Veja porque é importante para a saúde saber como higienizar o sofá. Além de mantê-lo sempre limpo, poderá manter boa estética.

Para ter uma sala de estar aconchegante e bem decorada, é preciso investir nos móveis. O sofá, para muitas pessoas, é o ponto alto do ambiente. Mas, além de oferecer conforto, ele precisa estar sempre limpo para não afetar a sua saúde. Por quê? A resposta é simples: ácaros.

O que você sabe sobre os ácaros?

Este nome é dado a um grupo de microrganismos que é formado por mais ou menos 30 mil espécies de aracnídeos, que medem menos de um milímetro e por isso são quase impossíveis de se ver a olho nu, mas acredite, eles estão em todos os lugares e se proliferam com facilidade. Apesar da vida curta – duram em torno de 2 a 3 meses, são resistentes e podem se adaptar a ambientes úmidos ou com ar seco.

Mesmo que você tenha o hábito de limpar sua casa regularmente, os ácaros ainda permanecem vivos, pois sua existência não está ligada à sujeira. Entretanto, tirar o pó dos móveis, lavar cortinas e tapetes, passar pano úmido no chão e aspirador de pó em almofadas e cantinhos do sofá é essencial para evitar a proliferação deste microrganismo em sua sala de estar.

Você sabia?

Em apenas uma grama de poeira é possível encontrar de 2 a 10 mil ácaros. E, em uma almofada, se não houver a lavagem correta, após dois anos de uso cerca de 10% de seu peso será formado por ácaros e células mortas da pele.

Por isso é importante higienizar o sofá da sala, assim como trocar as capas semanalmente, lavar as almofadas e colocá-las ao sol. Essas ações vão evitar que você e sua família sofram de crises alérgicas e outros problemas respiratórios.

Mas, quando é o tempo certo para higienizar o sofá? Veja agora seis sinais que apontam essa necessidade:

– Você vai se mudar?

Durante esse processo os móveis serão levados de carreto de um lado para outro, atravessando cidades ou estados. Independentemente da distância percorrida ou da proteção usada para embalar o sofá, ainda assim, ele estará exposto a agentes alérgenos, sujeiras e pode até manchar. Então, o ideal é higienizar o móvel por completo quando chegar ao seu destino.

– Obras e reformas dentro de casa

Para pintar as paredes da sala de estar, mesmo que se retire os móveis ou apenas os cubra com proteções, ainda assim pode ser que alguma gotinha de tinta caia sobre o tecido. No caso de obras e reformas com maiores, a poeira das paredes, cimento, areia e outros materiais usados, podem repousar em cima do seu sofá. A dica é utilizar capas específicas para o tamanho e formato do seu estofado durante este período, e quando acabar, higienize-o.

– Cheiro forte e manchas

O sofá e a cama são os móveis da casa que tem o maior contato com o nosso corpo, por isso, transferimos resíduos sólidos e líquidos corporais (saliva, fios de cabelo, suor, células mortas e entre outros) para suas superfícies. Com o tempo, se não houver higienização, vão se formando manchas no tecido e pode surgir um forte odor no estofamento.

– Bactérias e fungos

Você tem costume de comer no sofá? Tudo bem, sabemos como é gostoso assistir um filme confortavelmente e ter um balde de pipoca em mãos. O importante é apenas se lembrar de recolher os resíduos de alimentos que possam cair e se alojar no estofado. Pois do contrário, será provável que fungos, bactérias e outros microrganismos se proliferem e tomem conta do seu móvel.

– Mudança de cor

Com o passar do tempo, um sofá que tenha a tonalidade mais clara pode começar a escurecer por conta do acúmulo de poeira ou outras sujeiras. Os tecidos mais claros precisam de higienização regularmente.

– Crises alérgicas

O corpo humano reage instantaneamente quando entra em contato com agentes alérgenos. Quando não acontece a limpeza adequada do sofá, a sujeira incomoda e causa reações alérgicas, como tosses e espirros, crises de rinite e outras doenças respiratórias, coceira pelo corpo e irritação nos olhos.

Outro ponto importante a ser analisado, é: quando aconteceu a última higienização do seu sofá? se foi há mais de um ano, então, programe uma limpeza profunda e profissional o quanto antes.

(Foto: Divulgação – inserir uma imagem de sofá / mudança de assunto)

Durante a higienização do sofá, o tecido rasgou ou desbotou?

Mesmo sendo feito de um material durável e resistente, seu sofá pode enfrentar problemas. Por esse motivo, expô-lo a situações que arrisquem sua integridade física. Ele pode se desgastar facilmente, se ficar em contato direto com ações da natureza, como sol forte, chuva e umidade. Em geral, é comum que o móvel apresente uma aparência diferente da original, após se passar alguns anos. É aí, neste ponto, que entra a reforma de estofamento.

Quando o móvel está envelhecido, desbotado ou danificado, é possível resgatar a aparência de novo com uma reforma ou customização. As opções para recriar o modelo e dar nova vida ao seu sofá são diversas. Entre eles está como trocar o tecido, a cor ou até mexer no formato.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Saiba onde encontrar o montador de móveis ideal para sua casa!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP