Você já ouviu falar em atendimento humanizado na imobiliária? Esse conceito vem sendo aplicado em vários setores. Aliás, empresas que possuem atuação e relação próxima com consumidores finais precisam ter um atendimento especializado. As pessoas buscam por agilidade e por informações precisas.

Acontece que devido a correria e a busca por resultados nem sempre os clientes são tratados da melhor forma possível. Isso quer dizer que mesmo após a assinatura de um contrato é fundamental continuar oferecendo subsídios para fortalecer a relação. Afinal, esse consumidor poderá fazer propaganda do seu negócio.

Cada pessoa quer um atendimento único, não desejam ser atendidas por um robô com respostas programadas. Dessa maneira, adotar esse conceito é especial para a sua imobiliária, que passa a construir uma relação sólida e próxima de cada cliente.

Para que serve o atendimento humanizado na imobiliária?

Ao adotar um estilo de atendimento humanizado na sua imobiliária, os clientes passam a ficar mais satisfeitos com os serviços e cuidados que recebem. Desse modo, a sua empresa conseguirá atingir patamares diferenciados. É preciso deixar de lado os processos automáticos e focar nos desejos de cada pessoa que procurou o seu negócio.

De fato, a tecnologia proporcionou uma série de novas possibilidades, contudo, os clientes devem seguir como foco das operações. Assim, é interessante preparar todos os envolvidos, para que o atendimento seja capaz de solucionar questões pertinentes que aparecem. Os consumidores precisam ser atraídos para a imobiliária, mas além disso a relação deve ser sadia.

Conquistar e manter clientes

O atendimento humanizado na sua imobiliária ajuda a conquistar mais clientes, algo que é buscado por empresas deste segmento. Aliás, hoje em dia pessoas interessadas, tanto na compra de imóveis quanto na locação, podem ser encontradas por meio das redes sociais. A partir disso, quando elas preenchem um formulário, passam a ser consideradas leads.

Só que além de atrair pessoas interessadas em imóveis, é fundamental que a imobiliária seja capaz de manter esses possíveis clientes. De fato, quanto maior for a satisfação ao realizar determinado negócio com sua empresa, mais chances existem de torná-los consumidores. Neste caso, de fechar um negócio ou manter um aluguel por anos.

A imagem da marca da sua imobiliária melhora

Imagina ser uma empresa que é considerada antipática, com mal atendimento e que não liga para os clientes. Isso é péssimo para a reputação do negócio, que passa a atrair cada vez menos pessoas interessadas. Aliás, a propaganda de boca a boca é uma das mais eficazes e se o seu negócio não for bom, essa propaganda será negativa.

Com o atendimento humanizado na sua imobiliária começa a ter uma fama positiva, que ajuda a atrair futuros interessados em negócios imobiliários. As pessoas gostam de ser bem atendidas e procuram por opções que garantem um suporte ao cliente. Seguindo este conceito, é possível ampliar o faturamento ao fim do mês.

Contudo, se a imagem atual da sua imobiliária não é das melhores, é necessário adotar uma estratégia para corrigir a rota. A equipe de vendedores deve ser criativa e simpática, para que as pessoas não tenham receios de fechar negócios. Aos poucos é possível mudar essa realidade no seu negócio.

Vantagem competitiva

Conforme dados do Sistema Cofeci-Creci, existem nada menos do que 48,8 mil imobiliárias no Brasil, com 389,4 mil corretores de imóveis. Por isso, é preciso buscar formas de superar essa grande concorrência e conquistar pessoas interessadas em morar em um novo ambiente. O atendimento humanizado é um dos caminhos para chegar lá.

Inegavelmente o uso da tecnologia tornou as relação mecânicas, sendo que em alguns casos a visão dos clientes é fria. Isso quer dizer que pensam ser apenas mais um e não uma venda exclusiva, que seria importante para a imobiliária. Então, é necessário buscar maneiras de valorizar cada momento e cada pessoa interessada na compra de um imóvel.

Como implantar o atendimento humanizado na sua imobiliária?

