Saber como prevenir problemas elétricos para garantir a integridade da sua casa. A rede elétrica de uma casa ou apartamento fica escondida dentro das paredes e por isso, só damos a devida atenção quando algo dá errado. O problema é que quando isso ocorre, os riscos para a saúde são altos, e o prejuízo financeiro também.

No momento do planejamento e instalação de uma rede elétrica, o deve ser levado em conta toda a carga da residência, ou seja, quanto de energia será consumida, quantas lâmpadas e equipamentos serão utilizados e conectados ao mesmo tempo, onde ficarão os chuveiros, ares condicionados e outros. Depois disso, serão feitos todos os cálculos para que a casa ou apartamento tenha uma corrente apropriada sem sobrecarga.

Neste momento é que o projetista escolherá as especificações dos fios, disposições dos pontos de distribuição, os tipos de disjuntores, etc. Cálculos errados e a má escolha desses elementos, podem gerar não somente sobrecarga (aumentando o consumo), mas também um curto-circuito.

Então, seja na compra ou reforma de um imóvel, preste atenção à parte elétrica. Se estiver comprando um imóvel novo, confira se aquilo que está sendo instalado segue as normas do que foi planejado e projetado. Se está comprando um imóvel usado, chame um especialista para avaliar a rede e realizar a manutenção se for preciso.

Por que ter cuidado com a rede elétrica é importante?

Lembre sempre que você não está falando apenas de economia de energia, mas de segurança. Choques, curto-circuitos, aparelhos danificados e incêndios são alguns dos exemplos do que pode ocorrer em uma casa com um sistema elétrico antigo ou sem manutenção.

Os sinais mais claros de que algo está errado são: Fios desencapados, aparelhos elétricos e chuveiros dando choque, cheiro de queimado, picos de energia constante, tomadas e interruptores com temperatura elevada, aparelhos danificados sem nenhum motivo aparente. Caso um desses fatores ocorram, redobre a atenção e chame um especialista assim que possível.

Para evitar problemas, invista em equipamentos de proteção. Existem dispositivos que conseguem identificar fugas de corrente e problemas com picos, desligando o circuito geral da residência, caso necessário; são chamados de dispositivos DR (Diferenciais Residuais), ou “dedo duro” como são apelidados. Esses equipamentos apontam facilmente falhas no isolamento da corrente.

Lembre-se que por mais simples que possa parecer, lidar com a rede elétrica é algo sério. Uma pequena “gambiarra”, um fio mal instalado, uma tomada mal puxada, pode comprometer todo o sistema. Afinal, se a instalação não for feita por um profissional de qualidade, possivelmente irá usar bitolas erradas, fazer conexões em pontos errados e não saberá seguir os padrões de instalação.

Eletricidade é um tema que merece atenção redobrada. Portanto, se você não conhece bem o assunto, não exite em chamar um eletricista.

Dicas de Segurança – Como prevenir problemas elétricos

Abaixo vamos dar algumas dicas de como prevenir problemas elétricos e como fazer com que sua casa seja um ambiente  ainda mais seguro, diminuindo os riscos ligados à rede elétrica.

  • Tomadas e disjuntores devem ficar longe de pontos de água. Cuidado principalmente na região da pia e tanques. Respeite a distância mínima para evitar o contato com água.
  • Queima de fusíveis e queda de disjuntores com frequência é um claro sinal de sobrecarga.
  • Nunca repare fusíveis em casa usando fios de cobre ou moedas. O risco de uma pane elétrica é altíssimo.
  • Areje os lugares onde há uma maior quantidade de pontos elétricos e fios. Evite esconder toda a fiação atrás de um móvel ou ainda sob um tapete ou cortina. Caso ocorra algo errado, como um superaquecimento, você pode vir a perceber apenas quando já for tarde demais.
  • Quando a energia estiver oscilando, retire os equipamentos da tomada. Um pico muito alto pode queimá-los.
  • Caso sua geladeira, chuveiro ou outro equipamento esteja dando choque, dê atenção à isso, pois é um sinal de problemas na rede.
  • Jamais construa ou faça obras próximo da rede de distribuição. Mesmo algo simples, com limpar janelas e vidraças, pode se tornar um risco à saúde
  • Tenha atenção especial com secadores, chapinha e barbeadores usados no banheiro. Eles podem cair no vaso ou ter contato com água da pia, causando um curto-circuito.
  • Não corte a grama em dias úmidos ou chuvosos.
  • Não instale pontos metálicos de luz próximo da piscina e outros corpos aquáticos

 

Depois de conhecer mais sobre a rede elétrica e os cuidados necessários, se deu conta de que precisa chamar um eletricista? Com a Fix você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua casa da melhor forma possível.  

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Veja como prevenir outros problemas elétricos, aprendendo a diferença de tensão 110V e 220V!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP