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O benchmarking imobiliário é uma estratégia que auxilia os gestores a aperfeiçoar o negócio, fator indispensável para se destacar no mercado.
Você sabe o que é o benchmarking imobiliário? O setor de imóveis é um dos mais promissores e competitivos da economia brasileira. Por isso, acompanhar o comportamento dos concorrentes é uma estratégia imprescindível para o sucesso de um negócio.
Nesse sentido, ter diferenciais capazes de otimizar o desempenho e a experiência do cliente é um fator que requer planejamento e estudo de mercado — o benchmarking é uma ferramenta crucial para analisar dados relevantes e facilitar a identificação de oportunidades de melhoria.
Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e entender como ele pode ajudar a criar soluções eficientes para potencializar os resultados, este post vai ajudar! Continue a leitura e saiba o que significa e como fazer o benchmarking imobiliário da forma correta.
O que é o benchmarking imobiliário?

Uma das estratégias mercadológicas mais comuns no mundo, o benchmarking consiste em um estudo que avalia um negócio em relação à concorrência. Sendo assim, é uma análise das boas práticas adotadas por empresas consideradas referência no mercado.
Em outras palavras, o benchmarking imobiliário é uma técnica para investigar e analisar as boas ações de negócios do segmento. O principal objetivo desse estudo é estabelecer parâmetros e dados para desenvolver boas ideias e aperfeiçoar o negócio.
Entretanto, é importante salientar que essa ferramenta não é um plágio ou espionagem, mas uma oportunidade para acompanhar o mercado e direcionar as decisões. Trata-se de uma estratégia pautada no relacionamento e parceria entre empreendimentos, favorecendo o crescimento do mercado.
Portanto, fazer benchmarking imobiliário é basicamente avaliar os pontos positivos de um empreendimento, concorrente ou não, para criar novas ideias e aperfeiçoar o próprio negócio — facilitando o processo para implementar novos processos e agregar valor ao crescimento.
Como fazer o benchmarking imobiliário?
Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, para ter os resultados esperados é preciso desenvolver o benchmarking da maneira adequada. Não é apenas visitar e conversar com profissionais de outros negócios, é essencial ter direcionamento para buscar dados úteis.
Dessa maneira, saber filtrar as informações e absorver o que for importante para o desenvolvimento de novos processos é crucial para evitar perder tempo. Além disso, demonstra seriedade e contribui para criar relacionamentos positivos com outros negócios.
Veja, a seguir, quais as principais etapas para o benchmarking imobiliário de sucesso!
Faça um planejamento
O primeiro passo para o sucesso do seu benchmarking começa antes mesmo de analisar outros negócios. É preciso realizar um diagnóstico da sua imobiliária e identificar o que está indo bem e o que precisa ser melhorado, e planejar as ações com base em dados reais.
Sendo assim, é importante considerar os seguintes aspectos:
- avalie o mercado imobiliário;
- analise a gestão do seu negócio;
- defina os pontos que precisam de melhorias;
- estabeleça pontos específicos que serão avaliados no benchmarking;
- separe tudo por tópicos;
- treine sua equipe para o benchmarking.
Estude a concorrência
Após realizar o planejamento interno, é o momento de estudar o mercado e as imobiliárias concorrentes com potencial para a realização do benchmarking. Ao identificar os empreendimentos que se destacam, estude sobre eles e as boas práticas que executam.
Crie networking
O bom relacionamento com outras empresas é imprescindível para qualquer negócio, por isso, é importante fortalecer o networking. Além de ter maior desempenho no benchmarking, você terá informações precisas e melhores oportunidades para implementar melhorias.
Esteja preparado
Por fim, o benchmarking é uma atividade que gera ações e investimentos para implementar ou aperfeiçoar procedimentos. Seja no atendimento ao cliente, gestão interna, marketing imobiliário ou outro departamento, é importante estar preparado e investir nas melhorias e potencializar o crescimento.
Por que o benchmarking é importante?
De acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o mercado imobiliário cresceu 46,1% no primeiro trimestre de 2021. Com um cenário otimista, ter diferenciais relevantes ao cliente é indispensável para a imobiliária que deseja impulsionar os resultados.
Nesse contexto, o benchmarking imobiliário é um aliado para direcionar as ações e facilitar o desenvolvimento de ideais capazes de revolucionar o negócio. Além disso, contribui para manter a imobiliária com bom desempenho em relação aos melhores concorrentes.
Sendo assim, o benchmarking imobiliário é considerado importante por proporcionar os seguintes benefícios:
- contribui para superar desafios;
- ajuda a melhorar pontos específicos;
- auxilia a implementar a melhoria contínua;
- mantém a imobiliária competitiva;
- ajuda a direcionar melhor os investimentos;
- contribui para evitar prejuízos e erros;
- ajuda na captação de clientes.
Nesse sentido, as vantagens que o benchmarking proporciona tanto a curto, médio e longo prazo são fundamentais para a expansão da imobiliária. Inclusive, pela adoção de boas práticas que tem o objetivo de elevar a satisfação do cliente e garantir resultados satisfatórios.
Como você pode notar neste artigo, o benchmarking imobiliário é uma oportunidade essencial para identificar oportunidades e aplicar melhorias precisas. Portanto, não deixe de considerar essa estratégia para ter um negócio escalável e se destacar no mercado.
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