Isso não é algo que pode ser feito do dia para a noite, já que exige empenho de todos os corretores envolvidos. Contudo, seguindo quatro passos é possível alterar o estilo da empresa e seguir este conceito. Pode ser que demore um pouco para que os resultados apareçam, mas é necessário começar, então veja o que deve ser feito:

1.     Ofereça treinamentos a equipe

Não adianta apenas ter uma conversa com o seu time, é preciso que haja um treinamento específico sobre essa forma de atendimento. Todos os envolvidos no processo de venda ou locação devem atuar com respeito, cordialidade e focados nos melhores resultados com os clientes.

Levando isso em consideração, podem ser desenvolvidos treinamentos com o objetivo de permitir que as pessoas entendam quais os seus objetivos na operação. Além dos treinamentos, fazer com que os corretores participem de palestras pode ser uma boa ideia. Enfim, todos que possuem relação com os clientes devem participar destas atividades.

2.     Implante o atendimento humanizado na sua imobiliária

A tecnologia permitiu que os atendimentos se tornassem mais rápidos, hoje em dia quando um consumidor tem alguma dúvida sobre um imóvel, podem enviar mensagens para o WhatsApp do corretor, por exemplo. Só que a tecnologia que deveria ser benéfica pode atrapalhar a relação, deixando um pouco mecanizada.

Não estamos dizendo para acabar com a tecnologia e oferecer apenas atendimentos presenciais, nada disso. Mas, para que cada corretor tenha uma relação mais próxima com as pessoas que assinaram contratos com a empresa. Valorize essa relação e caso surjam dúvidas, os questionamentos precisam ser respondidos de maneira precisa.

Por mais comuns que sejam os questionamentos, todos eles precisam ser respondidos. O ideal é reservar uma parte do dia para estas questões, ou então estar sempre com o smartphone por perto para não deixar o cliente esperando.

3.     Os contatos podem ser feitos de diferentes formas

Por mais que os contatos por ligações continuam sendo o modo convencional para falar com clientes, as imobiliárias devem buscar também outras formas para nutrir a relação. Aqui entra o uso da tecnologia e sua possibilidade de aproximar as pessoas. Aliás, os consumidores querem atendimentos cada vez mais velozes.

O ideal é que os corretores possuam um número profissional para atendimentos via WhatsApp, que pode funcionar apenas no horário comercial. Além é claro do envio de e-mails com ofertas exclusivas e informações sobre imóveis desejados pelo cliente. Enfim, com um smartphone na mão é possível ter acesso a todas essas ferramentas.

Pode parecer repetitivo, mas é fundamental que todos os consumidores sejam atendidos de uma maneira objetiva. Por isso, não adianta oferecer variadas formas de contato se o atendimento não tem a mesma qualidade em todas elas. Ou seja, é melhor excluir aquelas que não possuem uma boa cobertura.

4.     Esteja disponível aos clientes

Os clientes adoram quando os corretores respondem rapidamente seus questionamentos, isso mostra que eles são valorizados pela imobiliária. De fato, ao falarmos sobre o atendimento humanizado, a agilidade nas respostas é um dos quesitos que deve ser levado em consideração. Em suma, é importante que em boa parte do tempo eles estejam disponíveis aos consumidores.

A empresa pode oferecer a todos os envolvidos uma espécie de treinamento, para que eles consigam identificar o que é prioridade e o que não é. É importante que cada um dos profissionais se esforce para oferecer o melhor atendimento possível. No começo a tarefa pode ser complicada, mas depois a equipe se acostuma.

Vantagens do atendimento humanizado na sua imobiliária

Ao adotar o atendimento humanizado em sua empresa, os colaboradores são qualificados para responder e resolver os questionamentos dos clientes. Então, isso é importante para tornar os procedimentos mais velozes e fazer com que fiquem mais satisfeitos. Desse modo, as pessoas reconheçam o valor da empresa e sua qualidade.

Com o atendimento humanizado a imagem da imobiliária melhora junto aos interessados em comprar ou alugar imóveis. Quando um serviço é realizado com excelência, ganha espaço e consegue superar os principais concorrentes do setor. Por isso, adotar esse modelo é algo importante, tornando as relações mais próximas, onde todos saem ganhando.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta seus clientes aos melhores prestadores de serviços para consertos, reparos, instalações e manutenções.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.