Muitas vezes pensamos que mudar nossa casa para deixá-la mais com nossa cara pode ser muito trabalhoso. Confira essas dicas para se inspirar!

Em tempos de pandemia, nada melhor que estar em seu lar, confortável, assistindo a uma TV e bem acompanhado. Deixar sua casa mais aconchegante e romântica pode ser mais simples do que parece. Uma pintura nova, um papel de parede ou até mesmo pequenos reparos já poderão dar outra cara para seu espaço.

Para trazer um pouco de mudança em seu lar, nem sempre são necessárias grandes reformas ou compra de novos móveis e objetos de decoração caros. Pequenas mudanças como uma pintura diferente, uma cortina nova ou uso de alguns acessórios, como plantas e quadros, por exemplo, podem repaginar um cômodo inteiro da sua casa. Às vezes, basta a opinião de um profissional como um designer de interiores para abrir sua mente para um mundo de possibilidades e te inspirar.

Nós, da Fix, que já temos em registro mais de 60 mil serviços solicitados por meio de nossa plataforma, reunimos algumas dicas imperdíveis com base na experiência de nossos prestadores de serviços para que você possa deixar seu lar ainda mais aconchegante sem sair de casa!

6-dicas-imperdiveis-para-deixar-seu-lar-mais-aconchegante-sala-linda

Controle de iluminação: um fator chave

A iluminação pode ser um grande aliado para deixar seu ambiente mais aconchegante. Muitas vezes, só de trocarmos a forma como iluminamos um cômodo já pode trazer outros ares. Se for possível investir em luz natural, melhor ainda.

Para alguns momentos, a luz poderá dar o ar mais agradável. Para outros, o escurinho pode ser ainda mais aconchegante, como para ver um filme, por exemplo. Se o local da sua TV fica em um ambiente bastante iluminado, às vezes, esse excesso de luz pode atrapalhar a visão e o reflexo vai te impedir de assistir tranquilamente. Por isso, considere investir em uma cortina blackout, aquelas capazes de reter quase toda luz externa. Não é algo caro e poderá dar um ar bem diferente para sua sala – ou até mesmo quarto.

Para os românticos de plantão, nada como um jantar à luz de velas. As velas, quando bem distribuídas, podem dar um ar mais intimista e aconchegante ao ambiente.

Acessórios e objetos decorativos

Existem alguns acessórios que por menor que sejam, já dão outra cara para um ambiente e o tornam mais aconchegante. Por isso, analise o local e avalie se almofadas (simples ou personalizadas – a depender do seu gosto) na cama, sofá ou poltrona combinam. Outro acessório simples e nem sempre tão caro são tapetes felpudos. Eles podem trazer outras sensações de aconchego para sua sala. Na mesma linha, considere o uso de colchas personalizadas, toalhas de banho de qualidade, mais travesseiros ou almofadas na cama ou no sofá também podem ser convidativos.

E por que não investir em assistentes virtuais? Hoje em dia, os assistentes virtuais já fazem parte da rotina de muita gente e estão cada vez mais de fácil acesso. Seja Alexa (Amazon), Siri (Apple) ou Google Assistente, esses pequenos aparelhos podem deixar seu ambiente ainda mais confortável com uma música ambiente, ligando sua TV apenas com comando de voz e muito mais. É a praticidade em forma de conforto.

Por fim, se você gosta de quadros, também é uma excelente opção para deixar seu ambiente mais moderno e arrojado, cada vez mais parecido com você.

Natureza para dentro de casa – e em áreas externas

Um outro fator que pode mudar totalmente seu ambiente são vasos e plantas. Elas podem trazer mais vida e um ar natural para sua sala, por exemplo. Ao escolher, lembre-se de optar por uma planta que vá de acordo com seu espaço, ou seja, se adapta a ambientes fechados ou abertos.

Jardins verticais também tem um forte poder de influenciar seu ambiente e torná-lo mais leve e aconchegante. E falando em natureza, se houver um espaço em seu quintal ou cozinha para uma pequena hortinha, poderá ser não somente mais agradável para o ambiente, mas também útil. Se você gosta de flores e suas cores, considere comprar pequenos vasos e variar as qualidades de acordo com seu gosto.

Banheiro, aquecedores e hidráulica

O inverno já se aproxima e nada mais aconchegante que um ambiente quentinho, não é mesmo? Por isso, lembre-se de fazer uma checagem em toda parte elétrica da sua casa para que seu chuveiro ou até mesmo aquecedores e banheiro, se for o caso, estejam com a manutenção em dia.

Se estiver pensando em maneiras para deixar seu banheiro mais moderno e aconchegante, considere o uso de espelhos, peças em vidro (como um novo box) e até mesmo estilização e decoração pelo trabalho feito por um gesseiro. Vai dar um ar chique e moderno!

Outro fator importante é a parte hidráulica. Afinal, o mau cheiro causado por vazamentos ou infiltrações em um ambiente romântico e aconchegante não combina, né? A Fix conta com milhares de prestadores de serviços que poderão fazer esse trabalho por você de forma rápida e prática. E você nem precisa sair do sofá! 

Nada como um ambiente cheiroso! Perfume seu lar

Um ambiente cheiroso é fundamental para que você e seus convidados se sintam bem confortáveis. Para isso, existem diversas opções. Sem muito custo, você pode adquirir velas aromáticas – que tanto perfumam quanto decoram, varetas perfumadas – aqueles que ficam de molho em líquidos cheirosos, que é algo prático e barato, e sprays aromatizantes automáticos, onde a cada 30 minutos (ou o tempo que escolher) ele borrifa um cheiro agradável. 

Por fim, há também os difusores elétricos. Há de diversos preços, tamanhos e modelos, mas é bem acessível. Enquanto houver água perfumada no aparelho, você terá um ambiente constantemente cheiroso. O vapor que sai do difusor não carregará o lugar com um cheiro forte, mas suave e por horas.

6-dicas-imperdiveis-para-deixar-seu-lar-mais-aconchegante-morador

Organização: uma exigência primordial

Não adianta seguir todas as dicas se seu lar não é organizado. Por isso, desapegue de objetos que não usa ou guardados há muito tempo, como embalagens e caixas vazias. Outra dica é manter os espaços livres: libere espaço no seu rack, nas pias, no chão da sala e do quarto, gavetas, entre outros lugares.

No seu quarto, por exemplo, observe os itens que você realmente tem utilizado. Se está parado há anos, pode ser um espaço liberado – seja para algo novo, seja para o simples fato de ter mais espaço para você.

Na cozinha, investir em potes para categorizar e guardar cada coisa em seu devido lugar também trará outros ares. Lembre-se de facilitar o acesso às coisas que você usa no seu dia a dia, afinal, praticidade também é conforto. Por ser um lugar onde constantemente estamos mexendo com comida, assados e frituras, manter a limpeza também é fundamental, pois nem sempre a sujeira é visível e pode afetar até mesmo o odor do ambiente.

Os banheiros geralmente são lugares menores. Por isso, se precisar liberar mais espaço, considere o uso de ganchos, nichos ou toalheiros nas paredes ou até mesmo atrás da porta. Existem alguns acessórios bastante em conta que poderão liberar um bom espaço. 

Se conseguir, você poupará espaço no chão e deixará o banheiro mais organizado. Lembre-se: uma casa aconchegante também é uma casa organizada!

Leia também: Veja como escolher as cores para cada ambiente

E aí, o que você gostaria de mudar na sua casa? A Fix pode te ajudar! São mais de 15 categorias de serviços, de instalação de aparelhos a manutenção, consertos ou reparos dos mais diversos tipos, há um especialista ideal para sua necessidade a alguns toques de distância!

Leia também:

quebrou queimou estragou? chame a fix, baixe o app




Dicas relacionadas:

atrasei-o-aluguel-e-agora-capa
Atrasei o aluguel: e agora?

Atrasei o aluguel: e agora? Confira algumas dicas esclarecedoras que poderão abrir seus olhos para algumas oportunidades.

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-corretor
Possui um imóvel para alugar? 5 dicas para gerar uma renda extra

Não deixe seu imóvel parado! Saiba como valorizar seu bem e ainda gerar uma renda extra com nossas 5 dicas Read more