Como colocar papel de parede: dicas para transformar o seu imóvel
Fix Dicas

Como colocar papel de parede: dicas para transformar o seu imóvel

By novembro 11, 2019 No Comments

Colocar papel de parede é um desafio para quem prefere uma decoração cheia de estilo e personalidade. Além disso, a decoração de um imóvel diz muito sobre o indivíduo e estamos aqui para ajudar nesse momento.

Algumas pessoas gostam de um ambiente colorido, outras preferem um mais clean. Ainda há quem aposte em uma decoração rústica ou vintage. O importante é que esses e diversos outros estilos podem ser encontrados em papéis de parede.

Esse tipo de decoração é ideal para aqueles que procuram versatilidade e custo benefício na hora de ornamentar o imóvel. Outra vantagem é que existem modelos de papel de parede que podem ser aplicados por você mesmo, sem precisar da ajuda de um profissional.

Existem diversos tipos de cores, estampas e texturas. O arquiteto Josino Ribeiro, comenta como escolher o papel de parede combinando todos esses elementos.

“Primeiro a gente precisa entender qual a necessidade da pessoa, qual o projeto dela. Então, se o indivíduo quer um ambiente rústico, mas não tem dinheiro para isso, a gente compra um papel de parede de tijolos que passam essa impressão. Para esse resultado, temos que escolher a textura que se adéqua, as cores e o material que é feito o papel”, diz.

Preparação de como colocar papel de parede

No mercado podem ser encontrados papéis de parede vinílicos, que têm maior resistência e podem ser lavados; de celulose, que é mais frágil e não pode ser lavado; de TNT, que imita um tecido e pode ser limpo com um pano úmido, e, ainda, o acetinado, que acumula menos poeira e também pode ser limpo com um pano úmido.

Agora que você já conhece os tipos de papéis, vamos aos materiais necessários para instalar um papel de parede no seu imóvel:

  • Escada
  • Estilete
  • Lixa
  • Fita métrica ou trena
  • Pano seco e úmido
  • Cola em pó
  • Rolo e brocha de pintura
  • Recipiente para diluir a cola

Confira como colocar papel de parede neste passo a passo

Qualquer um pode colocar seu papel de parede, mas é preciso ter alguns cuidados. Não saia instalando o papel de parede. Antes de mais nada, é importante levar em consideração algumas questões.

Primeiramente, a parede deve estar limpa, sem buracos, ondulações e imperfeições. Dessa forma, os resultados serão satisfatórios.

Assim sendo, o tipo de papel de parede deve ser escolhido de acordo com o cômodo que será decorado. Em banheiros e cozinhas, indica-se os de vinil, já que resistem à umidade. Na sala, os de TNT são ideais para a decoração, e, nos quartos, pode apostar nos acetinados.

Existem os papéis de parede que não só são autocolantes, mas que são ainda mais fáceis de serem aplicados.

Porém, caso não deseje usar os autocolantes, uma dica é misturar a cola em pó com a água um dia antes. Dessa forma, no dia da aplicação, a mistura estará mais espessa.

Mas, e agora? Como colocar papel de parede? Se liga nesse passo a passo que a Fix preparou para te ajudar a transformar o ambiente. Acompanhe!

Passo à passo de como colocar papel de parede

Como colocar papel de parede: 1º passo 

Com ajuda de uma escada, lixe a parede até deixá-la uniforme. Mas primeiramente, tape os buracos e resolva, antes, qualquer outro tipo de problema, como infiltrações, por exemplo.

2º passo

Meça, com uma trena ou fita métrica, todo o local onde será aplicado o papel de parede; assim como a posição das janelas, tomadas e interruptores, para que dessa forma seja possível saber como cortar o papel.

3º passo

Quando for medir, deixe 10 cm a mais de sobra de papel, e, se acaso tiver estampa, certifique-se que os desenhos irão se encaixar.

4º passo

Para papéis de parede sem adesivo, dilua a cola em pó em um recipiente com água. Verifique, na embalagem da cola, a informação sobre a quantidade de água necessária para a mistura. Depois, aplique do centro para os cantos. Se o papel for autocolante, não precisa fazer esse processo.

5º passo

Comece a aplicação do papel de cima para baixo da parede, com o rolo ou brocha de pintura. Utilize um pano seco para ajudar na fixação do papel na parede. Caso forme bolhas, o indicado é esperar alguns dias até que elas desapareçam, ou chamar um profissional para avaliar.

6º passo

Corte o excesso de papel com um estilete. Tenha cuidado para não danificar as outras partes do material.

7º passo

Nas partes que houver tomadas e interruptores, coloque o papel completo, na altura da parede e com ajuda do estilete, corte enquanto estiver colando o papel de parede.

8º passo

Por último, limpe as emendas com um pano úmido.

Dessa forma, com todas essas dicas e o passo a passo, fica mais fácil de colocar papel de parede no seu imóvel e transformá-lo de acordo com as suas necessidades e preferências. Se você precisar de uma ajudinha profissional, a Fix está a disposição com a melhor equipe.

 

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer saber mais sobre pintura? Veja o guia completo sobre pintura de portões!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP