Não deixe seu imóvel parado! Saiba como valorizar seu bem e ainda gerar uma renda extra

Muitas vezes, preocupados com o trabalho necessário para colocar um imóvel para locação, alguns proprietários acabam assumindo prejuízos e deixam de ganhar uma renda extra. Se você tem dúvidas de como colocar seu imóvel para locação, confira as dicas abaixo que vão te trazer esclarecimentos e orientações para tomar essa decisão.

Uma das primeiras decisões a se considerar é sobre quem vai administrar seu imóvel, se será somente você ou se contará com o auxílio de uma imobiliária. Importante ressaltar que, caso opte por contar com a experiência de uma imobiliária para ajudar na gestão do seu imóvel, esta escolha precisa ser bem pensada e vamos explicar o porquê.

Abaixo, trazemos algumas dicas essenciais para que você possa locar seu imóvel de forma rápida, segura e lucrativa. Desde cuidados básicos com seu imóvel a formas de divulgá-lo, separamos alguns dos principais pontos de atenção para que você entre neste mercado e consiga evitar algumas dores de cabeça. E para começar, que tal trazer melhorias para seu bem?

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-tijolos

1 – Valorize seu imóvel

Antes de mais nada, importante entender que, na maioria das vezes, a primeira imagem que as pessoas terão do seu imóvel é a que vai importar. Ainda que a gente não deva “julgar um livro por sua capa”, infelizmente, é o que muitas vezes acaba acontecendo até mesmo sem querer. Há milhares de imóveis aparecendo em anúncios no mundo online, e uma imagem ruim pode trazer a ideia errada do seu imóvel perante os interessados.

Por isso, avaliar possíveis melhorias antes de colocar seu imóvel para locação é muito importante e pode mudar todo o jogo, especialmente na hora de precificar o valor do seu bem. E, às vezes, até mesmo pequenas reformas podem tornar o seu imóvel ainda mais lucrativo. Uma nova pintura, a troca de um piso ou de portas antigas ou a revisão da parte elétrica já poderão dar ao seu imóvel um tom mais novo, atrativo e com maior margem de lucro.

Se optar por fazer manutenções ou reformas em seu imóvel antes de colocá-lo para alugar, considere o uso de plataformas digitais que fazem estes tipos de trabalho de forma prática e sem burocracia, como a Fix. Por meio de alguns toques, você consegue diferentes orçamentos dos melhores prestadores de serviço para os mais variados tipos de serviços no seu imóvel (clique aqui para conhecer os tipos de serviços).

Leia também: Valorizar o imóvel antes de colocar para alugar, siga essas dicas

2 – Escolha bem seu parceiro de gestão

Um bom parceiro para te auxiliar na gestão do seu imóvel poderá ser de grande ajuda desde o começo de todo processo de locação do seu imóvel, durante e depois, caso decida parar de alugar. De início, uma imobiliária poderá te auxiliar em um importante passo, que é a vistoria de entrada do imóvel. Com essa vistoria você vai garantir que o imóvel seja entregue de volta para você da maneira que você o colocou para alugar.

A imobiliária também poderá ficar encarregada de toda parte burocrática e de documentação do seu imóvel, onde toda experiência facilitará bastante o processo, evitando dores de cabeça desnecessárias e, de novo, do início ao fim de todo processo de locação do imóvel. Definição do contrato, cláusulas importantes e todos pormenores poderão ser definidos pela imobiliária.

Além disso, alguns proprietários preferem não fazer as tratativas diretamente com os inquilinos, logo, também é uma saída, pois é algo que pode ficar sob a responsabilidade do seu parceiro de gestão. Um outro ponto importante a ser considerado são os parceiros da imobiliária escolhida, algo que pode ser perguntado durante as tratativas. Atualmente, muitas imobiliárias já possuem parceiros facilitadores que vão trazer tranquilidade para sua gestão.

Outro ponto a ser considerado durante as tratativas em busca de uma imobiliária parceira: imobiliária tradicional ou digital? As imobiliárias digitais têm acompanhado as tendências do setor e, com experiência, te oferecerão um suporte completo, moderno e prático.

Por isso, procure empresas de confiança e com histórico seguro, de preferência as que conhecem bem a região e que tenham bons parceiros. Buscar opiniões de outros proprietários sobre as imobiliárias com que trabalham pode ser valioso!

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-calculadora

3 – Defina um preço bom e justo para o aluguel

Após trazer pequenas melhorias para seu imóvel e contar com um parceiro para te trazer experiência de mercado, você deverá estipular um valor. Toda manutenção ou reforma investida na parte estrutural e todos os cuidados que teve esteticamente serão levados em conta para trazer mais valor ao colocar seu imóvel para locação. Por isso, se for possível, capriche nas formas de valorizar seu imóvel – isso poderá render bons retornos financeiros a médio e longo prazo.

Uma prática de mercado é trabalhar com uma taxa de 0,5% a 1% do valor do seu imóvel para definir o preço do aluguel. Contudo, observar a média de mercado para imóveis com características semelhantes ao seu é muito importante para que o valor não fique muito fora da realidade praticada no setor.

Para essa definição, não se esqueça de considerar também a localização do seu imóvel (que pode valorizar ou não seu imóvel). Lembrando que imóveis em áreas comerciais ou em bairros nobres naturalmente tendem a ser mais caros. 

4 – Escolha sua forma de garantia financeira

Visando sua segurança financeira, escolher qual dos modelos disponíveis vai reger o seu contrato é importante. Atualmente, existem três principais: o fiador, onde o inquilino escolhe uma pessoa para assumir suas responsabilidades financeiras em caso de inadimplência, o seguro fiança, onde o inquilino fica responsável por contratar um seguro (que pode custar em média de dois a três aluguéis) ou a fiança bancária, onde o proprietário escolhe um banco para garantir o pagamento do aluguel caso o inquilino fique incapacitado.

Atualmente, algumas imobiliárias digitais já garantem em contrato que o proprietário receba seu aluguel mesmo com inadimplência do inquilino. Isso porque esse modelo de imobiliária trabalha com uma análise de crédito do seu futuro inquilino para avaliar se ele tem probabilidade de arcar com os custos do aluguel.

Você também pode se interessar:

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-cadeirante

5 – Trabalhe na divulgação digital do seu imóvel

Como falado anteriormente, é importante valorizar a imagem do seu imóvel. Então, após cuidar da aparência, a primeira dica é trabalhar com boas imagens. Se possível, contrate um profissional para fazer as fotos. Este é um tipo de investimento que poderá ser fundamental para atrair interessados.

Muitas imobiliárias hoje em dia já possuem pacotes de fotos para trabalhar nos anúncios do seu imóvel, incluindo vídeos. Os vídeos facilitam bastante o entendimento do interessado sobre seu imóvel. Isso fará com que você atraia interessados mais qualificados, pois já terão uma boa noção do espaço e estado de preservação do seu imóvel. Logo, se o interessado agendar uma visita, a probabilidade de que haja um real interesse é maior.

Com boas imagens em mãos, em um mundo conectado como o de hoje, é essencial que você coloque seu imóvel para locação também em ambiente online. Além dos corretores de sua imobiliária que vão oferecer seu imóvel para possíveis interessados no mundo offline, você conta com um gigante universo de pessoas que fazem esse tipo de busca na internet. Os diversos buscadores de imóveis vão ampliar o alcance do seu anúncio e suas chances de ter um novo inquilino.

Lembrando que é importante ser flexível ao colocar seu imóvel para locação. Muita restrição pode limitar bastante suas possibilidades. Se for preciso, faça concessões visando um meio termo para os dois lados e você conseguirá fazer um bom negócio sem demora!

Como a Fix pode ajudar?

Primeiramente, caso seu imóvel precise de qualquer manutenção ou reforma, você não terá que se preocupar em usar seu tempo para achar algum profissional qualificado e de forma segura. Você ou sua imobiliária poderá contar com a Fix, que vai te passar opções de orçamentos para os mais variados tipos de serviços, e você decide o quê, quando e como fará.

E não é apenas com manutenções e reformas. A Fix também poderá ajudar a valorizar seu imóvel para que você alugue mais rápido e até com um preço às vezes mais alto para que você aumente sua margem de lucro de forma justa e honesta.

Ficou com dúvida sobre alguma etapa do processo ou como a Fix pode te ajudar? Clique no banner abaixo e vem bater um papo com a gente!

quebrou queimou estragou? chame a fix, baixe o app




Dicas relacionadas:

atrasei-o-aluguel-e-agora-capa
Atrasei o aluguel: e agora?

Atrasei o aluguel: e agora? Confira algumas dicas esclarecedoras que poderão abrir seus olhos para algumas oportunidades.

transformacao-digital-saiba-como-aplicar-o-conceito-em-sua-imobiliaria-capa
Transformação digital: saiba como aplicar o conceito em sua imobiliária

A transformação digital já é uma realidade no mercado imobiliário e sua empresa precisa estar preparada para as mudanças causadas Read more