Você já parou para pensar como a iluminação transforma a aparência de uma casa? Alterar a luz pode ser o detalhe que você está procurando para mudar a aparência de um cômodo e revitalizar o seu imóvel.

como mudar um cômodo

Foto: Marco Antônio/Divulgação

A luz influencia diretamente em como nos sentimos em um ambiente e, por isso, é uma questão fundamental na hora de construir ou reformar. Uma iluminação planejada tem o poder de deixar a casa com um ar confortável, claro e amistoso.

Por outro lado, também é possível criar um ambiente com as medidas e móveis perfeitos e, ainda assim, parecer absolutamente sem graça se o espaço não estiver bem iluminado.

Por isso, um projeto de arquitetura com um estudo de iluminação é poderoso quando pensamos em dar mais vida para nossa casa.

Vamos mostrar como a iluminação pode mudar a aparência de um cômodo e tudo o que você precisa saber antes de escolher a iluminação ideal.

Por que a iluminação pode mudar a aparência de um cômodo?

Quem nunca olhou para um espaço sem vida e pensou que a solução definitiva para mudar a aparência do cômodo era comprar uns objetos de decoração ou pintar uma das paredes?

Sempre que se fala em mudar algo em casa ou investir em uma pequena reforma, esses itens sempre vêm à cabeça como a solução para tudo.

Mas, se você conversar um pouquinho com um arquiteto ou designers de interiores, vai entender que um bom jogo de luzes é um dos maiores aliados quando o assunto é transformar a aparência de um espaço.

Uma iluminação planejada tem o poder de provocar sensações de prazer, além de influenciar nas tarefas diárias e no consumo da conta de energia no final do mês. Já uma iluminação inadequada pode, aliás, trazer riscos para a saúde.

No ponto de vista da decoração, uma boa iluminação vai esquentar ou esfriar os ambientes, dar destaque a itens, ressaltar elementos, separar ambientes, definir áreas de circulação etc.

Os ambientes e a iluminação

como mudar um cômodo

Foto: Marco Antônio/Divulgação

No quarto, por exemplo, a iluminação deve se ajustar as atividades que são realizadas no por ali, como ler, assistir televisão, trocar de roupas e fazer a maquiagem.

Já na cozinha, a luz mais clara é ideal para cozinhar. Agora, nos jantares uma lâmpada pendente em cima da mesa com uma luz mais fraca e amarelada, oferece uma sensação intimista mudando a aparência do cômodo e acolhendo esse momento gostoso.

E lembre-se: a intensidade da luz faz toda a diferença nessas tarefas e as cores também mudam a aparência do cômodo.


Dicas de como iluminar e mudar a aparência de um cômodo

Para iluminar e mudar a aparência de um cômodo, separamos os tipos mais comuns de iluminação e os diferentes efeitos que podem trazer. Assim, ficará mais fácil escolher quais tipos atendem às suas necessidades e proporcionar o toque especial que você deseja ao seu imóvel.

Iluminação geral

Esse estilo de luz traz harmonia ao ambiente, sem destacar nenhum ponto específico. É o jeito mais comum de iluminar um ambiente, normalmente posicionando uma lâmpada no teto e no centro do lugar e deixando que a luz se espalhe de maneira uniforme no espaço.

Luz difusa

Essa iluminação também se espalha por todo o ambiente, mas de maneira mais suave deixando menos marcação de sombras por causa do difusor posicionado em frente à(s) lâmpada(s).

Luz direta

Essa luz que incide diretamente sobre determinada superfície direciona o olhar para áreas específicas. Costuma ser usada em cima das mesas de jantar e até para destacar objetos de decoração trazendo efeitos mais “dramáticos”. Esta é uma ótima pedida para mudar a aparência de um cômodo.

Luz indireta

Esse feito é criado por um bloqueador em frente à lâmpada que impede a incidência de efeito da luz, nos mostrando apenas o efeito que ela causa ao refletir em outra superfície (normalmente uma parede ou teto de cor clara). É a iluminação utilizada para criar ambientes mais intimistas e o tipo de luz que temos quando utilizamos abajures.

Wall Washing

Outra maneira de mudar a aparência de um cômodo é com o Wall Washing – os banhos de luz.

wall washing

Reprodução

Eles são formados com o direcionamento de spots de luz próximos à alguma parede que se queira destacar no lugar, normalmente aquelas que têm textura e/ou cor diferente do resto do ambiente. Além disso, pode trazer ao local um tom mais refinado.

Agora que você já sabe como pode usar diferentes formas de iluminação para mudar a aparência de um cômodo, escolha seu estilo de luz preferido e contrate um especialista no Fix App para instalar tudo do jeito que você imaginou.

Sobre o Fix app

Aqui na Fix você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. No Fix app você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços por meio de um chat, enviar fotos, receber e fechar orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Quebrou, queimou, estragou? Então, chame a Fix!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja no Facebook e Instagram.