É preciso utilizar a transformação digital que vivemos como um impulsionador de negócios. Há muitos caminhos para isso e para manter sua imobiliária modernizada.

Quais são os 4 pilares de uma imobiliária moderna? Antes de responder esta pergunta, é preciso entender o contexto em que vivemos hoje no mercado como um todo e que já não é mais novidade. Já faz alguns anos desde que o cenário de transformação digital constante e crescente começou a mudar a forma como trabalhamos, especialmente como lidamos com nossos clientes.

Muito do trabalho manual e analógico que até então era feito, foram substituídos por máquinas, que podem realizar a mesma atividade em menor tempo, maior volume e até melhor qualidade, dependendo do serviço. Isso trouxe um grande benefício para o mercado de trabalho em geral, pois permitiu que profissionais, como os do setor imobiliário por exemplo, tivessem mais tempo para focar no que realmente importa: seus clientes.

Hoje em dia, já existem muitas tecnologias, processos e estratégias que podem atuar como facilitadores para otimizar seu tempo e os resultados da sua imobiliária, abrindo novos horizontes para seu negócio. Contudo, para tornar (ou se manter) uma imobiliária moderna, nem só ferramentas e tecnologia são suficientes. É necessário mudar toda uma cultura e, talvez, até mesmo reavaliar seu modelo de negócio para se manter competitivo. Afinal, toda essa transformação digital também democratizou o acesso à informação e deu caminho para novas oportunidades, consequentemente tornando o mercado ainda mais competitivo.

Se sua imobiliária está buscando se modernizar e acompanhar as tendências para continuar competitiva no mercado, alguns pilares são fundamentais. Confira alguns pontos que julgamos essenciais nesta jornada para aprimorar a modernização de sua imobiliária.

1. Observe seus processos analógicos: quais tenho? quais preciso?

Aqui, levantamos uma provocação: você tem em mente, de forma clara, quais os processos analógicos que deseja entregar com qualidade? Quais desses processos vão resolver uma dor de seu cliente? Importante frisar que, ainda hoje, os processos tecnológicos não resolvem todos os problemas. Há mercado para os mais variados clientes. Muitos dos seus clientes ainda vão preferir fazer uma visita a um imóvel, ter uma experiência real, conhecer detalhes que só presencialmente será possível.

Nesse caso, por mais bem estruturado que esteja seus processos tecnológicos, você deixaria de capturar esses clientes, pois a necessidade do seu cliente mora em uma solução analógica, onde a tecnologia apenas poderia complementar. Uma imobiliária moderna é capaz de distinguir esses momentos para oferecer a solução certa no momento certo.

Esses clientes até poderão chegar a você por meios digitais, mas você só estará resolvendo sua necessidade de fato ao oferecer excelência no trabalho dito ‘manual’. Hoje em dia, o consumidor chega para comprar ou alugar um imóvel sabendo muito mais que o profissional que vai atendê-lo. E isso, na era da informação, é até esperado. O problema não está aí. A questão é: o que ele não sabe que o profissional precisa trazer? É um amparo legal? Amparo jurídico? Uma consultoria para opinar sobre vetores de crescimento ou decrescimento naquela região no ponto de vista de desenvolvimento imobiliário? É necessário ter uma proposta de valor para entregar. Importante lembrar que serviço é segurança, confiança, é olho no olho.

Entender em que ponto dessa jornada do cliente você pode ser necessário e, de fato, possui a solução esperada. Uma visita presencial? Uma conversa com um corretor ou especialista? Um atendimento humano e personalizado? Por isso, atenção redobrada aos ‘processos analógicos’. Você sabe o que o seu cliente precisa? Como você investirá nessa solução? Somente a tecnologia resolveria? São perguntas importantes para se fazer no intuito de manter sua imobiliária moderna.

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2. Use dados ao seu favor: um grande trunfo de uma imobiliária moderna 

Um divisor de águas como consequência da transformação digital foi o uso de dados para diversas finalidades, inclusive para conhecer melhor seu cliente e entender quais os caminhos possíveis para seu negócio. Por isso, atenção redobrada ao ‘acharmos’ o que o consumidor quer. É preciso iniciar um trabalho de estruturação de dados e fazer dessa estrutura, processos. Assim, haverá um entendimento mais amplo do comportamento do seu cliente e baseado em dados para auxiliar os decisores.

A relação entre Big Data e mercado imobiliário é bastante extensa, especialmente quando falamos de imobiliárias modernas. Sua utilidade tem se provado de várias formas, desde a avaliação de imóveis ao cruzamento de dados para identificar qual seria a propriedade ideal para cada um de seus clientes de forma totalmente personalizável. Com a devida interpretação desses dados, é possível ‘prever o futuro’ com base em estatísticas e se preparar para oportunidades e situações de risco.

É preciso elaborar estratégias para coleta de dados de forma ética, ter profissionais capacitados para analisar esses dados, ter quem saiba extrair valor deles e também um profissional que mostre os caminhos possíveis baseado nesses dados. Com uma estrutura de dados adequada, de certo os processos de avaliação de imóveis serão melhorados, as análises preditivas, inclusive suas ações de marketing. Os dados poderão mostrar, por exemplo, que as imobiliárias omnichannel são o presente e o futuro do setor.

3. Trabalhe com processos ágeis: use seu tempo com mais qualidade

Tudo que seus clientes querem, seja relacionado a um produto ou serviço, é ter um problema ou necessidade resolvidos. Por isso, para as imobiliárias que desejam obter – ou manter – vantagens competitivas no mercado, é preciso atender a todos esses problemas e soluções de forma ágil e completa. Quais processos da sua imobiliária você consegue automatizar? Foque em utilizar seu tempo para iniciativas onde a máquina está limitada, onde a inteligência humana trabalha melhor.

Para se trabalhar com processos ágeis, é preciso pensar em diversas frentes de atuação da sua imobiliária. Seu cliente te acha em ambiente digital de forma fácil? Ou você ainda só é alcançável por telefone? Existe um canal de comunicação com seus clientes para manutenção do diálogo? Diálogos esses que, muitas vezes, revelam um problema ou necessidade e até mesmo como resolvê-los antes que se tornem maiores. A manutenção dos seus imóveis, já é feita de forma digital? Observe seu dia a dia: onde mais você tem investido seu tempo, é onde mora sua maior necessidade? Ou os processos manuais ainda tomam muito tempo?

Há quem se dedique diariamente para trazer possíveis novos clientes? Há quem cuide do seu marketing digital? Há quem cuide de todas as manutenções de seus imóveis? E as cobranças, como são feitas? Muitas vezes, é preciso considerar o uso de parceiros estratégicos para dar celeridade a seus processos e com mais qualidade.

Os processos ágeis são um importante passo para que você tenha mais tempo para cuidar dos seus clientes. O desenvolvimento da inteligência artificial, da automação de processos e de diversas outras tecnologias, especialmente visando o consumidor final, tem o intuito de otimizar seu tempo para que ele seja utilizado de forma mais inteligente, qualitativa e produtiva.

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4. Invista em uma educação moderna: simples e para todos

Por mais que a transformação e o crescimento de estratégias digitais tenham trazido consigo diversos novos termos digitais e linguagens mais complexas, é preciso entregar a educação de maneira diferente, de forma simples. Os formatos antigos para educar profissionais sobre o setor, por exemplo, onde há bastante formalidade e uso de termos mais rebuscados, atinge um público, sim, mas pode-se dizer que hoje é uma minoria que se identifica com esse modelo.

É necessário que os líderes e profissionais de uma imobiliária moderna estejam embarcados em uma educação também moderna, em um viés de aprendizagem moderno. As pessoas hoje utilizam Podcasts, Facebook, Instagram e YouTube, por exemplo, para ouvir dicas do setor. Dicas até mesmo ao vivo, onde elas possam interagir e em uma linguagem mais simples, que tenha sugestões práticas que elas consigam de fato aplicar – e com simplicidade.

Nesse contexto todo de transformação e adaptação a tantas mudanças, a Fix tem exercido um papel importante no meio imobiliário. Nos últimos anos, tem auxiliado os mais diversos tipos e tamanhos de imobiliárias a entender esse momento de modernização dos serviços, mostrando caminhos possíveis e ajudando a modernizar seus processos com uma educação moderna.

Se você tiver dúvida sobre qualquer um dos temas levantados neste artigo, não hesite em contatar um de nossos especialistas! Uma conversa apenas e muito pode ser esclarecido.

Leia também: Conheça as inovações para se tornar uma imobiliária digital

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