Que a tecnologia faz parte da vida das pessoas não é novidade. Com a popularização dos smartphones e o avanço da chamada “internet das coisas”, o mundo passa por revoluções tecnológicas a todo momento. Tudo isso causa impacto significativo em todas as áreas sociais e econômicas, incluindo no ramo imobiliário. Por isso, listamos 7 ferramentas para a inovação da sua imobiliária

Hoje em dia já ouvimos falar de recursos como imobiliárias virtuais, por exemplo, que não têm necessariamente um espaço físico e atuam totalmente online. Embora isso possa funcionar para alguns, muita gente não dispensa as relações mais orgânicas na hora de alugar um imóvel, seja ele comercial ou residencial. A verdade é que há público para ambos os casos e é possível estar no meio termo.

Se você tem uma imobiliária nos moldes formais, um espaço físico que faça a ponte entre proprietários e inquilinos, é importante atualizar o negócio. Isso pode ser feito de inúmeras maneiras, desde o atendimento inicial, passando pela forma que as visitas aos imóveis acontecem até o fechamento do contrato. Repensar o seu modelo de negócios, atualizá-lo, faz bem e é sempre bem vindo. E a tecnologia deve ser uma aliada nesse processo. Veja alguns recursos que podem ser úteis!

1 – Redes Sociais

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliária

Pode parecer óbvio, mas já dizia o ditado: “o óbvio também precisa ser dito”. Isso porque nem toda obviedade é compreendida em sua totalidade. É sabido que um negócio que não está nas redes sociais chega a menos pessoas. A internet, por meio principalmente das redes sociais, tem a capacidade de ampliar a visibilidade do seu negócio. É por isso que é muito importante ter presença nas redes.

No entanto, ter perfis na internet não é garantia de sucesso. Antes de mais nada, é preciso pensar em um conteúdo relevante, produzido especialmente para o seu potencial cliente. Nesse sentido, o marketing digital pode ser um grande aliado pela sua capacidade de planejar esse conteúdo de forma mais profissional. Além de direcionar o conteúdo, pode pensá-lo a longo prazo através de planejamento e métricas de análise.

Não basta ter um perfil no Instagram ou no Facebook, por exemplo, é preciso marcar presença com inteligência e preparo adequado. A maneira com que a sua marca se coloca nas redes deve aproximar o seu cliente, dialogar com ele, trazer soluções e formar pontes. Dessa forma, as chances da sua imobiliária crescer e se tornar um referencial aumentam.

2 –  Tour Virtual

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliária

Você já ouviu falar em Tour Virtual ou Tour 360? Esse é uma ferramentas para a inovação da sua imobiliária que vem sendo implantado nas imobiliárias mais modernas do país. Através dele, as pessoas podem conhecer os imóveis disponíveis para locação pela internet. Os possíveis inquilinos utilizam o site da sua imobiliária para realizar a visita.

Para isso, as imobiliárias precisam investir em equipes especializadas em fotografia e filmagem para documentar os imóveis. Por meio da captura de imagens com tecnologia de alta qualidade, é possível fazer a filmagens em 360º. Assim, quem estiver buscando por imóveis em seu site poderá fazer uma visita panorâmica, de forma virtual, sem sair de casa.

Esse é um atrativo para quem está interessado na locação. Uma vez que a pessoa fez o tour 360 e se interessou, a chance dela fechar o contrato é maior. É claro que você não precisa deixar de agendar visitas físicas. As duas modalidades podem conviver juntas, até porque a visita online não impede que as pessoas queiram conhecer o espaço também pessoalmente. Ela funciona mais para que a seleção seja feita de forma mais eficiente.

3 – QR Code

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliáriaOutro ferramentas para a inovação da sua imobiliária que é tecnológico e bastante simples que pode ser implementado na sua imobiliária é o QR Code, ou Código QR. Ele é uma espécie de código de barras que pode ser lido pela maioria das câmeras de smartphones com acesso à internet. Ao ser lido, esse código pode levar o usuário a uma página com mais informações sobre o imóvel, por exemplo.

Uma ideia interessante é a aplicação do QR Code em anúncios, placas de locação, panfletos, folders, cartões de visita e outros materiais de divulgação físicos. É interessante que o QR Code leve o interessado a uma área com informações inéditas. Ou seja, que não sejam as mesmas contidas no material de divulgação onde foi aplicado o código. Nesse caso, pode ser interessante levar para a página do imóvel no site da imobiliária, para o Tour 360 ou para um vídeo, por exemplo.

Essa é uma tecnologia relativamente simples de ser aplicada e barata. Vale à pena testar!

4 – Site

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliária

Uma imobiliária moderna e inteligente precisa investir em um site de boa qualidade. As relações de locação que o seu negócio pretende intermediar também passam pela internet. Na atualidade, quando alguém precisa alugar um imóvel residencial ou comercial, dificilmente vai direto a uma imobiliária física. O primeiro passo é fazer uma busca na internet.

O seu site pode ser a porta de entrada para o fechamento da maioria dos contratos de aluguel. Por isso, ele precisa ser pensado de forma inteligente, que facilite a vida de quem busca um imóvel. É importante pensar em um mecanismo de buscas por imóveis eficiente, no qual seja possível filtrar por região, preço, tamanho, entre outros. 

Além disso, como a maioria das pessoas costuma acessar a internet pelo celular, via mobile, o seu site precisa ser responsivo também. Isso quer dizer que ele deve ser adaptável aos diversos formatos de telas existentes. As imagens e o layout devem se adaptar aos tamanhos de telas de celulares e tablets, por exemplo. 

5 – WhatsApp Business

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliáriaMais do que um simples aplicativo de troca de mensagens, o WhatsApp hoje é uma ferramentas para a inovação da sua imobiliária muito importante para qualquer negócio. Ele tem a capacidade de facilitar as relações e torná-las mais próximas e menos informais. 

O WhatsApp Business é totalmente gratuito e foi desenvolvido especialmente para empresas, sobretudo as de menor porte. Com essa modalidade, os assuntos pessoais não se misturam com os de trabalho. Por meio da plataforma, você pode criar catálogos para produtos e serviços que, nesse caso, seriam os imóveis. 

Além disso, o mecanismo oferece serviços para automatização de mensagens, classificação e organização de respostas. Sem falar que pode auxiliar ainda no suporte ao envio de notificações importantes aos clientes. Mesmo que esse recurso não seja de fato o que vai fechar contratos, pode ser um facilitador. Pois é muito comum que as pessoas peças números de WhatsApp nas empresas hoje em dia.

6 – Aplicativos

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliária

Assim como ajudam em algumas situações do nosso cotidiano pessoal, existem muitas ferramentas para a inovação da sua imobiliária muito úteis. É possível encontrar apps para todo tipo de tarefa que se imaginar, desde básicos como armazenamento em nuvem até os que ajudam a vistoria de imóveis. 

Para armazenar arquivos na internet, sem utilizar drives e HDs internos, os mais utilizados são Google Drive e DropBox. Em caso de necessidade de espaços maiores, há planos bem acessíveis. Se a sua imobiliária atua com e-mail marketing, o que é recomendável, que tal testar aplicativos como MailChimp. Ele é super fácil de usar, tem várias opções de templates e facilidades como a importação de listas do Excel. Além disso, está disponível também na versão desktop.

Para ajudar e aumentar a transparência em processos de vistoria de entrada e saída de imóveis, existe o Imobiliária 21 Vistoria. Com ele, é possível registrar informações detalhadas dos imóveis via reconhecimento de voz. Também é possível armazenar imagens e criar modelos personalizados de vistorias.

7 – Softwares de gestão

7 ferramentas para a inovação da sua imobiliária

O processo de modernização de uma imobiliária deve ser constante, pois a tecnologia não é estática, ela se movimenta e se reinventa a cada minuto. A gestão de uma imobiliária costuma ser um pouco mais burocrática, pois envolve uma série de procedimentos jurídicos. No entanto, é possível simplificar a administração por meio de alguns softwares.

Por meio desses recursos é possível fazer a gestão de documentos, backups, organização de processos, catalogação, entre outras facilidades. Os softwares mais utilizados por grandes imobiliárias costumam ser o Software Universal, que ajuda nos processos de venda e locação, e o Fantástiko, que organiza processos. Outro interessante é o Easy Broker, plataforma interessante para gerenciamento. 

Antes de optar pela utilização de algum software de gestão, no entanto, descubra quais são as suas reais necessidades nesse campo. Assim, você consegue ir direto naquele que vai te apontar as soluções que você precisa.

Dica Bônus: Faça parcerias tecnológicas

A dica extra que temos para te dar é essa: tenha parceiros tecnológicos. Em muitos casos, não vai ser possível dar conta do recado sozinho. Pode acontecer de a sua imobiliária não ter mãos suficientes para se virar com tudo. Por isso, ter bons parceiros pode ser o melhor caminho. 

Por exemplo, ser parceiro de uma plataforma digital de manutenção e reparos residenciais como a Fix pode ser uma mão na roda. Essas são necessidades reais dos inquilinos e acontecem com alguma frequência. Ter um serviço que facilite esse trabalho pode ser maravilhoso para a imagem da sua imobiliária perante proprietários e inquilinos. 

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