Você sabia que existem mais de 10 mil construtoras em todo o Brasil? Este é um setor extremamente concorrido, embora o número de interessados em comprar imóveis também seja interessante. Vencer a concorrência no mercado imobiliário exige criatividade e busca por alternativas que supram as necessidades do negócio.

A internet e o desenvolvimento de novas tecnologias proporcionam condições adequadas para o crescimento de negócios voltados para a construção civil. Por isso, preparamos este conteúdo com 10 soluções para sair na frente e conquistar o público-alvo de diferentes maneiras.

É importante atuar em diferentes frentes, para chegar a um número elevado de pessoas dispostas a fazer a aquisição de um imóvel. Mas, não é só a sua empresa que seguirá este rumo, os concorrentes certamente também. Então, é preciso arrumar diferenciais para o seu negócio.

1.     Seja forte no meio digital para derrubar a concorrência no mercado imobiliário

Existem mais de 134 milhões de brasileiros com acesso à internet, o que representa 74% da população nacional. Por isso, é importante marcar presença no mundo digital. É algo fundamental para a estratégia de qualquer empresa, aquelas que conseguem fazer um bom uso dos canais digitais superam a concorrência no mercado imobiliário.

Com a tecnologia é possível atuar de maneira estratégica, já que existem formas de atingir o público-alvo de forma mais efetiva. Por exemplo, investir em campanhas patrocinadas no Google e no Facebook é uma boa ideia. O melhor de tudo é que estas campanhas podem ser segmentadas ao público que interessa o negócio.

Para ser forte no mundo digital é preciso ter um site interessante, investir em conteúdo de qualidade e contar com redes sociais capazes de garantir uma boa comunicação com os seguidores. A venda de imóveis é algo demorado, então toda essa estratégia pode fazer a diferença no fechamento de contratos.

2.     Invista em inbound marketing

O marketing digital é algo importante para conquistar clientes na internet. É uma forma de valorizar o produto que você vende, neste caso imóveis. Com isso, uma ideia é investir em inbound marketing, que permite identificar toda a jornada de compra do cliente. É ainda uma maneira de automatizar a relação com o público-alvo.

Inbound marketing é conhecido ainda como marketing de atração, onde a empresa deve investir em blogs, podcasts e vídeos, por exemplo. A diferença para outras formas tradicionais é que não são feitas compras de espaços publicitários em meios como televisão, rádio e outdoors.

Em suma, a empresa desenvolve conteúdos de qualidade, com o objetivo de se tornar uma referência na internet. Em seguida, os clientes são captados por meio de assuntos que encontram no site da empresa, geralmente em um blog. Enfim, o inbound marketing foca em otimizar o seu negócio para que os clientes cheguem até ele e não o contrário.

3.     Melhore os processos de vendas

solucoes para a concorrencia no mercado imobiliario

A concorrência no mercado imobiliário é feroz, por isso é preciso buscar formas de conquistar o público e vender com mais rapidez. É interessante treinar a sua equipe para que o atendimento seja cada vez mais ágil, filtrando as melhores oportunidades captadas e enviando-as aos corretores.

Uma boa ideia é apostar em um processo de pré-venda bem estruturado. Esse departamento irá realizar um primeiro contato e qualificar os leads, entregando à equipe de vendas somente as oportunidades reais do negócio. Então, com esse primeiro filtro é possível melhorar as oportunidades vistas pela equipe.

Mesmo assim, os leads descartados pela equipe de pré-vendas não devem ser descartados. Certamente alguns deles possuem potencial para se tornar clientes, embora necessitem de mais alguns empurrões para isso. O importante é nutrir os leads pensando no futuro.

4.     Conquiste leads para o seu negócio

Em resumo, leads são usuários que preencheram um cadastro, demonstrando o interesse por um produto ou serviço. As empresas costumam desenvolver e-books e pedem que os interessados forneçam o e-mail para ter acesso ao material. Além disso, podem ser criados infográficos ou outros materiais ricos.

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) passou a vigorar, as empresas devem tomar cuidado com a solicitação de informações. Desse modo, é melhor solicitar apenas dados básicos, como e-mail e nome. Quanto mais informações solicitadas, mais segurança é necessária.

O lead é uma pessoa que está interessada em alguma coisa oferecida pela sua empresa. Para conquistar um bom número de leads é preciso desenvolver conteúdo de qualidade e ter uma estratégia de ponta a ponta. Por fim, é possível classificá-los conforme o nível no funil de compras.

5.     Trabalhe a base de leads da melhor maneira

Boa parte do tempo laboral dos corretores é gasto com ligações para leads que ainda não chegaram na etapa das compras. Desse modo, o trabalho de pré-vendas é capaz de agilizar essa rotina. De fato, a venda de um imóvel é um processo demorado, as pessoas vão amadurecendo a ideia aos poucos, então é preciso ter paciência.

Mesmo com um bom número de leads, muitos deles ainda estão na fase inicial do processo. Por mais que o lead tenha demonstrado interesse, nem sempre eles estão no momento de finalizar uma compra. Mas, possivelmente irão fazer isso no futuro.

Isso quer dizer que é interessante manter o contato com estes leads. Envie e-mails somente para aqueles que autorizaram essa condição, respeitando as normas da LGPD. Aliás, é possível que o envio de e-mails seja feito de forma automática.

6.     Mantenha relacionamento com os leads para derrubar a concorrência no mercado imobiliário

concorrencia no mercado imobiliario

Lembra dos leads que foram deixados de lado? Eles podem ser reativados e se tornarem clientes da sua empresa. Para isso, é fundamental entender qual é o motivo da desistência, é preciso entender por que eles ainda não estão no momento da realização de uma compra.

Caso o lead não esteja na etapa de compra, eles não devem ser completamente descartados. Então, se a pessoa tenha aceitado receber e-mails com ofertas, use essa ferramenta com sabedoria, para manter aquecida essa relação. Mas, não faça isso de uma maneira chata e abusiva, com o envio diário de conteúdo.

Tente trabalhar de uma maneira que permita o envio de e-mails personalizados para cada pessoa. Quando os usuários entendem que estão sendo tratados de uma maneira adequada, passam a confiar na sua empresa e quando estiverem dispostos a fazer uma aquisição, eles saberão onde encontrar.

7.     Trabalhe com campanhas regionais

No começo desse texto citamos que o Google e o Facebook permitem desenvolver campanhas focadas no público-alvo, certo? Desse modo é possível investir de maneira geolocalizada. Isso quer dizer que é possível ainda filtrar a campanha por regiões.

É algo interessante para superar a concorrência no mercado imobiliário, já que geralmente as construtoras possuem atuações locais. Uma empresa que constrói em São Paulo não deve anunciar no Rio de Janeiro, por exemplo.

Para poupar recursos é preciso pensar bem no desenvolvimento das campanhas. Filtrando os resultados por regiões é possível chegar a mais pessoas dispostas a fechar um negócio.

8.     Invista em realidade virtual para derrubar a concorrência no mercado imobiliário

A realidade virtual é uma tendência na construção civil, que tem sido usada para substituir as visitas presenciais. Desse modo, os clientes não precisam mais sair de casa para conhecer um imóvel decorado. Por exemplo, o site da construtora pode contar com um tour virtual 360º.

Esse é um recurso interessante e que não custa muito caro. A realidade virtual se desenvolveu nos últimos anos e agora já entrega essa experiência aos usuários. Com isso, as plantas dos imóveis servem como base para a aplicação da realidade virtual.

O lançamento de empreendimentos imobiliários pode contar com essa tecnologia. Mas, de uma maneira diferente, com o uso daqueles óculos em três dimensões. É uma forma de superar a concorrência no mercado imobiliário e mostrar que sua empresa pensa no futuro.

9.     Pense em chatBOTs

Certamente você já entrou em algum site e se deparou com uma janela pop-up na página. São chatBOTs que podem ser programados conforme as necessidades da sua empresa. Eles simulam o atendimento humano, mas sem a necessidade de um profissional disponível para o atendimento.

O chatBOT é um robô que possui respostas programadas e que ajuda a facilitar o primeiro contato dos interessados com a sua empresa. E com isso diminui o tempo gasto pelos usuários na busca por informações necessárias.

Existem ainda chatBOTs capazes de aprender com a interação, eles são inteligentes e entregam resultados cada vez melhores. É como se você tivesse um funcionário trabalhando 24h e sem receber um salário.

10. Tenha um negócio integrado e bem pensado

Por fim, todas as questões apresentadas por aqui devem trabalhar em conjunto. É preciso que exista uma sinergia entre os diferentes pontos desenvolvidos pensando nas vendas. Vencer a concorrência no mercado imobiliário é possível, desde que exista um planejamento.

No marketing as coisas não devem ser feitas de qualquer jeito. Pensando no marketing digital, é preciso pesquisar pautas relevantes, analisar palavras-chave e então desenvolver um material de qualidade. O mesmo vale para todos os outros segmentos da construtora.

Quer dicas extras? Confira também os cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel!

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta seus clientes aos melhores prestadores de serviços para consertos, reparos, instalações e manutenções.