Descargas e Vasos Sanitários FUNCIONANDO com PERFEIÇÃO - Fix App
Fix ligadoFix na mídia

Descargas e Vasos Sanitários FUNCIONANDO com PERFEIÇÃO

By maio 23, 2019 No Comments

Somente quem já teve problemas com banheiro sabe como ele é uma das peças fundamentais para o funcionamento de uma casa: pia sem vazamento, chuveiro com vazão e aquecimento, e principalmente, um vaso sanitário e descarga que cumpram perfeitamente o papel esperado. Afinal, nada pior do que descobrir da pior maneira que uma descarga de vaso sanitário não está funcionando adequadamente ou pior, que seu vaso entupiu.  

Para que uma descarga esteja funcionando perfeitamente ela deve conseguir liberar água suficiente para a remoção de dejetos do vaso sanitário, conduzindo-os para tubulação principal da casa. Ele só tem esse papel, e quando falha, ocorrem sérios problemas.  

As válvulas e caixas costumam ocasionar problemas por entupimento causado por lodo, dejetos e detritos, sendo que muitos desses problemas é resultado da falta de manutenção da caixa d’água. Já os problemas mais costumeiros do vaso sanitário costumam ser o ressecamento do anel de vedação, a função dele é impedir o vazamento de água e cheiros, ou entupimento, quase sempre causado por papel higiênico ou absorvente íntimo indevidamente descartado.

Sobre Válvulas e Caixas Acopladas

As válvulas de parede, com o tempo costumam apresentar os seguintes problemas: disparo não intencional, vazamento em forma de filete dentro do vaso sanitário, vazamento em forma de filete pelo azulejo e ao ser acionada não dispara a água.

Para solucionar esses problemas, a primeira coisa seria fechar o registro geral do banheiro. A segunda coisa seria tirar o parafuso injetor e introduzir um arame no furo para ver se há obstrução. Aproveite para ver o estado do parafuso. Caso necessário, troque-o ou compre um conjunto de componentes novos (guarnição e vedante) e faça a troca com base nas instruções. É importante que todo o mecanismo esteja deslizando suavemente enquanto você aperta e solta. Caso preciso, use óleo de máquinas para manter tudo fluindo bem.

Outro ponto a ser observado é a regulagem do parafuso injetor. Caso ele esteja frouxo, a água nunca parará de sair.

No caso da caixa acoplada, os maiores problemas são entupimento ou vazamento. Para o entupimento, retire as mangueiras após fechamento do registro, veja se há lodo impedindo a passagem de água.  Caso nada disso resolva, o problema possivelmente precisará de um encanador.

Para o vazamento, possivelmente o problemas será no obturador (também chamado de flapper) ou na boia.

O Flapper é a borracha que controla a saída da água da caixa acoplada. Quando ele fica muito usado e desgastado, não consegue mais vedar a saída da água, impedindo o enchimento da caixa. Compre um novo flapper seguindo o mesmo tipo que foi retirada. Sua troca é simples e pode ser feita seguindo instruções que estarão na embalagem do produto.

Sobre a bóia, também feche o registro de alimentação e depois disso veja se a mesma está devidamente regulada. Lembre-se que ela deve estar acima da linha d’água. Se estiver abaixo será necessário cortar um pedaço da haste metálica para que ela fique acima.

Observe se a válvula de alimentação não está velha, ressecada ou obstruída. Depois disso, avalie a regulação do flutuador, pois se estiver mal regulado a água poderá encher e transbordar. Por fim, acione a boia manualmente, já com a água novamente ligada, verificando se está funcionando devidamente.  

Sobre Vaso/Bacia Sanitária

Independente da força e pressão da água é importante lembrar que é preciso usar o vaso de forma inteligente. Tenha os devidos cuidados e converse em família para que nenhum tipo de detrito seja jogado no vaso. Papel higiênicos e absorventes são os principais vilões. Novamente, não caia na armadilha de que sua descarga “é forte” para empurrar tudo… O preço de apostar nisso será ver a água voltando e gerar transtornos que ninguém gosta de ter.

Outro ponto importante é ter cuidado com os cabelos longos que caem no box do banho ou pia e são levados pela água. Poucas coisas podem gerar mais entupimento do que cabelos. Eles geram uma trama, uma rede, que travará os detritos e entupirá todo o sistema.

Se algum desses problemas ocorrer com você e mesmo seguindo nossas dicas não resolver, não perca tempo e chame logo um especialista. Somente ele terá as ferramentas e o conhecimento preciso para solucionar o transtorno da forma mais adequada e rápida, de uma vez por todas. Evite quebra-quebras de pisos ou paredes, preserve o seu patrimônio e evite gastos maiores.