Em épocas de calor, instalar um ventilador de teto pode fazer toda a diferença dentro de casa. Eles ajudam a refrescar o ambiente e, ao contrário de um ar condicionado, por exemplo, não são prejudiciais para quem tem problemas respiratórios. Diferente de ventiladores de mesa e de chão, que não garantem a ventilação do cômodo por inteiro, os de teto, por estarem fixados e centralizados, ventilam melhor o ambiente.

instalar ventilador de teto

Quando o assunto é o melhor custo benefício, os ventiladores de teto também saem na frente. Por estarem imobilizados de forma estratégica para a ventilação ampla e geral do espaço, os usuários não precisam ficar mudando eles de lugar como fazem com ventiladores de mesa e de chão. Assim, garante uma maior durabilidade e, consequentemente, maior tempo de vida e menos necessidades de reparos. 

Existem inúmeros tipos de ventiladores de teto, têm opções para todos os bolsos e gostos. Eles podem, inclusive, exercer funções para além da ventilação como a de objetos de decoração. Afinal, um ventilador pode dar um toque especial na sua sala, em seu quarto, e cumprir essa dupla função: deixar o ambiente mais bonito e mais fresco.

Quem procura por um ventilador de teto, pode precisar de alguém para instalar. No entanto, algumas pessoas decidem se aventurar e fazer a instalação sozinhos. Tanto para o primeiro quanto para o segundo caso, temos algumas dicas para você. Nesse tutorial, você vai aprender a como instalar um ventilador de teto e também a como economizar caso precise de um profissional para fazer isso por você. 

E se você não se sente confortável fazendo isso sozinho, os profissionais da Fix estarão a postos, prontos para te ajudar. É só chamar um pelo nosso site ou pelo aplicativo.

O que levar em conta antes de instalar um ventilador de teto?

Em primeiro lugar, quem pretende instalar um ventilador de teto em casa deve escolher o modelo ideal. Por isso, é preciso analisar quais são as suas necessidades e, a partir disso, escolher um produto com as características que supram as suas demandas. Veja quais são os principais pontos a serem decididos na hora de escolher um ventilador de teto:

Tamanho

Algo importante a ser analisado é o tamanho do ventilador de teto. Para isso, é preciso considerar o tamanho do ambiente onde ele vai ser instalado. Se for um ambiente muito grande, um ventilador vai precisar de mais vazão de ar e também é recomendado um que tenha hélices mais largas. Caso você queira instalar um ventilador de teto com hélices estreitas e baixa vazão em ambientes mais espaçosos, ele não vai dar conta da climatização completa.

Vazão de ar

A vazão de ar de um ventilador é calculada em metros cúbicos por segundo (m³/s). Em termos mais práticos, isso quer dizer que para cada 20 metros quadrados é necessário uma vazão de 2 metros cúbicos. Para um ambiente com 60 m², por exemplo, um ventilador com vazão de ar de 6 m³/s é o suficiente.

Potência

A potência diz o quanto de energia elétrica o ventilador vai precisar para funcionar. Nesse caso, as hélices são importantes, pois quanto maior o número de hélices e inclinação delas, maior vai ser a potência. Por exemplo, em dois ventiladores com a mesma potência, no qual um tem três hélices e o outro quatro, o de três hélices vai fazer o ar circular melhor e deve consumir menos energia.

Eficiência energética

O Índice de Eficiência Energética é calculado em relação à potência e a vazão de ar do produto. Geralmente isso está especificado na descrição do ventilador e vai te dar informações de qual é mais econômico no consumo de energia. O Selo Procel A é um bom parâmetro para modelos mais eficientes.

Nível de ruído

Quando você for comprar o aparelho, peça para testar na loja, assim você vai saber o barulho que ele faz. Assim, dependendo de como for o nível de ruído e do tanto que isso te incomoda ou não, fica mais fácil de escolher um ideal.

Iluminação

Boa parte dos ventiladores de teto já vêm com a luminária embutida, ou o lustre, por isso é importante você optar pela lâmpada mais adequada ao seu ambiente. É recomendado o uso de lâmpadas fluorescentes ou de LED, lembrando que essa última pode custar o dobro, mas são mais duradouras, podendo durar três vezes mais.

Funções extras

Aqui entram os detalhes do ventilador e vai depender do que você prefere. Assim, podem entrar itens como controle remoto, número de velocidades oferecidas, entre outras.

Estética

É importante que você compre um ventilador de teto que te agrada esteticamente, que seja bonito aos seus olhos e combine minimamente ao ambiente onde será instalado. Por isso, aqui o que manda é o seu gosto.

O que você vai precisar para instalar um ventilador de teto

Logo depois de decidir o modelo ideal de ventilador de teto para você, agora é a hora de entender o que será necessário para Instalar um ventilador de teto. A maioria dos produtos vêm com um manual de instruções de instalação e uso, que deve ser seguido.

Em primeiro lugar, você deve se certificar de que vieram todas as peças necessárias. Em seguida, observe se você tem tudo que vai ser necessário para a instalação. Segue a lista:

como instalar ventilador de teto

  1. Chave de fenda;
  2. Furadeira;
  3. Trena;
  4. Chave Philips;
  5. Fita isolante;
  6. Escada;
  7. Chave teste;
  8. Passa Fios;
  9. Parafusos;
  10. Buchas.

Principais cuidados na hora de instalar um ventilador de teto

Antes de começar qualquer coisa, lembre-se de desligar a energia geral na caixa de força, pois esse passo é essencial para evitar acidentes. Logo depois você precisa identificar três fios, o terra, o neutro e o fase. 

É importante você ter certeza de que o seu teto aguenta pelo menos 25 quilos e tenha uma altura de 2,3 metros ou mais. Normalmente o indicado é que sejam instalados em lajes, mas se você pretende instalar em gesso, forros, telhados ou outros formatos, tenha absoluta certeza de que o ventilador não vai correr o risco de cair e machucar alguém.

Recomenda-se que seja mantida uma distância segura entre o ventilador e os acessórios do lustre, os móveis e a parede do cômodo. Além disso, tente não segurar o ventilador de teto apenas pelos fios, pois ele pode cair e isso é tudo o que não queremos que aconteça, já que pode causar um acidente ou estragar o equipamento. 

Cinco fios são necessários para ligar o ventilador à chave de energia: dois deles serão usados para o motor, dois para a lâmpada e um para o fio terra. Antes de tudo, é importante checar o estado da fiação da sua casa. Contudo, se você achar muito complexo, pode sempre contratar um serviço de eletricista com a Fix, nós temos os melhores profissionais para você!

Passo a passo: instalar um ventilador de teto

Quando você estiver com tudo pronto, seguindo as dicas anteriores, será a hora de pôr a mão na massa. Antes de começar, certifique-se de que todas as indicações estão sendo seguidas. Por outro lado, se você não estiver confiante da instalação, pode sempre pedir a ajuda de um profissional. 

Se você estiver disposto, vamos em frente. Elaboramos um passo a passo para que você não tenha problemas com a instalação do seu ventilador de teto. 

1.  Passar os fios

Antes de mais nada, os fios das lâmpadas devem ser passados por dentro do nipe, nome dado ao pequeno cano auxiliar de inox. Logo depois, passe por dentro da haste os fios do ventilador e do lustre para que saia para fora da base.

2. Encaixe a haste

Fixe a haste no motor, deixando virada para os fios a abertura maior. Depois prenda o pino de fixação e passe dois fios, chamados de soquete e motor, por dentro da haste, fixando a seguir o pino de segurança.

3.  fixe o suporte

Fure o teto para colocar o suporte usando a furadeira com as buchas e os parafusos. Prenda o ventilador no suporte, observando se não há folgas e se certificando de que está preso.

4.  ligue os fios ao teto

Agora é preciso conectar os fios fase da rede aos fios fase do lustre. Logo depois faça o mesmo com a lâmpada no retorno da chave controle. Por último, ligue o fio exaustão ao fio de ventilação do motor ao capacitador. Use fita isolante para encapar tudo.

5. ligue os fios na chave de controle

Nesse passo troque o interruptor pela chave de controle do ventilador, conecte o fio da chave de controle ao retorno da lâmpada, conecte os dois fios da chave aos fios do motor e o fio de alimentação à energia, lembrando de isolar o outro fio. Encape as ligações com fita isolante para não ter problemas.

6. finalize a instalação do ventilador de teto

Por fim, encaixe as lâmpadas e o lustre, cheque se os parafusos estão firmes e use a trena para medir a distância das pás do teto. Elas precisam estar niveladas. 

Caso o ventilador não funcione, entre em contato com um profissional da Fix para te auxiliar e resolver os seus problemas.

Chame a Fix para instalar um ventilador de teto!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

baixe o app da Fix

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.