Como garantir a segurança e a manutenção da sua casa em dia? - Fix App
Fix ligadoFix na mídia

Como garantir que sua casa está segura e com a manutenção em dia?

By junho 20, 2019 No Comments

Entendemos, à muito custo, que usar cinto de segurança traz maior chance de sobreviver em uma acidente automobilístico. Entendemos também que dirigir alcoolizado é um perigo à vida. Mas, e sobre os riscos e perigos que vivemos dentro de casa? E sobre instalações elétricas irregulares, pisos escorregadios, vidros trincados e outros? Você sabia que esses fatores também colocam nossas vidas em risco? Será que o desastre causado por esse fatores não poderiam ser evitados? Separamos algumas dicas de como garantir a segurança e a manutenção da sua casa.

 

 

Dados do Ministério da Saúde apontam que quase 40% dos acidentes atendidos no SUS (Sistema Único de Saúde) acontecem em casa. Quem já passou por isso sempre diz coisas coisas como:

“-Como eu não percebi?”

“-Por que não dei atenção?”

“-Bastou um piscar de olhos e já tinha acontecido”.

 

Por isso vamos trazer uma lista de dicas práticas de como garantir a segurança e a manutenção da sua casa, no intuito de evitar que você e sua família façam parte dessa triste estatística, pois nunca é demais lembrar que as menores da precauções e medidas, as mais simples, são aquelas que podem evitar os piores acidentes.

Como garantir a segurança e a manutenção da sua casa

COZINHA

Apesar de o banheiro ser o cômodo com o maior índice de acidentes, a cozinha é de longo o lugar bem perigoso da casa, pela adição de gás inflamável e chamas. Na cozinha é o ambiente onde lidamos com água, equipamentos elétricos e fogo. Não bastando, facas e ferramentas cortantes estão sempre à disposição. Basta um piscar de olhos e podemos ter acidentes gravíssimos. Visando diminuir a chance disso, seguem algumas dicas:

 

– Nunca deixe os cabos de eletricidade à mostra, coloque-os para trás dos equipamentos. Assim, você evita de entrelaçar em itens como panelas no fogão.

– Quando usar o forno, caso seu pegador não seja isolado, coloque um pano no mesmo, para evitar possíveis queimaduras.

– Fique atento ao cheiro de gás. Saiba que o gás de cozinha é odorizado intencionalmente, para que seja acusada qualquer ocorrência de vazamentos.

– Substitua os tapetes de cozinha por algum tipo de anti derrapante.

– Guarde sacolas de plástico em um local seguro, nunca deixe que crianças brinquem com elas. Há grande risco de asfixia.

– Faça manutenção e regulagem do fogão e forno sempre num período inferior à dois anos. Isso é vital para que evite não só economia de gás, mas risco desnecessário. Nessa manutenção verifique a validade da mangueira e registro do botijão.

 

BANHEIRO

Depois da cozinha é o local mais perigoso da casa. [Tanto que fizemos um post especial para ele no nosso instagram. Confere lá].

 

Aqui vamos dar dicas adicionais àquelas que demos no instagram. Confiram:

– Nunca deixe para depois. Se o piso estiver sujo, engordurado ou molhado, trate na hora. Procrastinar nesse momento é negligenciar que um acidente sério pode acontecer.

– Nunca deixe as crianças sozinhas, ainda mais se estiverem no box. Até certa idade é possível e comum que elas se divirtam em suas banheiras, mas à medida que foram crescendo, lembre-as: banheiro não é lugar de brincadeiras.

– Cuidado com as famosas “farmacinhas”. Sempre confira e jogue fora os remédios vencidos. Se o rótulo estiver danificado e não for possível ler, também jogue fora.

Remédio fora da validade pode causar danos irreparáveis. Lembre que uma das principais diferenças entre o veneno e o remédio é a quantidade.

 

BRINQUEDOS

A compra de brinquedos é assunto sério. Com a chegada massiva de produtos falsificados ou mesmo sem regulamentação, ocorre-se o risco de trazer um produto perigoso para dentro da nossa casa. Então, antes de comprar qualquer item, veja se ele tem selo do INMETRO e se ele é indicado para a idade da criança. Não tenha pressa ao ler as instruções, tenha cuidado com peças pequenas e muita atenção aos brinquedos com pilhas; crianças as colocam na boca com muita frequência.

 

FERROS DE PASSAR

Dentre os acidentes domésticos, os que mais ocorrem são as queimaduras. Por isso, atenção redobrada. Por isso, ao passar roupas, deixe as crianças longe, cuidado com animais correndo pela casa, use uma superfície firme e não faça o trabalho enquanto se distrai com outras coisas. Caso precise parar para atender o telefone, por exemplo, desligue o equipamento, religando quando voltar. Quando acabar, coloque o ferro para esfriar em local longe de qualquer pessoa desavisada.

 

PARTE ELÉTRICA

Os números evidenciam que o maior número de incêndios residenciais e comerciais se dão por curto circuito. E que a maioria destes, poderiam ser evitados com manutenção periódica. Abaixo algumas dicas para evitar que você tenha acidentes envolvendo sua rede elétrica:

– Tomadas não utilizadas devem ser tapadas com espelhos ou fita adesivas.

– Devido a grande chance de sobre carga, evite o uso de benjamins, principalmente em locais quentes e abafados.

– Qualquer fio aparente deve ser devidamente protegido com fita isolante.

– Quadros elétricos devem possuir portas, mas nunca deve ser trancados. Afinal, você pode precisar desligar a chave geral rapidamente, em um emergência.

 

PISCINA & JARDIM

As piscinas devem receber telas de proteção enquanto não estiver sendo usada. Isso evita que um deslize termine em um trágico acidente. Tenha boias sempre por perto. Limpe todo o limo e lodo presente no piso antiderrapante ao redor. Não corra na borda da piscina, mesmo sendo um piso mais rústico, uma queda séria pode ocorrer a qualquer momento.

 

No jardim, por conta de animais e crianças, cuidado com as plantas tóxicas; ensine-os a não colocá-las na boca. Corte a grama com frequência para evitar o acúmulo de sujeira e de vermes. Quando aplicar qualquer tipo de produto químico na grama, ou nas plantas, isole o local.

 

Essas foram as dicas de como garantir a segurança e a manutenção da sua casa. Nós sabemos, que olhando todas essas dicas de uma vez, parece um guia interminável e causa um pouco de medo, como se nossa casa fosse uma bomba relógio, não é mesmo?…[risos]. Mas acalme-se, lide cômodo a cômodo, área por área, e devagar você terá feito pequenas mudanças que irão aumentar em muito a seguranças e o conforto de todos que moram com você.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP