Garantir a preferência dos clientes e fincar seu espaço dentro de um mercado competitivo são os principais resultados de uma gestão imobiliária eficaz. Como o setor brasileiro é marcado por alta concorrência e consumidores interessados, embora com baixo poder de compra, as imobiliárias e incorporadoras precisam otimizar sua administração.

 Manter o funcionamento satisfatório de uma imobiliária nem sempre é fácil. É preciso atuar com eficácia desde a conquista de clientes até a gestão de funcionários. A importância da gestão imobiliária é tremenda, pois é por meio de técnicas e estratégias inteligentes que a direção do seu negócio pode obter sucesso. 

Nesse sentido, é preciso que as imobiliárias estejam dispostas a investir e se repensar para permanecerem no mercado. Muitos fatores podem influenciar em uma gestão de sucesso, e é isso que esse texto pretende te mostrar. Vamos aos detalhes!

O que é uma gestão imobiliária eficaz?

Podemos definir como gestão imobiliária eficaz o conjunto de práticas que têm por objetivo o crescimento permanente de uma imobiliária ou incorporadora. Para que essa finalidade seja alcançada, é preciso traçar estratégias de manutenção da saúde financeira do negócio. Assim como a organização e a padronização dos processos que envolvem as mediações de locação, compra e venda de imóveis.

Assim, pensar em uma gestão imobiliária eficaz é elaborar meios inteligentes de gerenciar interesses, informações, processos e o relacionamento com clientes. Como vivemos em um mundo totalmente digitalizado, esse fator precisa ser incorporado ao funcionamento das imobiliárias também. Diante da modernização do mercado de imobiliárias, quem se adaptar melhor tem mais chances de crescer.

Implantar uma gestão imobiliária eficaz e moderna ao seu negócio traz uma série de benefícios. Entre eles:

Melhor atendimento: Identificar falhas no seu atendimento é de extrema importância, visto que o cliente bem tratado é fidelizado com mais facilidade. Uma gestão imobiliária eficaz é capaz de encontrar os problemas no atendimento e apontar as melhores soluções. 

Oportunidades de mercado: Assim como identificar gargalos no atendimento, uma administração de qualidade presta atenção no mercado como um todo. Ela é capaz de identificar tendências, novos nichos de mercado e possibilidades. Aumentar a cartela de produtos da sua imobiliária, ou não, vai ser uma decisão tomada a partir da implantação de uma gestão imobiliária eficaz. 

Diminuição de custos: Essa é uma consequência natural quando se melhora o funcionamento de um negócio. Seja no setor imobiliário ou em qualquer outro, investir em uma administração de qualidade vai trazer redução de custos. Isso porque a boa gestão evita desperdício e gastos desnecessários. Dessa forma, uma avaliação profunda de todos os seus processos vai ser o primeiro passo para a sua otimização. 

Lucratividade: Assim como a diminuição de custos, a lucratividade também é um resultado da boa gestão. Diminuir custos, melhorar processos de atendimento e as oportunidades de mercado podem trazer mais clientes. O que, por si só, amplia a margem de lucros. Um coisa está amarrada na outra. 

Gestão financeira positiva da imobiliária 

Como fazer uma gestão imobiliária eficaz

Essencial em qualquer tipo de negócio, a gestão financeira precisa ser muito bem pensada. Isso porque com uma boa administração é possível visualizar suas despesas e receitas de forma mais transparente. A partir disso, fica mais fácil se preparar para possíveis percalços e utilizar melhor seus recursos financeiros. 

Esse é um verdadeiro desafio, principalmente pela incerteza que carrega o mercado imobiliário. Incerteza no sentido de não ser possível ter ganhos fixos, pois eles são sempre variáveis. Tudo vai depender da sua cartela de produtos, da forma que você capta clientes, do atendimento e do cenário econômico no geral. Pode acontecer de a sua imobiliária fazer tudo certinho, mas o nível de desemprego do país derrubar a formalização de novos contratos, por exemplo.

O primeiro passo para uma gestão financeira de sucesso é fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo. Ainda que seja difícil, você consegue prever uma média das despesas a partir do número de contratos, pois os aluguéis são recebidos mensalmente. Não se esqueça de colocar um fator de risco nessa conta, até porque sempre é possível perder inquilinos. 

No que se refere às despesas da imobiliária, fica um pouco mais tranquilo de organizar, porque é possível prever uma média de gastos mensais. As despesas costumam ser mais comuns como água, luz, internet, salários dos funcionários, comissões da equipe, entre outras. É importante que esse controle de gastos e receitas seja feito com cautela e de forma assertiva. Por isso, algumas estratégias de prevenção e previsão precisam ser adotadas.

Automatização de processos

Para economizar tempo e encurtar caminhos, os processos de automatização de tarefas são fundamentais. Use a tecnologia a seu favor. O controle de gastos e de receitas, por exemplo, pode ser operado por meio da automatização. Existem alguns aplicativos e softwares de gestão que podem ser úteis. Eles garantem menos erros e mais agilidade no processo. 

Dessa forma, fica mais fácil analisar as estatísticas e as métricas do seu negócio. Alguns exemplos de softwares de gestão financeira para imobiliarias são o Superlógica, o Microhouse, InGaia, o Universal Software e o Fantástiko

Cuidado com inadimplentes

Toda empresa que presta serviços ou vende produtos está sujeita a lidar com pessoas inadimplentes. Nem sempre as pessoas conseguem arcar com as próprias despesas, o que pode se tornar um grande problema para uma imobiliária. Portanto, é necessário que a atuação do setor seja capaz de prever esse tipo de situação.

Mas como prever isso e conquistar uma gestão imobiliária eficaz? Uma atitude importante é não confiar inteiramente na memória dos clientes. Pode nem ser de propósito, mas às vezes a correria do dia a dia faz com que as pessoas deixem passar o pagamento das contas. Quem nunca atrasou um boleto por esquecimento? 

Aqui, mais uma vez, o processo de automatização pode ser muito útil. É possível agendar o envio de boletos para os clientes de forma automática, assim como realizar cobranças por SMS e e-mail. Outra coisa interessante é disponibilizar uma forma de emissão de segunda via por meio digital para o inquilino. Assim como canais de negociação e atendimento exclusivo para quem tem problemas com atrasos. 

Gestão imobiliária eficaz: Patrimônio 

Entende-se por patrimônio os bens, direitos e obrigações de uma empresa. A gestão patrimonial é essencial para manter o controle de gastos e o acompanhamento do patrimônio. No caso de imobiliárias, os imóveis para venda e locação sob a sua responsabilidade. Conhecendo bem esses itens, ela pode avaliar a necessidade de melhorias, por exemplo.

A gestão patrimonial de uma imobiliária vai fazer o controle fiscal e tributário de todos os imóveis e questões jurídicas de cada “produto”. Um exemplo comum é o funcionamento de herança de imóveis. Se a imobiliária tem sob sua responsabilidade um imóvel e o seu proprietário vem a falecer, o que acontece com ele? Esse trâmite faz parte da gestão patrimonial. 

Nesse sentido, entram todos os contratos elaborados pela imobiliária, sendo essencial que tudo seja documentado. Outro quesito importante é a análise de cadastros do cliente e do imóvel para evitar problemas futuros. Vamos supor que em seu cadastro de imóveis para locação um deles esteja sob disputa judicial. Isso pode trazer muitos problemas para o inquilino que eventualmente alugue esse imóvel e para a sua imobiliária, consequentemente.

É recomendado que todos os procedimentos dentro da sua imobiliária sejam padronizados. Nesse caso, entram também os processos de locação e venda de imóveis. Seguindo um padrão seguro, as chances de complicações jurídicas diminuem.

Tenha uma equipe qualificada de funcionários

Como fazer uma gestão imobiliária eficaz

Não adiantaria muito fazer a sua imobiliária passar por um processo de modernização e implantar mecanismos melhores de gestão, se a sua equipe não for qualificada. Um dos pilares de qualquer empresa de sucesso são os funcionários. Eles precisam saber o que estão fazendo, fazer com vontade e serem recompensados por isso também.

O primeiro passo é prestar atenção na contratação de funcionários. Escolha pessoas qualificadas na área a que se propõem. Os corretores, por exemplo, são muito importantes para o bom funcionamento de uma imobiliária. Eles são responsáveis pela maior parte da captação de clientes, pois estão cotidianamente atuando para isso.

Além disso, uma forma de capacitar melhor sua equipe é fornecer treinamentos sobre as melhores abordagens com clientes e com a implantação de novos recursos. Quando o seu negócio passa por mudanças, é importante que todos os funcionários entendam essas mudanças junto. É preciso fazer um trabalho em sintonia com toda a equipe. 

Outro quesito importante é manter a equipe motivada por meio de incentivos. Muitas empresas trabalham com metas e bonificações. Tente encontrar a melhor estratégia para o seu negócio, pois nem sempre o que funciona para um funciona para todos. 

Manter clientes e conquistar novos 

Essa é uma etapa fundamental da implementação de uma gestão imobiliária eficaz. Por meio dela, é mais fácil manter os seus clientes e atrair novos. Isso porque com processos transparentes, eficientes e sem muitos gargalos, a chance de sucesso é muito maior. Hoje em dia, tudo isso passa pela boa gestão de clientes.

Essa gestão tem sido facilitada por meio da tecnologia imobiliária, recurso fundamental na hora de lidar com clientes e possíveis inquilinos. Porém, é preciso conhecer esse público. Uma vez que você sabe que perfil é esse, fica mais fácil trabalhar. Por isso, elabore estratégias para compreender para quem você presta seus serviços e vende seus produtos. 

As estratégias para angariar novos clientes passam essencialmente pela qualidade do seu negócio na internet. O marketing digital para imobiliárias é uma ótima ferramenta, pois com ele você marca presença nas redes, constrói a identidade da sua marca e a leva adiante. Entre as ferramentas tecnológicas de inovação, o site de uma imobiliária é extremamente importante na conquista de clientes. É importante que ele seja ágil, visualmente bonito e tenha um bom mecanismo de buscas. Se esse é um mundo novo para o seu negócio, é hora de mergulhar de cabeça nele.  

Agora que já é possível ter um panorama da importância de uma gestão imobiliária eficaz, você já tem algumas dicas de como implementá-la. Lembre-se de que a aplicação dessas medidas é um primeiro passo, é preciso estudar cada possibilidade e avaliar as suas necessidades antes de mais nada. Uma vez que as estratégias estejam definidas e postas em prática, não se esqueça de analisá-las sempre. Essa é uma forma de entender se elas estão funcionando ou se precisam ser avaliadas novamente e repensadas. Em todo caso, mantenha sempre o foco em promover uma gestão imobiliária eficaz. 

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