Se você é proprietário de imóveis alugados, deve saber que não é nada fácil fazer a gestão dos seus inquilinos, ainda mais se você não tem uma imobiliária para te ajudar. Cobrar os pagamentos, auxiliar com problemas condominiais e principalmente, executar consertos e reparos pode ser uma grande dor de cabeça.

Problemas na parte elétrica ou hidráulica em um imóvel alugado podem ser imprevisíveis e acontecerem de uma hora para outra. Por isso, é fundamental providenciar manutenções e reparos para garantir o bom estado de um imóvel alugado e dar condições para que o inquilino viva bem.

Casas e prédios podem sofrer com agentes externos como chuvas e ventos fortes, e com isso estão sujeitos a rachaduras ou defeitos na fiação, por exemplo. Com o tempo, podem ainda aparecer vazamentos e infiltrações.

A localização do imóvel também pode ser um fator que leve a necessidade de manutenções e reparos mais frequentes, como aqueles localizados próximos de praias. O efeito da maresia contribui no surgimento de problemas estruturais.

Diante das circunstâncias, somente com manutenções, consertos ou reparos é possível garantir o bom estado de um imóvel alugado. Vamos mostrar como fazer isso de um jeito fácil e prático.

Imóvel alugado: o que diz a legislação

A legislação brasileira é bastante clara e justa quanto aos deveres de locatários e locadores. Os donos de imóveis, antes, durante e depois de alugá-los, precisam seguir o que está proposto na lei. Apesar da obrigação, não é nada de outro planeta, são apenas regras básicas para o bom funcionamento dos processos que envolvem o aluguel no Brasil.

bom estado do imovel alugado

A regra é clara: o proprietário precisa entregar o imóvel em boas condições para quem vai viver no local, e manter o bom estado do imóvel alugado caso surjam imprevistos como problemas hidráulicos ou elétricos, por exemplo.

O proprietário não pode cobrar dos inquilinos a recuperação de estruturas desgastadas com o tempo como problemas com encanamentos antigos, rachaduras em paredes causadas pelo tempo ou bordas de janelas enferrujadas pela ação das chuvas.

Em todo caso, muitas dessas questões podem ser negociadas e devidamente conversadas, caso a situação não seja explicitamente clara.

Locatário

Já para quem aluga o imóvel, deve-se manter o local em bom estado, fazer reparos caso sejam causados por ele e, caso não sejam, informar ao proprietário para que ele tome as providências necessárias. Além disso, ele não pode fazer alterações na estrutura do imóvel sem autorização prévia. O local precisa ser entregue em boas condições de habitação.

O descumprimento dos deveres e obrigações de ambas as partes pode levar desde a dores de cabeça a processos judiciais, de modo que fica mais fácil todo mundo agir com bom senso. Dessa forma, evita-se perder tempo com desentendimentos desnecessários que geralmente não levam a nada.

Garantir o bom estado de um imóvel é, sobretudo, uma grande arma para os proprietários. Quando os moradores encontram um local em condições satisfatórias para se viver, eles passam a indicar a imobiliária ou o proprietário para sua rede de convivência, o que ajuda a criar um imaginário coletivo que inspira qualidade, conforto e satisfação. Boas práticas tendem a se espalhar!

Vantagens de garantir o bom estado de um imóvel alugado

  • Evitar prejuízos e surpresas: quando um imóvel alugado está em bom estado, evitam-se prejuízos inesperados com problemas na estrutura do local, seja na parte elétrica ou hidráulica. Contudo, quando um imprevisto acontece, a garantia de um serviço bem feito evita maiores aborrecimentos;
  • Reduzir custos: a redução nos custos é uma consequência quando o imóvel está bem conservado e com os serviços de manutenção em dia;
  • Garantir a segurança: a segurança das pessoas que moram nos imóveis deve ser tratada com máxima atenção e cuidado. Manutenções mal feitas podem ser um risco para os inquilinos. Por isso, é essencial garantir o bom estado de um imóvel alugado.

Como organizar possíveis reparos em um imóvel alugado

Simplificar o processo de manutenção do imóvel alugado é parte importante para imobiliárias e proprietários, pois muitas vezes esse caminho pode ser exaustivo e com uma pitada de burocracia.

Com a Fix, cuidamos de tudo para você e você não precisa mais se preocupar. Veja os benefícios do serviço que oferecemos a proprietários autônomos e também às imobiliárias:

  • Seu inquilino solicita a manutenção
  • Levantamos orçamentos em poucos minutos
  • Você como proprietário recebe os orçamentos automaticamente e escolhe o prestador do serviço
  • O inquilino é avisado automaticamente e pode combinar tudo com o prestador, direto pelo app
  • Você pode pagar no cartão de crédito em até 4x sem juros, e ainda tem garantia de 3 meses

O nosso processo de seleção de prestadores de serviços é rigoroso, então você pode ficar tranquilo quanto a isso. É garantia de segurança, qualidade e tranquilidade. E todo o processo pode ser acompanhado pelo aplicativo.

Manutenção para garantir o bom estado de um imóvel alugado

Como falamos anteriormente, a manutenção é um item obrigatório no processo de locação, seja por parte do proprietário ou do inquilino. Em ambos os casos, o objetivo é fazer com que o imóvel permaneça com as suas características inalteradas, garantindo uma boa experiência para o inquilino, e inclusive mantendo o imóvel valorizado, possivelmente aumentando até o preço que pode ser cobrado pela locação.

Todas as demandas de manutenção no imóvel durante a vigência do Contrato de Locação são avaliadas quanto à responsabilidade do locador (estrutural) ou do locatário (desgaste de uso).

Sendo responsabilidade do locador, é preciso providenciar os devidos orçamentos para reparos junto a prestadores de serviços qualificados e os apresentar para aprovação. E nisso a Fix pode dar uma mãozinha. Se o proprietário preferir pode também deixar a cargo de um profissional que já seja de sua confiança.

Sem dúvida, um imóvel em bom estado aluga mais rápido. É importante mantê-lo limpo e com a pintura em dia. Fazer os reparos necessários faz com que o futuro inquilino tenha uma boa impressão do seu imóvel.

Em casas, manter o pátio limpo e a grama cortada faz toda a diferença. A dica é deixá-lo o mais pronto possível para a ocupação do próximo morador. Se for mobiliado, verifique se tudo está funcionando e em bom estado de conservação.

Vistorias ajudam a garantir o bom estado de um imóvel alugado

Antes de anunciar o aluguel de um imóvel, é importante manter o seu bom estado em dia. Para isso, as vistorias são essenciais, pois elas são capazes de identificar problemas que podem não estar tão visíveis.

Muitas vezes, a olhos nus, não é possível enxergar problemas estruturais em apartamentos e casas. Inconformidades com encanamentos e fiação, por exemplo, não costumam se expostos de maneira que seja simples de se ver. Em muitos casos, é preciso um olhar mais atento para identificar esses problemas.

vistoria de imóvel

Um profissional adequado e preparado para essa finalidade é sempre mais útil e pode encurtar um caminho nesse processo. As surpresas, quando o assunto é garantir o bom estado de um imóvel alugado, não são muito bem vindas. Além disso, contratempos podem ser mais custosos que vistorias bem feitas.

As vistorias devem ser realizadas de forma detalhada tanto na locação, quanto na desocupação do imóvel. O objetivo é garantir que o imóvel seja recebido e entregue em plena condição de uso e livre de modificações não aprovadas pelo proprietário.

Uma forma de manter a vistoria registrada são levantamentos fotográficos dos itens que compõe o imóvel, que podem ficar à disposição do proprietário e do inquilino. Esse mecanismo é interessante para o acompanhamento do estado das locações, para definir, por exemplo, o que seriam as modificações causadas pelo tempo e as modificações causadas pela ação humana.

Se você optar por realizar os reparos com a Fix, fica ainda mais simples, pois o relatório do que foi feito, com fotos do “antes e depois” fica à disposição para o solicitante e aprovador consultarem quando quiserem.

Como sua imobiliária pode te ajudar

Para garantir o bom estado de um imóvel alugado é preciso fazer manutenções e reparos. Tais atividades devem ser feitas por um profissional que seja experiente e tenha habilidade para identificar e resolver o problema.

As imobiliárias estão em constante diálogo com inquilinos e proprietários, principalmente, quando esse tipo de demanda surge. Pode ser algum defeito na parte elétrica ou hidráulica do imóvel alugado.

Para que esse processo seja rápido e satisfatório, as imobiliárias também podem firmar uma parceria com a Fix, que tem uma equipe qualificada e de confiança a disposição para resolver todo tipo de problema de instalações, manutenções, consertos e reparos.

A parceria é feita de maneira rápida e prática, e você como proprietário de um imóvel vinculado a esse tipo de empresa pode indicar nossos serviços a eles. Veja só.

  1. O cadastro é feito no site ou pelo aplicativo;
  2. O contrato é assinado;
  3. É definida a comunicação e os detalhes operacionais;
  4. Um treinamento é realizado sobre o uso da plataforma e sua ativação.

O avanço da tecnologia permite que os processos sejam mais ágeis e quando se trata de manutenções e reparos domésticos essa rapidez é imprescindível, uma vez que problemas nas instalações elétricas, por exemplo, podem comprometer o dia a dia dos inquilinos.

Agora ficou claro a importância de garantir o bom estado de um imóvel alugado, não é mesmo? E mais do que isso, a forma como se mantém a conservação dos imóveis também faz toda a diferença.

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.




Dicas relacionadas:

Orçamento de reforma 5 dicas para elaborar o seu em 2021
Orçamento de reforma: 5 dicas para elaborar o seu em 2021

5 dicas para você fazer seu orçamento de reforma e otimizar seus gastos. Aproveite a leitura e conte com a Read more

Como garantir que sua casa está segura e com a manutenção em dia

Manter a segurança de nossos lares requer alguns cuidados que podemos tomar no dia a dia e, vez ou outra, Read more