graça, falta originalidade. 

Outro empecilho encontrado é se vale a pena gastar em um local que não nos pertence. A dúvida vale tanto para reformas em imóveis alugados como para decoração. Entretanto, para decorar não é necessário muito gasto e há formas econômicas de se fazer. Decorar não é fazer obra, mas se bem executada a decoração pode dar um ar de reforma.

Por isso, separamos 13 ideias para decorar um imóvel alugado e deixá-lo mais agradável e personalizado sem gastar muita grana, usando criatividade e bom gosto. 

1. Busque inspiração antes de decorar um imóvel alugado

A pressa é inimiga da perfeição! O ditado popular é tão famoso justamente por ser uma grande verdade. É compreensível que ao mudar de casa tenhamos pressa para adaptar o ambiente e deixar tudo incrível, mas nem sempre é possível. Decore aos poucos.

Antes de sair comprando móveis e pintando paredes, busque inspiração para que a sua casa não fique uma mistureba de estilos. 

Uma boa fonte de ideias é o Pinterest, rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um “quadro de inspirações”. Lá, é possível encontrar pastas temáticas de decoração bem específicas tipo “quarto verde selvagem” ou “home office industrial”.

13 ideias para decorar um imóvel alugado

Outra ótima maneira de se inspirar é assistir vídeos sobre decoração no Youtube. Além disso, avalie as tendências de decoração para 2020 e descubra o seu estilo: industrial, vintage, moderno, rústico, minimalista, escandinavo, eclético. Com algum deles você vai se identificar.

2. Saiba combinar cores

As cores de um ambiente são responsáveis por boa parte da sua composição. Saber balancear e combinar cores é fundamental para que os cômodos não fiquem uma confusão visual. 

Antes de escolher as cores de paredes, móveis e objetos, dê uma olhada no círculo cromático. Ele é uma espécie de guia rápido de como identificar cores complementares, análogas e fazer combinações harmônicas. 

13 ideias para decorar um imóvel alugado

A regra básica para utilizá-lo é a seguinte: cores opostas no círculo são complementares e cores localizadas aos lados são análogas, ou seja, harmonizam bem. Com certeza você vai encontrar a cor certa para paredes e itens de decoração.

3.  Monte uma paleta de cores para decorar um imóvel alugado

Depois de aprender as regras básicas de combinação, escolha uma paleta de cores para o ambiente que pretende decorar. O ideal é entre 3 e 5 cores para que você possa escolher objetos, móveis, itens decorativos e paredes baseados nelas. 

Veja algumas dicas básicas de combinação de cores:

  • Branco e Preto: combina com tudo;
  • Bege: combina com marrom, vermelho, preto e azul;
  • Cinza: combina com vermelho, violeta e azul;
  • Vermelho: combina com branco, amarelo, azul, preto e verde;
  • Marrom: combina com verde, creme, rosa, bege e ciano;
  • Amarelo: combina com violeta, cinza, azul, preto, lilás;
  • Verde: combina com laranja, verde, marrom, dourado, rosa, amarelo, creme, cinza, preto e branco;
  • Lilás: combina com rosa, violeta, branco, laranja e amarelo;

    4. Comece a decorar um imóvel alugado pelas paredes

As paredes são a tela inicial da decoração. Pense como se estivesse pintando um quadro, sendo a parede o fundo dessa obra. Se você gosta de cores, não hesite em usá-las. Já se prefere tons mais amenos, seja criativo ao incluí-los nas suas paredes. 

Adesivos

Os adesivos de parede se tornaram uma grande tendência na decoração. Isso porque eles são baratos e práticos de serem aplicados. Além disso, tem uma vantagem: enjoou, dá para trocar ou simplesmente tirar.

13 ideias para decorar um imóvel alugado

Pintar uma parede só

Uma forma de dar vida ao ambiente e decorar um imóvel alugado sem exagerar nas cores é pintar apenas uma parede e deixar as outras claras. O foco da decoração fica por conta da parede colorida e dos elementos que você vai colocar nela. É puro charme!

13 ideias para decorar um imóvel alugado

Meia Parede

Comum nas cidades interioranas do Brasil, pintar meia parede tem ocupado um lugar de destaque na decoração contemporânea das cidades. É uma ótima maneira de dar um toque de vida na casa, e serve para qualquer cômodo na hora de decorar um imóvel alugado. 

Colorir o teto

De primeira, pode parecer estranho: pintar o teto? Sim. É uma ótima pedida para ambientes com paredes mais altas, o chamado”pé direito alto”, ajuda a ampliar o local e fica super charmoso. 

13 ideias para decorar um imóvel alugado

 

5-Faça divisões no ambiente para decorar um imóvel alugado

Fazer divisões dos cômodos de casa pode funcionar melhor se você tem um quarto ou uma sala grande, mas também pode tornar kitnets e ambientes pequenos mais funcionais. Há muitas ideias criativas para as divisões.

Biombos

13 ideias para decorar um imóvel alugado

Usados geralmente como provadores de roupas, os biombos podem ser úteis na divisão de ambientes e dão um toque diferenciado. Você pode usar tanto em ambientes internos quanto externos. 

Cobogós

O

Outra forma de divisão dos ambientes é o cobogó, uma espécie de tijolo vazado, bastante usado como forma de arejar o ambiente. Tem muitos tipos de cobogó, de vários formatos e cores. 

6- Invista em plantas ao decorar um imóvel alugado

Embora as plantas dentro de casa estejam em alta, essa é uma moda atemporal. Isso porque elas podem compor ambientes de um jeito único e ainda fazem bem a nossa saúde. 

Antes de incluí-las na sua casa é importante pensar que tipo de planta é mais adequada para você. Algumas precisam tomar sol direto, outras são de sombra e de meia sombra. Preste atenção no que cada tipo necessita e não se esqueça de cuidar das suas plantinhas.

Plantas agrupadas

13 ideias para decorar um imóvel alugado

Se você tem poucas plantas e quer dar um charme na sua casa, escolha um cantinho e agrupe-as todas juntas. A melhor forma de fazer isso é misturar tamanhos e texturas: coloque as plantas maiores no fundo e as menores na frente. Utilize banquinhos, prateleiras, troncos, itens para que você possa acomodá-las. Fica lindo!

Horta vertical

As hortas verticais são as queridinhas do momento. É indicado para ambientes externos como varandas ou próximos de janelas grandes que tomam bastante sol. As hortas verticais formam verdadeiras cascatas de plantas, fica lindo e é super desejado. Porém, é preciso saber cuidar. Ótimo para quem quer decorar um imóvel alugado.

 

7-Preste atenção nos detalhes quando decorar um imóvel alugado

Decorar ambientes residenciais é uma tarefa gostosa de se fazer, é um processo quase terapêutico. Um fator importante é prestar atenção nos detalhes, porque eles são o segredo da decoração.

Almofadas e cortinas

13 ideias para decorar um imóvel alugado

Salas e quartos ficam muito mais aconchegantes se você incluir na decoração almofadas que harmonizem com o ambiente e uma cortina bem escolhida. Há almofadas de todos os tamanhos, cores e estampas, assim como de cortinas e persianas. Procure os itens que mais conversem com o restante do cômodo. 

Prateleiras

As prateleiras têm muita serventia em casa, ajudam na organização e, claro, dão um toque especial. Elas podem servir para colocar desde livros, até quadros, perfumaria e temperos na cozinha. As prateleiras podem ser encontradas em vários formatos: retas, tortas, arredondadas, ovais. 

Tapetes

 Quem acha que os tapetes foram feitos só para o chão está muito enganado. Eles ficam lindos no chão, sim, mas também ficam excelentes em paredes como se fossem quadros e podem até substituir cabeceiras de camas.

Espelhos

Além de ajudar na sensação de ampliação dos espaços, os espelhos dão um ar de sofisticação em casa. Não existem regras, é possível utilizá-los de inúmeras maneiras. Você pode usar a criatividade e usar os espelhos de formas não convencionais, como colocá-los de fundo em um canto dedicado à decoração, ou como revestimento de móveis, por exemplo.

Quadros

Uma forma interessante de decorar a casa com quadros é pensar em temas: escolha um espaço e inclua quadros temáticos. Outra ideia legal é colocá-los no chão, perto de plantas ou do sofá, ou em prateleiras, como em uma galeria de arte. Se você pretende seguir nesse clima de exposição, é possível escolher uma parede maior, ou um corredor, e agrupar quadros como se estivessem em uma exposição. Fica sensacional!

