Não é porque você mora em um imóvel alugado que vai deixá-lo desconfortável e sem aconchego, não é mesmo? O tempo que passamos em casa precisa ser repleto de boas experiências, afinal, é onde estamos em boa parte dos nossos dias. Por isso, listamos aqui 15 pequenas reformas para um imóvel alugado aconchegante.

Para que a nossa relação com o espaço em que vivemos seja saudável, esse local precisa ter o mínimo de aconchego. Nossa casa deve ser sinônimo de bem estar e amparo. Existem muitas maneiras de fazer isso. Um começo, antes de fazer essas pequenas reformas, é pensar o que é aconchego para você. 

Às vezes, mudar alguns detalhes já é suficiente, mas há casos em que as mudanças precisarão ser maiores. Conseguir definir antecipadamente tudo que você pretende fazer no imóvel alugado para deixá-lo mais aconchegante é um primeiro passo. Dito isso, vamos às dicas!

1. Iluminação certa para deixar um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

O tipo de iluminação influencia muito na aparência de um cômodo, ela é parte fundamental para deixar a casa aconchegante. Antes de definir esse ponto, tenha em mente que a iluminação da cozinha, por exemplo, vai ser diferente da iluminação do quarto, do banheiro ou de um cantinho de estudos.

Para imóveis alugados, é possível pensar em uma forma de organizar a iluminação sem precisar quebrar paredes. Nesse caso, lustres, luminárias, abajures e arandelas podem ser grandes aliadas, pois têm maior mobilidade. A chamada iluminação indireta é um recurso interessante.

Duas dicas para quem curte a ideia da iluminação indireta são as fitas de led ou lâmpadas móveis de led. Elas ajudam a ambientar espaços, sendo possível criar climas diferentes em um mesmo cômodo. 

Outra questão importante é a escolha das lâmpadas, pois há muitas possibilidades: incandescente, fluorescente, halógena, led, filamento. Uma dica para quem quer ambientes com um ar mais relaxante, as luzes amareladas são as ideais. Já se a ideia é de um ambiente mais desperto como um espaço de home office, por exemplo, a luz branca é melhor. 

2. Saiba harmonizar as cores

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Fator determinante para o aconchego de uma casa é saber harmonizar as cores. Se você misturar muitos tons em um cômodo só, a tendência é que ele fique sobrecarregado. Essa sensação de poluição visual é incômoda. Por esse motivo, antes de escolher as cores das suas paredes, pesquise bem. 

Se você gosta de cores fortes, por exemplo, saiba que é possível utilizá-las de forma harmônica. Uma dica é escolher algumas cores e montar uma paleta para cada cômodo, assim, você tem uma visão mais ampla de como o ambiente vai ficar.

3. Papel de parede deixa um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Os papéis de parede nunca saem do campo de visão dos amantes da decoração. Isso porque são versáteis, fáceis de aplicar e tem para todo tipo de gosto. Eles ajudam muito a deixar a casa com um ar mais agradável, principalmente os estampados. 

Uma dica é escolher uma parede só para aplicá-lo e usá-la como um ponto de decoração. Por exemplo, a parede da cabeceira da cama no quarto ou a da TV na sala.

Quem gosta de se aventurar pode aplicar sozinho, mas, se você quiser um trabalho profissional, pode chamar um prestador da Fix, plataforma digital de manutenção, reparo e pequenas reformas residenciais. 

4. Crie ambientes aconchegantes

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Observe os espaços que você tem disponíveis na casa e pense onde você pode criar cantinhos de conforto. De repente você pode pensar em um cantinho de leitura, com uma poltrona ou um puff  bem confortável, uma iluminação gostosa, almofadas, um tapete. Dá para adaptar a ideia para o quarto, para uma salinha de TV e até para o banheiro. Já imaginou criar um mini spa no seu banheiro? Tudo é possível.

5. Forros deixam o imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Se você mora em um imóvel alugado e não quer gastar muito dinheiro, os forros de teto podem ser uma boa opção para deixar os espaços com outra cara. Há opções em gesso, em madeira, em PVC e outros materiais. Essa é uma ideia que funciona tanto para ambientes internos quanto externos.

Forros dão uma sensação de acolhimento, eles têm a capacidade de deixar os ambientes mais intimistas. Se você optar pelo forro, os profissionais da Fix podem te ajudar com isso. 

6. Tenha um bom marceneiro

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

A marcenaria é peça chave na decoração de casa, pois com ela é possível criar móveis sob medida que se adequem ao espaço disponível. É diferente comprar um móvel em uma loja e mandar fazer. Primeiro, porque a durabilidade de móveis feitos por bons marceneiros são muito maiores. 

