Dicas de Hidráulica – Encanador
Fix ligado

Dicas de Hidráulica – Encanador

By janeiro 20, 2018 No Comments

Escolher a torneira dos banheiros

A escolha das torneiras dos banheiros, cozinha e área de serviço é um item importante para não ter dor de cabeça no futuro. Optar por modelos mais baratos mas com durabilidade e estabilidade menores talvez não compense.
Uma boa torneira deve fechar com facilidade, ser resistente à pressão e ter o fluxo de água adequado para cada função. Investir um pouco mais neste dispositivo reduz a probabilidade de vazamentos e trocas prematuras após a conclusão da obra.

A pressão d’água do chuveiro (da minha torneira ou vaso sanitário) está baixa, o que fazer?

O que determina a pressão de entrada de água é a altura do reservatório (caixa d’água). Sendo assim, a pressão é idêntica em todos os tubos. O que determina a vazão de água, é o tamanho da bitola (diâmetro) dos tubos.
Quanto maior a bitola, maior a vazão. Complicou?

Aprenda truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa:

Relógio de água:

  • Deixe os registros abertos e feche bem todas as torneiras.Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro.
  • Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento.

Vaso Sanitário:

  • Depois de passar o café, faça o teste: jogue a borra de café no vaso sanitário, se não há vazamento, a borra de café deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Pia entupida, nunca mais!

A pia da cozinha e do banheiro são as que mais entopem, e todo mundo sabe a dor de cabeça que isso causa. Pensando nisso, compartilhamos com você algumas dicas para evitar esse problema.
1 – Evite pentear os cabelos durante o banho ou na pia do banheiro.
2 – Antes de lavar a louça retire as sobras e com um guardanapo, limpe o excesso de gordura dos utensílios.
3 – Nunca despeja óleo na pia da cozinha.
4 – Sempre utilize ralo.

Escolher o chuveiro ideal

Antes de comprar um chuveiro é preciso analisar alguns pontos além da voltagem, por isso veja abaixo qual tipo de chuveiro certo para você:
1 – Moro em casa: Se na sua casa a água vem da caixa d’água, provavelmente você terá pouca pressão, por isso escolha um chuveiro elétrico pressurizado com espalhador grande.
Se a água vem da rua (e também da caixa d’água) compre um chuveiro comum e com espalhador entre pequeno e médio, já que a pressão da água é maior.
2 – Moro em apartamento: Se você mora em apartamento, o ideal é comprar um chuveiro comum, com espalhador entre grande e pequeno, pois geralmente a pressão em apartamentos é maior do que em casas.