 

8- Ajuste a iluminação ao decorar um imóvel alugado

A iluminação é um quesito importante na decoração, ela pode mudar completamente a aparência de um cômodo. Ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante ou a clarear ambientes que têm pouca iluminação natural. Antes de escolher a iluminação, avalie qual o seu objetivo e, então, ajuste-a de acordo com a finalidade. Veja alguns itens que podem te ajudar! 

Luminárias, abajures e arandelas

Nenhuma decoração está completa sem a inserção de luminárias, abajures ou arandelas, isso porque esses itens compõem o ambiente como ninguém. É possível encontrar uma infinidade de tipos de cada um desses itens. Escolha um que sirva melhor aos seus propósitos.

Eletrotubos

Para quem curte uma pegada industrial na decoração, os eletrotubos são uma ótima ideia. Um aspecto positivo é que com eles você pode puxar tomadas e pontos de luz em lugares que você não tinha sem quebrar a parede.

9-Móveis “coringa” para decorar um imóvel alugado

Toda casa tem móveis, mas nem todas tem móveis harmônicos. A primeira dica é não comprar móveis em conjunto. Sabe aquele quarto com jogo de cama, guarda-roupa, cômoda e penteadeira combinando? Não faça isso, porque a sua casa vai ficar parecendo uma loja de móveis.

 

Se você pretende melhorar a estética da sua residência, tente encontrar móveis-chave, peças consideradas “coringa”. Sabe aquela poltrona diferentona ou aquele lindo armário antigo? Pense em móveis desse tipo que possam ser os protagonistas do ambiente. Muitas vezes você já os tem em casa, só precisam de uma boa reforma. 

Esse tipo de móvel você também pode garimpar em antiquários, lojas de usados e até na casa da vovó, por exemplo. Feto isso, componha o ambiente com os demais móveis, que façam sentido ao estilo que você escolheu. Ótima dica para decorar um imóvel alugado.

10- Araras como closet aberto Para decorar um imóvel alugado

Quartos e closets têm sido compostos por um elemento funcional, mas que também serve como item decorativo: as araras de parede. Elas servem para substituir guarda-roupas, deixando suas peças expostas e dando um ar de camarim interessante. Além disso, o cômodo fica mais espaçoso.

Além de deixar o ambiente mais bonito, as araras ajudam a organizar roupas e servem também para visualizar melhor as roupas que você tem disponíveis para usar. Ajuda a evitar que você deixe peças paradas por meses. Junto às araras, componha o seu closet aberto com prateleiras e organizadores para sapatos e roupas dobradas. Fica muito bonito!

11- Cabeceira de cama

As cabeceiras de cama são boas oportunidades para brincar com a decoração. Você pode se jogar no “do it yourself” e tentar fazer sua própria cabeceira. São vários os tipos: de madeira, pintando meia parede, pendurando bandeiras ou tecidos, colando adesivos ou pôsteres e até com paletes. Solte a imaginação!       

12- Menos é mais ao decorar um imóvel alugado

Dica importantíssima na hora de mudar o visual de casa é a seguinte: menos é mais! E faz todo sentido. Quando você coloca muita coisa na decoração, a tendência é o espaço ficar poluído. A menos que você tenha como objetivo a poluição visual, tente balancear o espaço. Não encha de móveis, use apenas os que são úteis. Com as cores a regra é a mesma, não exagere, tente mesclar cores e balancear combinações.

13- Organizadores

Quando você estiver no final desse processo de decoração, é hora de pensar na organização. Depois de pintar paredes, trocar móveis, mudar tudo de lugar, você vai perceber que alguns itens para organização serão essenciais.

Caixas organizadoras são uma mão na roda, assim como penduradores. Eles não ocupam tanto espaço e evitam que as suas coisas fiquem espalhadas pelo local. Outras ideias de organizadores são as cestas, nichos de parede e de gavetas, suportes para vassouras, gaveteiros e, entre outros, porta controles.

Se você precisar de uma mãozinha na decoração de casa, pode sempre acionar um profissional da Fix. Temos ótimos pintores, montadores de móveis e eletricistas que vão te ajudar na hora de compôr o ambiente doméstico, sem gastar muito dinheiro e de forma ágil e descomplicada.

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

Atualizado em: