Como pintar uma parede: dicas e passo a passo - Fix App
Uncategorized

Como pintar parede: dicas e passo a passo

By novembro 19, 2019 No Comments

Renovar a pintura dos cômodos de casa é uma das melhores maneiras de transformar o ambiente e deixá-lo com aspecto renovado, moderno e aconchegante. Mas muitas pessoas não sabem por onde começar, ou como pintar uma parede do imóvel. Por isso, a equipe de profissionais Fix trouxe esse conteúdo, cheio de dicas e um passo a passo para ajudar você a conseguir fazer tudo sozinho.

 

Primeiramente, antes de fazer a pintura, deve-se pensar na escolha das cores.  Ela são definidas a partir do estilo do morador, tendências ou até da imagem que se deseja passar para o seu público, no caso de empresas.

 

Acredite ou não, a escolha da cor é tão importante que influencia até na temperatura ambiente do imóvel. De acordo com uma pesquisa realizada pela engenheira civil Kelen Almeida Dornelles, a cor branca absorve 80% da luz. Já o preto reflete apenas 2%, absorvendo praticamente todo calor que é emitido sobre as superfícies.

 

Com as cores definidas, o próximo passo é adquirir os materiais e começar o trabalho. Mas se você não tem ideia de por onde começar, confira as dicas que trouxemos.

 

Dicas essenciais de como pintar uma parede

Primeiramente, antes de colocar a mão na massa é preciso estar atento a alguns macetes. Apesar de ser uma atividade que a maioria das pessoas pode fazer sozinha, algumas dicas devem ser seguidas para  que o resultado seja satisfatório.

Separamos algumas delas para você se preparar antes de começar a pintura da parede. Confira.

  • Organize o espaço: o local que receberá a pintura deverá ser preparado antes. Para isso, os móveis devem ser cobertos com lona, o chão próximo da parede que será pintado deve ser coberto com jornais, os cantos e rodapés devem ser isolados com fita, assim como as tomadas e os interruptores.

 

  • Faça reparos na parede: caso a parede apresente mofo, infiltrações, buracos ou imperfeições, é necessário fazer a raspagem da parede e aplicar massa corrida antes de começar a pintura. Mas se o dano for muito grande, recomendamos chamar um especialista nesse caso.

 

  • Olhe as recomendações do fabricante: é importante ler as instruções nas embalagens dos produtos para evitar erros e desperdícios. No caso do selante, por exemplo, é preciso verificar o seu modo de diluição.

 

  • Atenção com a massa corrida: esse é um produto que não pode ser diluído.

 

  • Comece pintando uma pequena parede: para quem não tem experiência com pintura, o indicado é pintar uma parede menor para se adaptar à prática. Fica mais fácil pintar paredes maiores depois que a pessoa pega o jeito.

 

  • Utilize um pincel menor em encontros de paredes: para dar um acabamento melhor, utilize um pincel pequeno nas quinas e outros espaços menores.

 

  • Utilize óculos de segurança: proteger os olhos é importante para que os respingos de tinta não atinjam essa sensível região do corpo.

Como pintar uma parede: materiais que não podem faltar

Para pintar uma parede são necessários alguns materiais, que geralmente são fáceis de serem encontrados em lojas de materiais de construção. Acompanhe e se prepare para começar o trabalho.

Você vai precisar de:

  • Rolo de lã para tinta, com 23 cm de largura;
  • Garfo para rolo;
  • Prolongador ou cabo para rolo de tinta;
  • Bandeja de aplicação de tinta;
  • Pincel médio;
  • Lixa massa média e fina;
  • Espátula;
  • Panos;
  • Escada;
  • Jornal e lona;
  • Massa corrida;
  • Selador Acrílico;
  • Tinta Acrílica na cor escolhida (o acabamento pode ser fosco, semi-brilho ou acetinado);

Passo a passo de como pintar uma parede

Com os materiais adquiridos, e após organizar o espaço (siga as dicas apresentadas acima), agora você irá colocar a mão na massa. Agora, vamos apresentar um passo a passo detalhado para auxiliá-lo na pintura da parede.

1º passo: separar os materiais e vestir-se adequadamente

Antes de tudo, separe os materiais e acessórios que serão utilizados para não interromper o processo e comprometer o resultado final. Além disso, também é indicado vestir roupas mais velhas ou um macacão, comumente utilizados para a prática da pintura, além de colocar luvas e óculos de proteção.

 

2º passo: lixar a superfície da parede

Utilize uma lixa 220 ou 240, que são as mais finas para paredes que tem uma superfície sem muito reboco. Já para superfícies mais desiguais é indicado usar lixas 80 ou 100, que são mais grossas. Com isso, lixe toda a parede observando se ela está ficando lisa. Quando acabar, utilize um aspirador de pó para retirar o excesso de resíduos da parede e do chão.

3º passo: aplicar o selador

Depois de conferir as instruções na embalagem, mexa bem o produto para que ele fique uniforme. Depois, coloque na bandeja e utilize um rolo de lã de 23 cm para aplicar o selador na parede. O movimento deve ser constante para cima e para baixo.

4º passo: aplicar a massa corrida

A massa corrida será utilizada para corrigir imperfeições na parede. Utilize uma desempenadeira  como ferramenta para aplicá-la. Com ajuda da espátula, passe a massa nos cantos e espere secar por até 3h. Passe a lixa por cima, quando secar, até que a parede fique lisa. Em seguida, aplique o selador sobre a massa corrida.

5º passo: aplicar a primeira demão de tinta

O próximo passo é aplicar a primeira demão de tinta. Para isso, leia as instruções do fabricante. Abra a lata de tinta, misture para que a mesma fique uniforme, coloque a quantidade desejada na bandeja. Em seguida, utilize o rolo de lã para começar a pintura, mas não deixe que o rolo fique completamente encharcado de tinta. Comece a aplicar a tinta na parede em movimento de vai e vem, até cobrir toda a superfície. Espere secar.

6º passo: aplicar a segunda demão de tinta

Depois de seca, comece a aplicar a segunda demão de tinta. Faça o mesmo processo do passo anterior, sem esquecer dos acabamentos nos cantos da parede.

 

7º passo: finalize o processo

Para a conclusão do processo, retire a fita crepe dos locais em que colocou antes da tinta secar. Caso contrário, ao retirar a fita corre o risco de vir junto um pedaço da tinta. Com a parede totalmente seca, limpe o local e coloque os móveis novamente.

Dúvidas mais frequentes sobre pintura de parede

Para quem não sabe como pintar parede, é normal ter algumas dúvidas. Separamos as mais frequentes. Veja só.

 

Como calcular a quantidade de tinta para a parede?

Você deve multiplicar a extensão da parede que será pintada pela sua altura, descontando as áreas das janelas e portas.

 

Posso misturar as cores das tintas?

O problema em misturar cores é você correr o risco de, nas reposições da mistura, desigualar o tom da cor, resultando em manchas monocromáticas. Então, o indicado é comprar a tinta no tom exato que deseja para a conclusão da pintura. Além disso, muitos fabricantes permitem que você misture as tintas na loja e compre o tom exato que deseja.

 

Quanto tempo dura o cheiro de tinta?

Isso depende do produto. Algumas tintas que estão disponíveis no mercado não demoram mais de três horas para sair o cheiro ao serem aplicadas. Outras, nem mesmo apresentam odor.

 

Uma tinta que já foi aberta pode ser reaproveitada?

Para utilizar uma outra vez é preciso que a lata esteja bem fechada e em local arejado. O resto de tinta já diluído não pode ser recolocado na lata.

 

Qual a sequência de pintura em um imóvel?

Primeiro, você pinta o teto, depois as paredes. Em seguida, as portas e janelas e, por último, os rodapés.

 

Agora que você já sabe como pintar paredes sozinho, já pode decidir como vai transformar os cômodos da sua casa. Mas sabemos que pode nao ser tão fácil quanto parece, e nesse caso, nossa equipe de pintores profissionais sempre estará à sua disposição.

 

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP