Mediar relações de venda, compra e locação de imóveis comerciais e residenciais entre proprietários e inquilinos é o papel fundamental de uma imobiliária. Esse processo envolve muitas fases que, hoje em dia, podem ser encurtadas com a ajuda do marketing digital. Existem algumas técnicas e ferramentas capazes de diminuir distâncias, potencializar e simplificar esse trabalho. Por isso, neste texto trazemos algumas dicas de marketing digital para imobiliárias. 

Não é de hoje que a tecnologia atua na tentativa de apontar soluções práticas e digitais para os mais diversos tipos de problemas. Isso porque é na internet onde a maioria das pessoas procura meios para resolver suas questões. As imobiliárias precisam de recursos tecnológicos, uma vez que recorremos às plataformas online quando precisamos alugar um espaço, por exemplo. 

Nesse sentido, as imobiliárias precisam estar atentas e em dia com a modernização, processo inevitável para a sua sobrevivência nos tempos atuais. O marketing digital, por sua vez, pode fornecer uma base sólida para estreitar a relação das imobiliárias com proprietários e inquilinos. Por isso, preste atenção nas dicas! 

O que é marketing digital?

Antes de entrarmos de fato nas dicas, é importante esclarecer o que é o marketing digital e como essas dicas de marketing digital para imobiliárias pode ser útil para você. Em linhas gerais, é uma série de ações que podem promover produtos, serviços e marcas dentro das plataformas digitais. Para que funcionem e gerem vendas, ou contratos de locação, no caso das imobiliárias, elas precisam ser executadas de forma personalizada.

Quando pensamos em marketing, o que vem à cabeça são anúncios na TV, propaganda em outdoors e jornais, comerciais de rádio e até folhetos. Essa é uma forma considerada mais tradicional de fazer marketing. No entanto, com a crescente democratização da internet, das plataformas digitais e das redes sociais, as campanhas de marketing têm sido pensadas no âmbito digital.

Se hoje as pessoas compram, se relacionam, se entretém e realizam uma série de atividades do seu cotidiano na internet, é natural que adaptações aconteçam. O marketing digital vem para agir nesse contexto, onde as pessoas estão interconectadas. O foco da estratégia não é necessariamente e apenas o de vender, mas sim trazer soluções. 

Para isso, uma série de ferramentas são utilizadas como, por exemplo, SEO, marketing de conteúdo, mídia paga, e-mail marketing e, entre outros, análise de métricas. Algumas delas você confere na sequência.

Como ser encontrado pelo Google

Dicas de marketing digital para imobiliárias

Sempre que alguém precisa alugar um imóvel, seja comercial ou residencial, o primeiro passo que ela faz é pesquisar no Google. Isso acontece com a maioria das coisas que precisamos hoje em dia. É no Google onde encontramos boa parte das informações que necessitamos. Desde uma receita de bolo, passando por notícias, entretenimento, estudos, até dúvidas sobre morar de aluguel.

É por esse motivo que o site da sua imobiliária precisa ser “encontrável” no Google e nas plataformas de busca dentro da internet. Para que isso aconteça, não basta apenas ter uma portal na web. Ele precisa ser otimizado para aparecer na primeira página da busca, preferencialmente. A estratégia mais eficiente para que isso aconteça de forma natural e orgânica se chama SEO, ou Search Engine Optimization. 

O SEO consiste em um conjunto de estratégias que têm como função principal melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos do Google, afinal, quase ninguém passa para a segunda página dos resultados que o buscador oferece para encontrar o que deseja… Por isso, não adianta nada estar posicionado em páginas muito distantes da primeira. Dessa forma, fica muito mais fácil o seu cliente encontrar a sua imobiliária na internet e fechar um contrato de locação, por exemplo. O SEO é uma maneira de conseguir um resultado mais orgânico, e é uma estratégia que deve ser construída aos poucos e com muita dedicação, considerando que ela oferece resultados apenas no médio e longo prazo, mas que tendem a ser muito rentáveis. Essa é uma das dicas de marketing digital para imobiliárias fundamentais para o seu negócio. 

Mídia paga no marketing digital para imobiliárias

O marketing digital envolve várias estratégias online com um objetivo em comum: gerar clientes, ou leads, no linguajar mais técnico. Esse processo envolve uma série de estratégias que, juntas, funcionam muito bem. Dificilmente o resultado esperado pode ser alcançado com a aplicação de estratégias isoladas. 

Uma questão importante, se você pretende ter um resultado no Google mais instantâneo, é o Google Adwords. Ou seja, fazer anúncios no Google para que ele mostre sua marca nas primeiras posições, de maneira patrocinada. É possível comprar para aparecer nas melhores posições da busca de determinadas palavras-chave, e o resultado disso tende a ser muito mais rápido, e em muitos casos, bastante eficiente. É recomendável que, se você optar por esse caminho, não deixe de trabalhar o SEO do seu site. Até porque, para posicionar os anúncios, o próprio Google leva em consideração não só o valor pago pelo anúncio, mas também a experiência que você entrega aos usuários.

Quando falamos em mídia paga, também é possível pensar em outras plataformas como o Facebook, o Instagram, o Linkedin, o YouTube e o Twitter. Nessas e em outras redes sociais, sempre vai ser permitido o pagamento de anúncios ou de impulsionamento de posts. Essa é uma maneira de levar o seu conteúdo para mais pessoas, aumentar o número de seguidores das suas redes e melhorar o engajamento.

Também tem como fazer tudo isso de forma orgânica, produzindo conteúdo de qualidade. No entanto, o algoritmo funciona de forma diferente em cada rede social. Vai ser preciso entender como isso acontece e pensar em uma campanha que utilize as duas formas: mídia paga e conteúdo de qualidade. Antes de investir dinheiro em mídia paga, tenha sempre em mente uma estratégia e um objetivo claros, além de saber exatamente como você poderá mensurar os resultados: isso será fundamental para o sucesso das suas campanhas. 

Tenha um site adaptável para dispositivos móveis

Dicas de marketing digital para imobiliárias

Outra questão importante que envolve o marketing digital para imobiliárias são os dispositivos móveis. Já sabemos que todo mundo recorre ao Google quando busca por imóveis para compra e locação. Porém, por onde essa pesquisa ocorre? Quais dispositivos são mais utilizados na hora de usar a internet?

Atualmente, como todo mundo tem um smartphone, ele costuma ser o primeiro dispositivo acionado pelas pessoas. É claro que as buscas também ocorrem pelos computadores, notebook e tablets. Nesse sentido, o site da sua imobiliária precisa ser responsivo. Acredite, essa é uma das dicas de marketing digital para imobiliárias fundamentais para o seu negócio! Ou seja, é necessário que as imagens e o layout funcionem bem em todos os dispositivos móveis, e que a tela se adapte ao tamanho do visor em que esteja sendo projetado. Ele precisa ser adaptável a todas essas plataformas.

O design responsivo na internet faz parte do futuro de todo mundo que pretende ter um negócio de sucesso. Isso porque ele faz com que as páginas online sejam renderizadas em uma variedade de dispositivos e tamanhos de telas, o que melhora a experiência dos usuários e, consequentemente, o desempenho da página.

Produza conteúdo de qualidade no marketing digital para imobiliárias

A chance de captar um cliente é muito maior se o seu site tiver um conteúdo atraente, bonito, interessante e fácil de ser consumido. Por isso, o marketing de conteúdo tem um papel fundamental na estratégia de marketing digital para imobiliárias. É por meio dessa ferramenta que será pensado o conteúdo para o seu blog, site, e-mail marketing, vídeos e redes sociais.

O marketing de conteúdo produz com foco nos seus possíveis clientes, com direcionamento, estudo de perfil. Você já parou para pensar o que os possíveis clientes da sua imobiliária querem consumir na internet? Esse é o primeiro passo na construção do marketing de conteúdo, conhecer o seu cliente. 

Uma vez que esse perfil, ou esses perfis (geralmente são vários) é definido, fica mais fácil direcionar o conteúdo. A partir disso, produz-se para os mais diversos meios, incluindo o seu site e as redes sociais. Toda a estratégia de marketing de conteúdo é baseada no perfil desses clientes. 

O processo de produção vai selecionar a melhor linguagem para se comunicar com seu cliente, tanto escrita quanto visual. Além dos assuntos mais relevantes, também é preciso pensar no tipo de mídia ideal, se são imagens, vídeos, textos, por exemplo. É um processo minucioso de construção de diálogo com quem você deseja ter como cliente. Isso tudo, sempre observando a resposta que você recebe, ponto importante para decidir novos caminhos.

Acompanhe as métricas de marketing digital para imobiliárias

Dicas de marketing digital para imobiliárias

Depois de planejar uma campanha de marketing digital a partir das suas metas e objetivos de negócio e colocá-la em prática, um ponto imprescindível é o seu acompanhamento. É de extrema importância que todas as estratégias adotadas sejam analisadas de tempos em tempos, o que geralmente acontece em uma periodicidade mensal. Dessa forma, é possível saber o que está dando certo e o que não está funcionando.

Para realizar esse acompanhamento de métricas, dispomos de várias ferramentas hoje em dia. A mais utilizada é o Google Analytics, que permite visualizar estatísticas de visitação do seu site. Com isso, fica mais fácil acompanhar a estratégia de SEO e de anúncios no google, por exemplo. Se não estiver dando o resultado esperado, você pode pensar em novas formas de alcançá-los.

O Facebook também dispõe de ferramentas desse tipo, em que você acompanha como está a performance nas mídias pagas, por exemplo. Nesse caso, o Facebook Insights pode ser útil. É claro que também é possível utilizar uma metodologia própria, analisando números de engajamento, interações e o que disso converte de fato. Além disso, existem muitas outras ferramentas que podem te ajudar. No entanto, é preciso saber como utilizá-las da melhor forma. Entender o seu funcionamento também faz parte do processo. 

Gostou das dicas de marketing digital para imobiliárias que preparamos para você?

Seguindo todos os passos, conhecendo o seu cliente, o seu negócio e prestando bastante atenção nos resultados a sua imobiliária vai deslanchar. Com o tempo, você vai sentindo o que funciona melhor para o seu caso. E, lembre-se, é sempre interessante buscar por ajuda profissional, afinal tem muita gente especializada no assunto fazendo ótimos trabalhos. O que não pode é ficar para trás!