Dentre todos os problemas que uma casa pode apresentar, problema com encanamento, seja ele de água ou esgoto, está entre os piores não é mesmo? São um dos maiores pesadelos de uma casa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você aumente a vida útil do seu encanamento.

 

Na grande maioria das vezes, o encanamento está por trás das paredes ou em um cantinho despercebido, mas ele é como se fosse as veias de uma casa, no qual circulam todo o fluxo de água usada diariamente na casa. Porém, só é lembrando em casos graves como infiltração ou entupimento, que podem comprometer a estrutura da casa ou apartamento. E, nessas horas, a dor de cabeça costuma ser grande.

 

Mesmo sendo muito resistente ao tempo, o encanamento precisa de reparos após alguns anos, além do ressecamento natural, sua vida útil é reduzida devido o constante contato com material corrosivo, aquilo que despejamos nos ralos diariamente, danificando aos poucos toda a estrutura. Por isso, manutenção periódica dos tubos e encanamentos é imprescindível para evitar problemas emergenciais de vazamentos, prolongando sua vida útil. O descaso acaba gerando custos muito mais altos no futuro. Sendo assim, Siga as dicas e aumente a vida útil do encanamento.

 

Vida útil do encanamento

A maioria das pessoas não sabe disso, mas tubos e conexões possuem um tempo de vida útil. Podendo aumentar ou diminuir a depender da manutenção. De diversas marcas, preços e materiais, cada tubo tem sua funcionalidade de acordo com cada necessidade. Veja a seguir (de modo aproximado) a vida útil de cada encanamento:

  •         Tubos de metal: 15 anos
  •         Tubos de plástico: 30 anos
  •         Tubos de cobre: 80 anos.

 

Aumente a vida útil do seu encanamento

Evite tubos de PVC em locais sujeitos à superaquecimento, bem como tubos de aço galvanizado em locais onde há a presença de sais minerais de água pública. É interessante saber qual material usar em cada local para evitar possíveis inconvenientes. Por isso um profissional competente é tão importante.

 

A troca completa da rede hidráulica é recomendada em locais onde os encanamentos e tubulações são muito antigos, pois com o passar dos anos, as paredes dos canos ficam espessas e atrapalham a passagem da água.

 

Conte com profissionais especializados, tanto na construção do local, quanto na inspeção técnica de rotina, pois não adianta ter materiais de qualidade se o serviço não for realizado adequadamente. Um erro agora pode representar muita dor de cabeça no futuro.

 

Limpeza e manutenção são indispensáveis para manter o bom funcionamento e prolongar a vida útil dos encanamentos. Os canos de metal estão propensos a acumular ferrugem, causando a corrosão do metal. Já os de PVC são sofrendo corrosão uma vez que lançamos produtos de limpeza, maquiagem e outros corrosivos nas tubulações

.

Não negligencie o encanamento: faça a manutenção dos canos e ralos da casa e evite o pior.

 

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também 7 dicas para economizar água!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP