Você sabia que uma tomada danificada desperdiça energia e ainda pode queimar um aparelho eletrônico da sua casa? Veja neste conteúdo especial, dicas de como trocar tomada.

Se a sua conta de luz chega com valores muito acima do normal ou se você notou problemas de funcionamento em aparelhos, é preciso verificar se as tomadas estão funcionando como deveriam. Aquela história de “essa tomada está com mau contato, é só apertar que funciona”, pode custar a vida útil de um eletrônico querido. Por isso a melhor saída é trocá-la, confira como realizar esse processo de forma simples e segura.

A equipe da Fix preparou um artigo especial sobre como trocar uma tomada, apesar de não ser algo tão fácil, mas ainda assim é possível fazer você mesmo. Veja como a seguir:

Como trocar tomadaQuando é a hora de trocar a tomada?

Se você notar que toda vez que a usa para ligar um equipamento ou aparelho eletrônico, ele não funciona corretamente ou desliga sozinho, então é porque está com mau contato.

Portanto, para realizar a troca, você vai precisar de:

– Uma tomada nova;

– E um conjunto de chaves de fendas de diversos tamanhos.

Se as tomadas da sua casa são antigas, o ideal é substituir pelo padrão atual. Qual é este padrão? Existe um Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas que são comercializados no mercado, que são:

– Plugues com dois ou três pinos redondos;

– As tomadas com três orifícios que vão de 4mm a 4,8 mm.

As tomadas de 4 mm são para aparelhos com corrente nominal de até 10 amperes e os plugues mais grossos de 4,8mm são para equipamentos que operam em até 20 amperes. Essa distinção oferece maior segurança e economia de energia, pois evita que aparelhos de maior potência sejam ligados em um ponto que não foi projetado para esta ação.

Este padrão oferece mais segurança, porque diminui os riscos de choques elétricos, curtos e possíveis incêndios. Os aparelhos com plugues de três pinos, como ar-condicionado, refrigeradores, computadores e outros, tem uma ligação com o fio terra que evita que você possa tomar um choque ao ligá-los ou que ocorra um curto-circuito em sua casa.

Você sabia? As tomadas em formato de poço foram pensadas para dificultar o contato da mão com a corrente elétrica.

Como comprar uma tomada nova

Você pode escolher o ampere de acordo com a necessidade, se a tomada for ser utilizada para ligar equipamentos que consomem mais energia opte pelo modelo mais potente. Entretanto, a tomada de 20 amperes pode ser utilizada para ligar outros aparelhos que tenham menos potência também. Lembre-se sempre que o ideal é sempre buscar por itens que tenham a certificação do Inmetro em sua embalagem.

Passo à passo de como trocar uma tomada

Como trocar tomada:

1º Passo

Primeiramente, antes de começar é importante lembrar de desligar o disjuntor. Não precisa desligar geral, apenas o que corresponde a área onde a tomada será trocada. Essa medida de segurança vai evitar que você tome um choque durante o processo. E ainda, se houver algum erro na instalação da nova unidade, o disjuntor desligado evita que a rede elétrica da casa seja comprometida.

2º Passo

Com o auxilio de uma chave de fenda, abra a tomada e depois desconecte os fios. Confira se consta nos fios o diâmetro transversal. Se você não achar essa informação ou se os números não estiverem a mostra, é só medir o diâmetro com uma régua – pode ser uma escolar simples.

– Se o fio tiver mais de 1,8 mm, isso quer dizer que é seguro e aguenta tomadas de até 20 amperes.

– Mas, se o fio for menor, então, é melhor procurar por um profissional para revisar a parte elétrica da sua casa.

3º Passo:

As tomadas simples da casa, contam com apenas 2 fios: geralmente um na cor azul clara e outro colorido – que pode ser preto ou vermelho. Depois de desconectados, você verá uma parte desencapada, corte-a e jogue fora. Abra novamente o fio e se atente para deixar apenas 1 centímetro e meio de cobre a vista. E fixe na nova tomada.

Se for uma tomada com três furos, é o do meio que deve ser conectado ao fio terra. Mas se não houver um fio terra, deixe o conector vazio. Os outros dois fios podem ser ligados em qualquer lado da tomada.

4º Passo:

Não deixe nenhum fio solto ou desencapado para evitar que ocorram curtos. Não enrole sobras de fios dentro da tomada, o melhor é cortá-los.

5º Passo:

Depois de realizar a troca e verificar se todos os fios estão instalados corretamente, religue o disjuntor e teste as conexões.

Caso algo dê errado e a tomada não funcione, repita novamente o processo. Se ainda assim ela não funcionar, então chame um eletricista profissional para ajudar na troca, pois o problema pode ser na fiação elétrica da sua casa.

E se a troca da tomada for para aposentar o uso do benjamim?

Isso é possível, porém, é preciso tomar alguns cuidados. Se a troca for por uma tomada nova para três plugues não divida os fios por conta própria. Um eletricista poderá realizar este serviço com maior facilidade.

Como trocar tomadaComo trocar o interruptor de luz

Da mesma forma que a troca da tomada com plugues, é preciso desligar o disjuntor do circuito onde será feito o serviço. Se você não consegue identificar qual é, então, é melhor desligar a energia geral da casa.

Remova a placa do interruptor, existem vários modelos, por isso se for necessário utilize uma chave de fenda. No interior do item, você verá dois parafusos que o ligam a caixa elétrica. Desparafuse-os e puxe o interruptor para fora de modo que possa mexer nos fios.

Desconecte a fiação com o auxílio de um alicate e memorize a posição deles, pois vai ter que instalar da mesma forma. Por fim, conecte os fios no interruptor novo e o anexe a caixa elétrica com os parafusos. Volte a placa ao seu lugar e ligue a energia novamente para testar a troca.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Aqui no Fix App você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do Fix App você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a Fix é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a Fix!