Quando se pensa em melhorias em uma casa, seja com o objetivo de valorizar o imóvel em uma locação futura, seja em busca de melhor qualidade de vida no morar, a maioria das pessoas tende a pensar em reformas profundas, que demandam muito tempo, dinheiro e todo o estresse associado à realização de obras ou pequenos reparos em casa.

A verdade, no entanto, é que não é necessário passar por nada disso para deixar sua casa ou apartamento do jeito que você quer.

Pequenos reparos, que custam pouco e podem ser feitos com mais agilidade, são uma excelente opção para melhorar um imóvel de forma rápida e prática. Agora, como investir em pequenos reparos e, principalmente, como saber o que fazer nesses casos?

Em primeiro lugar, elimine preocupações e todo o trabalho envolvido na obtenção de orçamentos e verificação das referências do profissional contando com a Fix. Você só vai precisar  informar que tipo de serviço está buscando e nós fazemos a conexão com nossos prestadores. Você terá orçamentos detalhados à disposição, sem necessidade de visita técnica, o que já garante economia de custos e tempo.

A seguir, confira um passo a passo de como investir em pequenos reparos domésticos para valorizar um ambiente gastando pouco.

O que fazer primeiro na reforma do apartamento?

Obras maiores exigem inicialmente a execução de um projeto arquitetônico para análise estrutural do imóvel já que a reforma pode envolver, por exemplo, a derrubada de uma parede, instalação de placas de gesso ou a renovação da rede elétrica ou hidráulica. Porém, no caso de pequenos reparos na casa, essa medida não é necessária.

Assim, você já partirá de uma posição mais vantajosa, uma vez que não será necessário gastar dinheiro com esse profissional e a obra também ganhará em agilidade, pois um projeto arquitetônico pode levar algumas semanas para ser concluído.

O que fazer, portanto? Acessar a Fix, fazer uma solicitação de reparo e aguardar que os prestadores entrem em contato com um orçamento. Impossível ficar mais simples do que isso.

Depois de fechar negócio com o profissional da sua escolha, entre em contato com ele para garantir a aquisição de todo o material que será utilizado antes do início das obras.

Com isso, tudo estará preparado desde o primeiro dia de reforma, acelerando o processo e permitindo que, em pouco tempo, a obra esteja concluída e as melhorias no lugar.

Pequenos reparos custam caro?

Como melhorar sua casa com pequenos reparos

Alguns reparos podem custar caro, mas existe uma série de pequenas ações que podem ser realizadas para valorizar sua casa mesmo que seu orçamento seja reduzido.

De saída, identifique os cômodos que merecem maior atenção. Se você é proprietário, dê preferência para reparos no quarto principal da casa, que normalmente é o que mais chama atenção de pessoas interessadas.

Além disso, ajustes em cozinha e banheiro podem fazer diferença, pois ter esses cômodos em bom estado de conservação mostra ao inquilino em potencial que o local está pronto para ser habitado rapidamente, sem necessidade de obra.

Por outro lado, se seu objetivo é que os reparos possam aumentar seu bem-estar no apartamento, foque nos cômodos em que você passa mais tempo. Por exemplo, para quem trabalha de casa, ter um escritório funcional e com boa estética é crucial. Já se seu hobby é cozinhar, alguns ajustes na cozinha tornarão tudo mais agradável e prático.

Por onde começar a reforma do apartamento?

Quando falamos de pequenos reparos domésticos, mais importante do que saber por onde começar é ter a noção de que a casa ou apartamento precisa se manter funcional e habitável durante os dias em que a reforma estiver sendo realizada. Ou seja, mesmo que estejamos lidando com ajustes menores e que não vão demandar quebradeira generalizada, faça o trabalho de modo a garantir que você poderá permanecer no local enquanto os trabalhos são realizados.

Algumas dicas de organização da obra são valiosas. No dia anterior ao início dos trabalhos, deixe tudo preparado, como móveis cobertos, em especial sofás e poltronas, que podem ficar muito sujos a depender do tipo de reparo que será feito. Além disso, preveja se você ficará sem poder acessar o guarda-roupa por alguns dias e retire com antecedência o que for precisar.

Também é preciso estar atento à ordem dos cômodos em que a reforma acontecerá. Por exemplo, não realize obras ao mesmo tempo em todos os quartos da casa. Com isso, você poderá ocupar um deles para dormir e trabalhar ao longo do tempo em que a reforma ocorre nos demais cômodos da casa.

Outro ponto são as chamadas áreas molhadas do apartamento – cozinha e banheiro. Não faça reparos simultâneos nesses dois cômodos, pois você pode acabar ficando sem acesso às pias da casa, impedindo, por exemplo, ações básicas como escovar os dentes e lavar louça.

Opções de pequenos reparos para melhorar sua casa

Vamos a algumas dicas que você pode colocar em prática na sua casa. Um dos reparos que mais valoriza um ambiente é pintar as paredes, mas uma pintura completa pode levar alguns dias e ficar caro. Que tal apostar em alternativas que consomem menos material e tempo?

Ultimamente, tem estado bastante em voga a pintura de apenas meia parede, o que dá um toque mais moderno ao cômodo com metade do gasto com tinta.

O mesmo vale para o papel de parede. Não vai sair barato cobrir uma parede com ele, mas aplicar em apenas um trecho da parede traz cor e movimento ao ambiente sem pesar tanto no bolso.

Muita gente acha que instalar um papel de parede é algo que pode ser feito por qualquer, mas contar com um prestador de serviço qualificado da Fix garante que o trabalho ficará sem erros e você ganha tempo para atividades mais prazerosas.

Em cozinha e banheiro, pequenos reparos podem fazer toda a diferença, especialmente para quem quer colocar o imóvel para alugar. Uma medida muito rápida e barata é a instalação de tomadas tanto de 110 quanto  220 volts nesses locais. Não esqueça de usar molduras de cores diferentes para evitar o risco de queimar algum aparelho.

Outra ideia de baixo custo é o uso de fitas de LED em torno do espelho do banheiro e abaixo dos armários da cozinha. Nos dois casos, esse tipo de iluminação melhora a visibilidade e, ao mesmo tempo, consegue criar um clima mais intimista nesses cômodos.

As opções acima, contudo, são apenas sugestões e dicas de pequenos reparos domésticos que podem dar outra cara para o seu ambiente. Sua criatividade e necessidade é que darão o tom do que será feito na casa. Para qualquer ideia ou demanda que surgir, a Fix poderá ajudá-lo com profissionais de alto nível e o aplicativo mais confiável para fechar negócio e renovar sua casa direto no celular.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

quebrou queimou estragou? chame a fix, baixe o app

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

#pequenosreparos #massaparapequenosreparos #tabeladepreçosdepequenosreparosresidenciais #comopreparargessoparapequenosreparos #pequenosreparosresidenciais #pequenosreparosdomesticos #cartaodevisitapequenosreparos #comoprepararmassadecimentoparapequenosreparos #pequenosreparosemresidencias #pequenosreparosresidenciais #pretendendofazerpequenosreparos #pequenosreparosriodejaneiro #pequenosreparossaopaulo #pequenosreparossp #pequenosreparosportoalegre #pequenosreparoscuritiba #aplicativoparapequenosreparos #manualpequenosreparos #pequenosreparosdomésticos #pequenosreparoslivro #pequenosreparosresidenciais #empresadepequenosreparos #empresadepequenosreparosdomesticos #oquesãopequenosreparos #pequenosreparoseletricos #pequenosreparoseletricosresidenciais




Dicas relacionadas:

o-que-fazer-quando-o-inquilino-entrega-o-imovel-em-mau-estado
O que fazer quando o inquilino entrega o imóvel em mau estado?

Imóvel em mau estado: Você conhece seus direitos como proprietário? Sabe como pode evitar dor de cabeça na devolução do Read more

Como tirar uma boa foto para anunciar o seu imóvel?

Não entende nada de fotografia, mas quer tirar boas fotos para anunciar seu imóvel? Confira essas dicas simples e imperdíveis!