CUIDADOS com a REDE elétrica e SEGURANÇA - Fix App
Uncategorized

CUIDADOS com a REDE elétrica e SEGURANÇA

By junho 6, 2019 No Comments

Se as colunas e paredes são ossos e músculos de uma casa, seu encanamento seriam suas artérias, por essa lógica, a rede elétrica seria o equivalente ao sistema nervoso, enviando correntes elétricas que permite que tudo funcione. Assim como em nosso corpo, tudo precisa estar funcionando em harmonia, ou teremos problemas.

A rede elétrica fica escondida dentro das paredes e por isso, só damos a devida atenção quando algo dá errado. O problema é que quando isso ocorre, os riscos são realmente altos, além de prejuízos financeiros, à própria vida.

No momento da composição de uma rede elétrica, o projetista deve levar em conta toda a carga da residência, ou seja, quanto de energia será consumida, quantas lâmpadas e equipamentos serão utilizados e conectados ao mesmo tempo, onde ficarão os chuveiros, ares condicionados e outros. Então, depois disso, ele fará os devidos cálculos para que você tenha uma corrente apropriada sem sobrecarga.

Neste momento é que o projetista escolherá as especificações dos fios, disposições dos pontos de distribuição, os tipos de disjuntores, etc. Cálculos errados e a má escolha desses elementos, podem gerar não somente sobrecarga (aumentando o consumo), mas também um curto-circuito.

Então, seja na compra ou reforma de um imóvel, dê a devida atenção à parte elétrica. Se estiver comprando um imóvel novo, confira se aquilo que está sendo instalado segue as normas do que foi planejado e projetado. Se está comprando um imóvel usado, chame um especialista para “fazer um exame” em toda a rede.

Lembre sempre que você não está falando apenas de economia, mas de segurança. Choques, curto-circuitos, aparelhos danificados e incêndios são alguns dos exemplos do que pode ocorrer em uma casa com um sistema elétrico defeituoso.

Os sinais mais claros de que algo está errado são: Fios desencapados, aparelhos dando choque onde não devia, cheiro de queimado, picos de energia constante, tomadas e interruptores com temperatura elevada, aparelhos danificados sem nenhum motivo real. Caso um desses fatores ocorram, redobre a atenção e chame um especialista assim que possível.

Quando falamos de eletricidade, a economia não pode ser um fator limitante. Economizar aqui, possivelmente custará muito mais no futuro. Então, invista em equipamentos de proteção. Existem dispositivos que conseguem identificar fugas de corrente e problemas com picos, desligando o circuito geral da residência, caso necessário; são chamados de dispositivos DR (Diferenciais Residuais), ou apenas “dedo duro” como são apelidados. Esses equipamentos apontam facilmente falhas no isolamento da corrente.

Lembre-se que por mais simples que possa parecer, lidar com a rede elétrica é algo sério. Uma pequena “gambiarra”, um fio mal instalado, uma tomada mal puxada, pode comprometer todo o sistema. Afinal, se a pessoa que o fizer, não souber respeitar as normas da NBR-5410, possivelmente irá usar bitolas erradas, fazer conexões em pontos errados e não saberá seguir os padrões de instalação.

Eletricidade é um tema sobre o qual falamos com muito rigor! Portanto, nossa orientação é: Se você não é um profissional do ramo, totalmente qualificado, não tente fazer reparos por conta própria.

Dicas de Segurança

Abaixo vamos dar algumas dicas de como fazer com que sua casa seja um ambiente  ainda mais seguro, diminuindo os riscos ligados à rede elétrica.

  • Tomadas e disjuntores devem ficar longe de pontos de água. Cuidado principalmente na região da pia e tanques. Respeite a distância mínima para evitar o contato com água.
  • Queima de fusíveis e queda de disjuntores com frequência é um claro sinal de sobrecarga.
  • Nunca, absolutamente nunca, repare fusíveis em casa usando fios de cobre ou moedas. O risco de uma pane elétrica é altíssimo.
  • Areje os lugares onde há uma maior quantidade de pontos elétricos e fios. Evite esconder toda a fiação atrás de um móvel ou ainda sob um tapete ou cortina. Caso ocorra algo errado, como um superaquecimento, você pode vir a perceber apenas quando já for tarde demais.
  • Quando a energia estiver oscilando, retire os equipamentos da tomada. Um pico muito alto pode queimá-los.
  • Caso sua geladeira, registro de chuveiro ou outro equipamento esteja dando choque, dê atenção à isso, pois é um sinal de problemas na rede.
  • Jamais construa ou faça obras próximo da rede de distribuição. Mesmo algo simples, com limpar janelas e vidraças, pode terminar muito mal
  • Nunca mude a temperatura do chuveiro com ele ligado.
  • Tenha atenção especial com secadores, chapinha e barbeadores usados no banheiro. Eles podem cair no vaso ou ter contato com água da pia, causando um curto-circuito.
  • Não corte a grama em dias úmidos ou chuvosos.
  • Não instale pontos metálicos de luz próximo da piscina e outros corpos aquáticos

Aqui você encontra um guia ilustrado e bem completo sobre segurança e rede elétrica feito pela CEMIG. Uma ótima maneira de educar filhos e funcionários sobre os perigos da mesma.

 

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP