Você tem alguma cor preferida? Azul, verde, amarelo, rosa? Parece uma tarefa fácil decidir que cor vamos pintar as paredes da nossa casa, mas é um trabalho delicado! Hoje trazemos aqui para você algumas dicas para você escolher a cor certa para sua parede, tornando essa decisão mais leve e com menos riscos.

Além de preferências, as cores podem desencadear vários sentimentos, e não é por acaso que existem estudos sobre seus efeitos. A cromoterapia, por exemplo, utiliza-se das cores para tratar diversos males. E de fato as cores tem essa capacidade de despertar sensações em nosso subconsciente.

Além desse espectro psicológico, a cor de parede é fundamental para compor a atmosfera da casa. Parece ser apenas um detalhe, mas os matizes influenciam diretamente o bem-estar do lar. Escolher a cor da parede pode até não parecer, mas é uma tarefa que requer bastante planejamento. Isso porque, o poder que as cores têm faz toda a diferença na hora de compor a decoração e moldar o clima ideal para cada ambiente.

E lembre-se: sempre que quiser um resultado perfeito contrate um profissional qualificado para executar o serviço.

entregar um imóvel alugado

Como escolher a cor certa para sua parede?

Olhe ao redor

Como é o ambiente que você quer pintar a parede. Como são os móveis (formas e cores)? E a decoração que não poderá ser movida? Uma cor pode ser linda, mas ela precisa harmonizar com o restante.

Valorize seu gosto

Foque nos gostos pessoais de quem vive na casa. Cada um reage de um jeito aos tons e intensidades. Discuta com todos e encontre um consenso.

De olho na iluminação

A cores mudam seus tons de acordo com a iluminação. Então, uma parede terá tons diferentes em diferentes momentos do dia. A localização do imóvel referente ao posicionamento do sol é fundamental.

O amado acabamento

Uma boa pintura pede uma boa parede, que pede um bom rolo, que pede um bom profissional. O acabamento perfeito é o conjunto de vários fatores.

Simule a pintura

Os simuladores de cor online são uma mão na roda para visualizar o resultado final. Caso não encontre, use amostras e use várias, avaliando o comportamento e deixando sua opinião sobre elas amadurecer.

A área a ser pintada

Você pintará só uma parede ou o cômodo todo? A escolha certa pode evitar dores de cabeça e mais gastos futuros.

Se inspire

Use e abuse de sites e revistas. Crie um pequeno acervo pessoal para se inspirar e conseguir visualizar aquilo que foi desejado. Quanto mais preparado, mas sua combinação de cores será certeira.

Efeitos de tamanho e iluminação

Há truques e técnicas que permitem que um espaço seja “alongado” ou “clareado”, assim deixando o lugar mais harmonioso e aprazível.

Leia também: Cuidados que você deve tomar com os pequenos reparos no seu imóvel


 

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Aqui no Fix APP você pode encontrar tudo sobre pintura.

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

baixe o app da Fix

Atualizado em: