Como fazer a manutenção do ar condicionado - Fix App
Fix Dicas

Como fazer a manutenção do ar condicionado

By dezembro 2, 2019 No Comments

Com a chegada do verão, o uso do ar condicionado aumenta nos lares brasileiros, por isso, é preciso saber como fazer a manutenção do aparelho. Por isso, a equipe da Fix vai te ajudar com dicas e um passo a passo para você saber como fazer a manutenção do ar condicionado em casa.

Este tipo de aparelho precisa de cuidados especiais porque não serve apenas para resfriar o ambiente. Ele também filtra as impurezas, garantindo uma melhor qualidade no ar que respiramos.

Além disso, a falta de manutenção faz com que esse filtro perca eficácia, e pode provocar problemas de saúde como sinusites, rinites e alergias. Além disso, o aparelho passa a não resfriar o local de forma adequada, causando inclusive um aumento no seu consumo de energia. O resultado vem na conta de luz, bem mais cara.

Quanto mais frequente o uso do ar condicionado, mais recorrentes devem ser feitas as manutenções, e isso se torna imprescindível no verão.

Por exemplo, o filtro de poeira deve ser limpo a cada duas semanas, no caso de aparelhos residenciais, e toda semana, em estabelecimentos comerciais. Além disso, o gabinete de unidade interna deve ser limpo com pano macio e seco regularmente, independente de onde o ar condicionado esteja.

Confira agora o passo a passo de como fazer a manutenção do ar condicionado, split e de janela.

Passo a passo de como fazer a manutenção do ar condicionado

Existem dois tipos de aparelhos de ar condicionado: os de janela, que comumente são modelos mais antigos, e o split, que são mais modernos e tem de vários tamanhos.

A forma de fazer a manutenção é diferente para os dois tipos. O primeiro pode ser mais rápido e fácil, mas o segundo requer um cuidado maior.

 

Ar condicionado de janela

 

1º passo: desligue o ar condicionado

Retire o plugue da tomada para dar mais segurança quando for realizar a manutenção.

2º passo: retire o filtro e lave-o

O filtro deve ser retirado do compartimento interno com cuidado. Leia o manual para saber como retirar. Em alguns aparelhos, basta puxar o filtro para baixo. Em seguida, lave com água corrente.

4º passo: deixe secar e coloque de volta

Deixe o filtro secar naturalmente. Depois de completamente seco, coloque de volta no lugar e espere cerca de 10 minutos para ligar o aparelho.

5º passo: limpe o resto do aparelho com um pano

Com um pano seco, você pode limpar a máquina para retirar a poeira que fica na parte externa.

6º passo: ligue o ar condicionado

Depois de esperar alguns minutos, ligue o aparelho em refrigerar e veja se o ar condicionado está funcionando normalmente. Essa limpeza pode ser feita a cada duas semanas.

 

Split

 

1º passo: desligue o aparelho

Assim como o de janela, o ar condicionado split também deve ser desligado para dar segurança.

2º passo: abra o painel e verifique que tipo de filtro possui

No ar condicionado podem existir três tipos de filtro: o de nylon (lavável) e os de carvão e HEPA (não laváveis). Por isso, se no seu aparelho existir filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou HEPA (lado direito), você deve retirá-los e não usar água. O que pode ser feito é uma limpeza com aspirador de pó. Já o filtro de nylon pode ser lavado, ele fica na parte da frente e está visível quando se retira o painel.

3º passo: retire o painel e o filtro de nylon para limpar

Retire o painel colocando as mãos nas extremidades do aparelho e levante o suporte da frente para a sua direção. Em seguida, você verá o filtro de nylon. Para retirá-lo é simples. Procure um suporte elevado, que fica geralmente, no meio do filtro e o levante para cima. Ao perceber que ele saiu do encaixe, basta puxar para o seu lado. Recomenda-se que o manual do aparelho seja lido, uma vez que cada um pode ter maneiras diferentes de manuseio.

4º passo: lave o filtro de nylon com água

Assim como no ar condicionado de janela, este tipo de filtro pode ser lavado com água corrente. Se estiver muito sujo, pode utilizar um sabão neutro.

5º passo: espere secar e coloque no lugar

Depois de secar naturalmente, coloque-o de volta no compartimento interno e espere alguns minutos para ligá-lo. Veja se o aparelho está funcionando normalmente.

 

Dicas de como fazer a manutenção do ar condicionado

 

Existem algumas recomendações no momento de fazer a manutenção do aparelho. É indicado segui-las se você desejar fazer limpeza do aparelho sem ajuda de um profissional. Assim, você evita que o ar condicionado tenha algum problema.

  • Não limpe os filtros com água acima de 40º
  • Não ligue o aparelho sem colocar o filtro antes
  • Siga o manual do aparelho para saber como remover as peças
  • Não deixe a sujeira acumular dentro e fora do ar condicionado
  • Para limpezas mais complexas chame um profissional
  • Verifique a necessidade de manutenção no sistema de drenagem, entre a unidade interna e externa, serpentinas, capacitores, etc.

Agora que você aprendeu em como fazer a manutenção do ar condicionado, não deixe de seguir as recomendações acima.

Se você preferir uma limpeza mais detalhada para manter o seu aparelho funcionando perfeitamente neste verão, temos uma equipe qualificada a disposição. Receba orçamentos rápido, direto no nosso aplicativo.

Chame a Fix!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP