As tendências para o mercado imobiliário mudam a cada ano. Para 2020 o mundo digital é a principal aposta para a expansão do setor, que nos próximos 12 meses terá o crescimento intensificado de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias (Abrainc).

Quer aproveitar a onda de inovação do mercado imobiliário e aumentar as vendas e locações? Confira abaixo as 8 tendências para o mercado imobiliário em 2020 e fique por dentro das novidades que poderão fazer seu negócio decolar. 

As tendências para o mercado imobiliário 

Site responsivo

O mundo digital é dos celulares. E a pergunta é: seu site está apto para abrir na tela pequena de um dispositivo móvel? Não? Então você precisa de um site responsivo.

tendências para o mercado imobiliárioSite responsivo é aquele projetado para se ajustar a qualquer tipo de resolução de tela, sem distorções.

O design responsivo é o que faz o site detectar o tamanho da tela do aparelho (tablet, celular ou computador) e, assim, determinar o melhor jeito de mostrar o seu conteúdo para os visitante. 

São várias as vantagens ter um site responsivo, uma delas é a melhora na experiência do usuário, ou seja, as imagens e texto são mostradas em letras e tamanhos bons para a visualização mesmo em uma tela pequena. 

Um site responsivo faz com que as pessoas fiquem por mais tempo navegando pelas páginas sem incômodo visual e isso aumenta a oportunidade de vendas.

Além disso, o acesso via mobile tende a crescer cada vez mais e essa é uma das mais fortes tendências para o mercado imobiliário. 

Experiência do usuário

Além de ter um site responsivo, temos outra tendência para o mercado imobiliário que não pode passar despercebida: a experiência do usuário, ou seja, entender e melhorar a forma como o usuário é tratado ao clicar em seu site ou rede social. 

Seja na hora de utilizar ferramentas de marketing digital ou em produzir conteúdos, a experiência do usuário com a sua marca online deve ser cada vez mais humanizada e real. 

Você deve criar estratégias para ficar próximo aos seus clientes e surpreendê-los com uma abordagem menos invasiva e mais amigável. Uma boa dica é usar uma linguagem menos formal e mais direta, sem rodeios. 

As chances da pessoa parar para ler ou assistir algum conteúdo aumenta bastante quando pensamos em como ela irá se relacionar com esse conteúdo: está fácil de entender? é longo ou curto demais? entrega o que prometeu? 

Cursos profissionalizantes

Outro tópico relevante (e muito buscado) pelos profissionais do mercado imobiliário é o aperfeiçoamento profissional.

Os cursos profissionalizantes em marketing, vendas e transformação digital são alguns dos mais procurados, e já existem cursos específicos dessas áreas para o mercado imobiliário, como no caso dos cursos do Secovi.

Saber criar boas estratégias digitais, usar as redes sociais e criar conteúdos de relevância são as questões que se tornaram tendência em 2020 para quem quer fechar mais negócios.

Existem diversos cursos gratuitos para quem quer conhecer um pouco mais sobre ações de comunicação para garantir as vendas. Inclusive, se pesquisar bem, algumas instituições oferecem até certificado on-line. Fica a dica!

Modernização da divulgação

A busca por cursos de marketing digital aponta para outro item que é tendência para o mercado imobiliário em 2020: a modernização na divulgação dos imóveis.

O mercado imobiliário sempre procurou acompanhar o mundo digital, mas em 2020 a tecnologia vem com mais força acompanhando o perfil do consumidor que está fortemente ligado às mídias digitais e sociais. 

Então, para conseguir vender e alugar imóveis com sucesso será necessário o fortalecimento do mobile (comunicação via celular). Sites responsivos — como falamos lá em cima –, aplicativos para celular e atendimento via Whatsapp são as grandes sacadas do momento.

E lembre-se: boa parte da população usa mais os celulares do que os desktops e notebooks, ou seja, se você quer fechar negócio é necessário estar de acordo com a tendência. Já criou seu Whatsapp Business?

Produção de conteúdo

Muita gente pensa que para ter bons resultados com vendas ou aluguel de imóveis basta investir apenas em algumas técnicas de marketing digital, como redes sociais, e esperar que os clientes apareçam. 

Isso, de certa forma, é algo que dá certo também, mas pouco se fala da produção de conteúdo para atrair e fidelizar cada vez mais possíveis compradores ou inquilinos.

8 tendências para o mercado imobiliário em 2020A dica para 2020 é investir na produção de vídeo: tanto mostrando os imóveis para criar desejo e facilitar a vida do cliente que deseja conhecer o espaço, quanto para falar de conteúdos que ajudem o dia a dia de quem está na busca pela compra ou aluguel de um imóvel. 

A produção de conteúdo em vídeo ou texto é importante para que você apareça no Google e também ajuda sua marca a se destacar e ser uma referência no mercado. 

Vale lembrar que a produção de conteúdo não tem retorno a curto prazo. É um investimento que necessita de tempo e dedicação, mas vale muito a pena para quem deseja ser reconhecido e conquistar mais clientes. 

Parceria para digitalizar serviços 

Outro ponto que será um grande divisor de águas para o seu negócio em 2020, e é tendência mundial, são as parcerias entre empresas – em especial aquelas que já tem os serviços digitalizados. 

Se sua empresa não tem capital, tempo ou recursos para tudo que falamos aqui e deseja mesmo assim se diferenciar para competir no mercado, a saída é buscar parceiros que facilitem a vida do seu cliente. 

A solução que oferecemos aqui na Fix é um ótimo exemplo.

Nós facilitamos a contratação de profissionais para fazer reparos nos imóveis alugados e diminuir o tempo de espera e burocracia entre inquilino e proprietário, sem que a imobiliária precise fazer o meio de campo. Tudo isso de maneira 100% digital e, principalmente, segura.

Para que a experiência dos seus clientes seja ainda melhor, e a sua imobiliária seja reconhecida por isso, oferecemos uma integração simples de sistema que permite que os inquilinos façam os chamados direto pelo seu site.

Além disso, adotamos aqui o modelo “ganha-ganha”: a cada serviço fechado por meio da parceria, prestadores e imobiliária recebem por isso.

O funcionamento é simples:

  • O inquilino solicita a manutenção ou reparo no imóvel alugado pelo app da Fix ou direto no site da sua imobiliária;
  • Nosso time ou mesmo o seu time interno fazem a moderação e avaliam de quem é a responsabilidade do reparo
  •  O proprietário recebe os orçamentos automaticamente e escolhe o prestador, e pode pagar direto pelo cartão;
  • O serviço é realizado e o proprietário recebe um relatório com o “antes e depois” do conserto;
  • Sua imobiliária recebe pelos serviços contratados.

Um serviço que faz toda a diferença para inquilinos e proprietários e traz modernidade para sua imobiliária. 

Assinatura de aluguel eletrônica

Desde 2012 os contratos digitais passaram a ter valor jurídico no país, ou seja, as assinaturas de contrato de aluguel online também estão dentro da lei e diversas imobiliárias e incorporadoras já aderiram à essa prática.

Por causa da assinatura eletrônica, todo o processo da aquisição ou locação de um imóvel acontece digitalmente (com exceção da visita à residência).

É uma forma muito mais prática e rápida de finalizar os processo, tomando menos tempo e evitando filas de cartório. Além disso, há diversas medidas de segurança para conferir a autenticidade e autoria dos contratos assinados.

Aumento da confiança do consumidor

A confiança das pessoas voltará com tudo em 2020. De todas as tendências para o mercado imobiliário, essa é a que você, imobiliária, precisa aproveitar mais para fazer boas vendas e fidelizar clientes.

Os clientes estão confiantes com o mercado imobiliário, pois o cenário hoje é de demandas com preços atrativos, taxa de juros baixa e perspectiva de alta no setor.

Tudo isso combinado faz com que as pessoas não se fechem totalmente para o investimento em imóveis e aproveitem o momento para ter a tão sonhada casa própria.

De acordo com uma pesquisa recente do Fipe com o Grupo Zap, as pessoas que declararam ter interesse em adquirir imóveis próprios passaram de 26% para 38%. Ou seja, agora é hora de aproveitar o momento!

E agora?

Agora que você já está por dentro de todas as tendências é hora de colocar a mão na massa. Quer começar ainda hoje? Seja uma imobiliária parceira da Fix, é simples e sua imobiliária ainda recebe pelos serviços contratados. 

Entenda:

Leia também: Como fazer a manutenção do imóvel alugado

 




Dicas relacionadas:

Como lidar com a inadimplência na pandemia
Como lidar com a inadimplência na pandemia

Existem pessoas e empresas que aproveitam os momentos de crise para lucrar como nunca, mas isso não acontece com todos. Read more

Mudancas no setor imobilario
Mudanças no Setor Imobiliário: O que mudou no comportamento do consumidor em 2020

Quais mudanças no setor imobiliário aconteceram em 2020? Esse foi um ano cheio de mudanças, causadas principalmente pela pandemia de Read more