Já pensou em ter uma estante linda de livros? Ou aquela cristaleira impecável? A madeira compõe a casa de maneira única. Há dezenas de opções de madeira, dos mais variados tipos e qualidades. Se você mora em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, para encontrar um bom marceneiro vai ser preciso mais cuidado. 

Antes disso, pense em móveis-chave para ajudar a sua casa a ficar cada vez mais aconchegante.

7. Piso vinílico para deixar um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Se tem uma coisa capaz de modificar completamente o ambiente são os pisos. Imagina a diferença de uma sala com piso cerâmico para uma com piso vinílico. Isso porque os vinílicos ajudam a abafar o som dos passos, conservam a temperatura do ambiente e ainda são antialérgicos.

Entre as vantagens do vinílico estão o preço, que costuma ser mais em conta, e a facilidade de ser instalado, geralmente com cola.

8. Torneiras aquecidas para deixar um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Acessórios da casa como torneiras, chuveiros, maçanetas e louça de banheiro são itens que podem ser trocados. Às vezes o inquilino não gosta do que veio no imóvel. Só não se esqueça de guardar os itens originais, pois ao devolver o imóvel ele precisa estar como encontrou. Assim, você pode levar os itens que trocou para outro local.

Por isso, se você quer um ambiente mais aconchegante no inverno, por exemplo, pode instalar torneiras elétricas. Água fria da torneira no inverno, ninguém merece, não é mesmo?

9. Acessórios ajudam a deixar um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Uma casa confortável conta com alguns objetos que ajudam a dar um toque especial. Inclua almofadas na sua cama, no seu sofá ou poltronas, elas deixam o ambiente mais aconchegante. Tenha um tapete felpudo grande na sala de estar, ele muda a sensação do espaço. Invista em acessórios como colchas de cama, edredom, toalhas de banho de qualidade, um bom travesseiro.

10. Escolha um bom colchão

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

O colchão é primordial. Não tenha dó de gastar um pouquinho mais, pois um bom colchão pode durar até dez anos. É nele onde você vai recarregar as energias todos os dias, por isso ele precisa ser confortável e aconchegante. Você não vai querer passar os próximos anos dormindo em um colchão ruim, vai?. Portanto, invista em um que seja ideal para você!

11. Ar condicionado para deixar um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Dependendo do lugar que você mora, esse pode ser um item essencial. O verão no Brasil costuma ser bem quente, em alguns estados as temperaturas passam dos 40 graus. Por esse motivo, ter um ar condicionado em casa pode te proporcionar mais conforto. Controlar o clima dentro do ambiente doméstico é um item fundamental para imóveis aconchegantes.

12. Invista em um sofá de qualidade

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Assim como o colchão, o sofá também é um item fundamental dentro de casa, precisa ser de qualidade. Isso porque é no sofá onde passamos algumas horas com a família, criando histórias e afetividades. Ter um sofá confortável, que caiba toda a família, é um desejo que todo mundo que sonha com um lar de verdade precisa.

13. Cortinas de tecido para deixar um imóvel alugado aconchegante

15 maneiras de deixar um imóvel alugado aconchegante

Sabe aquelas cortinas de pano que vão do teto ao chão? Parece coisa de novela, mas também pode fazer parte da sua casa. Se você mora em um imóvel alugado, muitas vezes as cortinas podem até substituir a pintura ou o papel de parede. Geralmente imóveis alugados têm as paredes todas brancas e devem ser devolvidos assim. Por isso, uma alternativa para quem não quer gastar muito com pintura, é investir em uma cortina que cobre a parede toda e seja um item não só de conforto, mas de decoração.

14. Organização é essencial para deixar um imóvel alugado aconchegante

Você consegue ver aconchego em uma casa bagunçada, com as coisas todas fora do lugar? Não tem como. Por isso, organizar o ambiente doméstico também faz parte dos itens que ajudam a deixar um imóvel alugado aconchegante. Instale prateleiras para colocar as suas coisas, elas servem para tudo. Também pode ser interessante ter nichos de parede, caixas organizadoras, armários de banheiro e, entre outros, organizadores de armários.

15. Procure ajuda profissional

Nem todo mundo tem aptidões para pequenas reformas e decoração. Muitas vezes, sem ajuda profissional, imprevistos ou erros de cálculo podem ocorrer. Se você não tem tanta confiança de que o trabalho vai ser bem feito se colocar a mão na massa, não hesite em buscar ajuda profissional. 

Na Fix você encontra os melhores prestadores de serviços do mercado que vão te auxiliar com as pequenas reformas de maneira rápida, descomplicada e com um ótimo custo benefício. 

Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.