O benchmarking imobiliário é uma estratégia que auxilia os gestores a aperfeiçoar o negócio, fator indispensável para se destacar no mercado.

Você sabe o que é o benchmarking imobiliário? O setor de imóveis é um dos mais promissores e competitivos da economia brasileira. Por isso, acompanhar o comportamento dos concorrentes é uma estratégia imprescindível para o sucesso de um negócio.

Nesse sentido, ter diferenciais capazes de otimizar o desempenho e a experiência do cliente é um fator que requer planejamento e estudo de mercado — o benchmarking é uma ferramenta crucial para analisar dados relevantes e facilitar a identificação de oportunidades de melhoria.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e entender como ele pode ajudar a criar soluções eficientes para potencializar os resultados, este post vai ajudar! Continue a leitura e saiba o que significa e como fazer o benchmarking imobiliário da forma correta.

O que é o benchmarking imobiliário?

O-que-e-o-benchmarking-imobiliario

Uma das estratégias mercadológicas mais comuns no mundo, o benchmarking consiste em um estudo que avalia um negócio em relação à concorrência. Sendo assim, é uma análise das boas práticas adotadas por empresas consideradas referência no mercado.

Em outras palavras, o benchmarking imobiliário é uma técnica para investigar e analisar as boas ações de negócios do segmento. O principal objetivo desse estudo é estabelecer parâmetros e dados para desenvolver boas ideias e aperfeiçoar o negócio.

Entretanto, é importante salientar que essa ferramenta não é um plágio ou espionagem, mas uma oportunidade para acompanhar o mercado e direcionar as decisões. Trata-se de uma estratégia pautada no relacionamento e parceria entre empreendimentos, favorecendo o crescimento do mercado.

Portanto, fazer benchmarking imobiliário é basicamente avaliar os pontos positivos de um empreendimento, concorrente ou não, para criar novas ideias e aperfeiçoar o próprio negócio — facilitando o processo para implementar novos processos e agregar valor ao crescimento.

Como fazer o benchmarking imobiliário?

Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, para ter os resultados esperados é preciso desenvolver o benchmarking da maneira adequada. Não é apenas visitar e conversar com profissionais de outros negócios, é essencial ter direcionamento para buscar dados úteis.

Dessa maneira, saber filtrar as informações e absorver o que for importante para o desenvolvimento de novos processos é crucial para evitar perder tempo. Além disso, demonstra seriedade e contribui para criar relacionamentos positivos com outros negócios.

Veja, a seguir, quais as principais etapas para o benchmarking imobiliário de sucesso!

Faça um planejamento

O primeiro passo para o sucesso do seu benchmarking começa antes mesmo de analisar outros negócios. É preciso realizar um diagnóstico da sua imobiliária e identificar o que está indo bem e o que precisa ser melhorado, e planejar as ações com base em dados reais.

Sendo assim, é importante considerar os seguintes aspectos:

  • avalie o mercado imobiliário;
  • analise a gestão do seu negócio;
  • defina os pontos que precisam de melhorias;
  • estabeleça pontos específicos que serão avaliados no benchmarking;
  • separe tudo por tópicos;
  • treine sua equipe para o benchmarking.

Estude a concorrência

Após realizar o planejamento interno, é o momento de estudar o mercado e as imobiliárias concorrentes com potencial para a realização do benchmarking. Ao identificar os empreendimentos que se destacam, estude sobre eles e as boas práticas que executam.

Crie networking

O bom relacionamento com outras empresas é imprescindível para qualquer negócio, por isso, é importante fortalecer o networking. Além de ter maior desempenho no benchmarking, você terá informações precisas e melhores oportunidades para implementar melhorias.

Esteja preparado

Por fim, o benchmarking é uma atividade que gera ações e investimentos para implementar ou aperfeiçoar procedimentos. Seja no atendimento ao cliente, gestão interna, marketing imobiliário ou outro departamento, é importante estar preparado e investir nas melhorias e potencializar o crescimento.

Por que o benchmarking é importante?

De acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o mercado imobiliário cresceu 46,1% no primeiro trimestre de 2021. Com um cenário otimista, ter diferenciais relevantes ao cliente é indispensável para a imobiliária que deseja impulsionar os resultados.

Nesse contexto, o benchmarking imobiliário é um aliado para direcionar as ações e facilitar o desenvolvimento de ideais capazes de revolucionar o negócio. Além disso, contribui para manter a imobiliária com bom desempenho em relação aos melhores concorrentes.

Sendo assim, o benchmarking imobiliário é considerado importante por proporcionar os seguintes benefícios:

  • contribui para superar desafios;
  • ajuda a melhorar pontos específicos;
  • auxilia a implementar a melhoria contínua;
  • mantém a imobiliária competitiva;
  • ajuda a direcionar melhor os investimentos;
  • contribui para evitar prejuízos e erros;
  • ajuda na captação de clientes.

Nesse sentido, as vantagens que o benchmarking proporciona tanto a curto, médio e longo prazo são fundamentais para a expansão da imobiliária. Inclusive, pela adoção de boas práticas que tem o objetivo de elevar a satisfação do cliente e garantir resultados satisfatórios.

Como você pode notar neste artigo, o benchmarking imobiliário é uma oportunidade essencial para identificar oportunidades e aplicar melhorias precisas. Portanto, não deixe de considerar essa estratégia para ter um negócio escalável e se destacar no mercado.

Este é um conteúdo produzido em parceria com a Credpago, uma empresa nascida em 2016 que vem rompendo barreiras no mercado de locação de imóveis, diminuindo custos e eliminando processos burocráticos. A Credpago tem baixado a régua de preços das garantias pagas, o que trouxe mais liberdade para quem quer alugar sem precisar de fiador.Já a Fix oferece a mais rápida maneira de conectar imobiliárias e consumidores aos melhores prestadores de serviços de sua região. A plataforma digital da Fix conta com mais de 15 categorias de serviços com segurança, praticidade e qualidade acima de tudo! Quer saber mais? Visita nossa página para imobiliárias ou de serviços e confira como eliminamos a burocracia para melhorar sua experiência com reformas e manutenções.