Reparos e manutenções de pontos comerciais costumam gerar diversas dúvidas, principalmente porque costumam ser alugados. Dessa forma, é preciso seguir algumas regras específicas e cuidados especiais. Além disso, explicaremos sobre como fazer reformas mantendo a sua loja aberta e funcionando.

De tempos em tempos, é necessário fazer obras, para que o seu ponto comercial continue atendendo a todas as necessidades dos clientes. Acontece que, por mais tecnológico que seja ou por mais visionário que possa ser, uma hora ou outra surgem novidades importantes e que precisam ser agregadas.

Para que os reparos e manutenções sejam feitos de uma forma correta, é preciso contratar uma empresa que entenda do assunto. Desse modo, tudo o que foi planejado poderá ser tirado do papel da melhor forma possível. Aliás, o planejamento é um dos itens fundamentais nessa lista até as conclusões finais.

Quando fazer reparos ou manutenções de pontos comerciais?

Os reparos e manutenções de pontos comerciais podem ser considerados investimentos para o seu negócio. Eles podem ser realizados no momento em que o local já não atende mais todas as suas necessidades, mas o ponto comercial é considerado bom e não vale a pena pensar em alugar outro.

Aliás, muitos empreendedores podem pensar que é mais fácil alugar um novo ponto comercial. Mas, dessa forma, precisará acostumar novamente a sua clientela com o endereço escolhido, o que poderá levar tempo e causar prejuízos ainda maiores do que os gastos com as obras.

E se o ponto comercial for propriedade do empreendedor, então a manutenção será realizada de uma maneira mais fácil. Neste caso, não será preciso solicitar autorização com o proprietário do imóvel, o que já é um passo dado quanto aos reparos e manutenções de pontos comerciais.

Quais reparos são responsabilidade do proprietário? E quais são responsabilidade do inquilino?

Tudo que você precisa saber sobre reparos e manutenções de pontos comerciais

No momento da locação do imóvel, é preciso fazer uma bela checagem, para escolher um que atenda a maior parte de suas necessidades. Aliás, a Place2b é uma das melhores opções em relação ao aluguel de pontos comerciais, por ser uma plataforma especializada nessa área.

A Lei do Inquilinato rege todos os contratos de locação, sendo bastante ampla quanto à responsabilidade de manutenção. Dessa forma, alguns fatores precisam ser levados em consideração quanto a obras realizadas em pontos comerciais. Confira agora quais são os tipos de reparos:

 

Reparos normais

Problemas anteriores à locação ou que envolvem a estrutura do imóvel e não são considerados urgentes;

Reparos urgentes 

São condições que comprometem a usabilidade do imóvel, deixando inutilizável, sendo preciso medidas paliativas para minimizar os danos;

Desgaste de uso indevido

Quando o imóvel é utilizado de maneira incorreta, causando danos profundos e aparentes, comprometendo a funcionalidade;

Desgaste natural de uso

Neste caso, problemas surgem durante a utilização do imóvel, comprometendo a qualidade do ponto comercial.

É preciso dar uma boa verificada no contrato de locação, para identificar quem será o responsável pelo serviço, de acordo com a necessidade.

Tudo começa com o planejamento

Tudo que você precisa saber sobre reparos e manutenções de pontos comerciais

Ter planejamento é importante para quase tudo o que fazemos na vida. Então, se você tem um comércio, isso passa a ser muito importante, desde o momento de escolher o melhor ponto comercial possível até a escolha dos produtos que serão comercializados em sua loja.

Ainda em relação ao planejamento, ele não pode ser descartado no momento de pensar em reparos e manutenções de pontos comerciais. Por isso, é fundamental levar os seguintes pontos em consideração:

– Qual é o período de menor movimento na minha loja?

– O que eu preciso que seja melhorado?

– Meu estabelecimento está atendendo as necessidades dos clientes?

Além destes pontos apresentados aqui, existem outros fatores que podem ser considerados durante o planejamento. Assim, não tenha vergonha, pegue um papel e anote todos os pontos, para que, no momento em que for procurar por uma construtora ou empresa para realizar o serviço, já tenha tudo definido.

Posso reformar um ponto comercial alugado?

Muitas vezes é necessário reformar um ponto comercial, para que o local possa receber a sua empresa da melhor maneira possível, mas nem sempre o imóvel pertence ao dono da loja. Dessa forma, é interessante que esse serviço esteja registrado no contrato, principalmente se for uma obra logo que assumir o imóvel.

Mas, com o passar do tempo, é possível que surja a necessidade de fazer alguma adequação no imóvel, para que possa atender bem os seus clientes. Assim sendo, é preciso combinar com o proprietário, sobre todos os detalhes que serão modificados. Aliás, em alguns casos, eles podem exigir projetos técnicos, descontar os valores da obra no seu aluguel ou mesmo pagarem pelas melhorias.

Contudo, existem algumas melhorias que não precisam ser avisadas aos proprietários. Mas, neste caso, é necessário que tudo seja removido quando acabar o contrato, principalmente se existir a solicitação para que o imóvel seja devolvido da forma como foi locado.

Ainda assim, o melhor caminho a ser seguido é o do diálogo. Dificilmente os proprietários do imóvel onde está localizado o seu ponto comercial irão negar algum pedido de melhoria, até porque eles não serão dos responsáveis pelo pagamento dos serviços.

É possível fazer uma obra sem fechar?

Quem é dono de algum negócio sabe que de tempos em tempos é necessário fazer algumas obras, para garantir que o funcionamento do estabelecimento se mantenha pleno. Mas, neste momento, surge uma dúvida muito comum: é possível fazer uma obra sem fechar a loja? Sim, é possível!

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo saia conforme o planejado. Por isso, é preciso saber quais são os melhores meses para fazer reformas, aqueles em que o seu comércio costuma ter menos vendas. Por exemplo, as lojas voltadas para artigos e presentes costumam ter mais movimento nas datas comemorativas, como no Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.

O empreendedor que deseja fazer uma obra deve conhecer bem sobre o seu negócio. Dessa forma, ficará mais fácil para identificar os períodos mais adequados para isso. Então, basta dar uma boa conferida nos relatórios financeiros dos meses anteriores e identificar quais são os meses de baixa.

Reparos e manutenções noturnas

Uma forma de manter o estabelecimento funcionando durante uma obra, seja ela grande ou pequena, é realizar os serviços no período noturno. Assim, o comércio pode continuar abrindo normalmente e, no período em que os clientes estão em suas casas, o espaço passa por melhorias.

Hoje em dia, existem diversas empresas que já realizam esse tipo de serviço. Dessa forma, o negócio continuará lucrando e dentro de pouco tempo estará pronto. Os reparos e as manutenções noturnas podem ter um custo um pouco mais elevado e existe uma legislação que envolve esse tipo de obra.

Aliás, por falar em obras noturnas, em alguns estados e cidades existe a chamada “Lei do Silêncio”, onde o barulho deve ser limitado entre certos horários. Por isso, é preciso escolher uma empresa que saiba fazer corretamente serviços desse tipo.

Reparos e manutenções de pontos comerciais: pense nisso

Além de levar em consideração todos os detalhes que já apresentamos neste artigo, tem mais alguns tópicos bacanas e que não podem ser esquecidos durante reparos e manutenções de pontos comerciais.

É preciso pensar que esse será um momento único, para deixar a sua loja ou empresa ainda mais com a cara do seu negócio. Por isso, é interessante pensar em todos os detalhes. Veja quais são:

Ambiente funcional

É preciso que todos os detalhes do seu ponto comercial sejam pensados para oferecer um resultado incrível. Por exemplo, se o estoque fica no segundo andar, que tal instalar uma escada em caracol com cores que combinem com a sua loja? Pode não ser nada demais, mas certamente vai deixar o espaço mais agradável!

Nesse momento, também é preciso pensar nos pisos escolhidos para a sua loja. Nem sempre aquele que é o mais bonito é o mais funcional. Dessa forma, é fundamental levar a funcionalidade de tudo o que será escolhido em consideração.

Iluminação adequada

Vale a pena investir em um bom projeto de iluminação, para que todo o ambiente seja valorizado dessa forma. Aliás, a iluminação é capaz de fazer com que um ponto comercial pequeno pareça ser maior do que realmente é. Os investimentos neste setor trarão boas recompensas para o seu negócio.

Pense na decoração do ambiente

Já que será feita uma reforma, é interessante pensar na decoração e em peças que facilitem a limpeza. Assim, é necessário que a decoração combine com o estilo do seu negócio, para que as pessoas visitantes se sintam melhor. Aliás, aprenda a atrair visitantes clicando aqui.

Dessa forma, a nossa dica é evitar a escolha de pisos de madeira natural ou carpete, que exigem a utilização de um aspirador de pó para deixar limpo. Além disso, podem causar alergias respiratórias.

Leve em consideração o conforto térmico e acústico

Quando o assunto é ponto comercial, é preciso levar em consideração a comodidade dos clientes. Por isso, se você decidiu fazer reparos e manutenções, aproveite este momento para deixar o espaço mais agradável e harmonioso aos clientes. Dessa forma é possível que os clientes passem mais tempo na sua loja e isso significa mais lucros.

Quer alugar um novo ponto comercial? Temos as melhores opções!

A Place2b é uma empresa que conta com alternativas de pontos comerciais em diversos bairros da cidade. Assim, se você está buscando por um ponto comercial para alugar, que esteja pronto para receber a sua empresa, é só entrar em contato agora mesmo.

Nós contamos com um visualizador 3D das opções disponíveis, para que você possa navegar e conhecer bem a estrutura. Dessa forma, poderá visitar somente os que mais chamaram atenção e atendem a necessidade do seu negócio. E, se precisar de uma reforma, a Fix é a empresa certa para isso.