Responda com sinceridade: qual o imóvel, seja ele casa ou apartamento, que não tem algum tipo de reparo ou serviços gerais para ser feito? Sempre vai ter! No entanto, diante da correria do dia a dia, com os inúmeros afazeres do cotidiano, se dedicar à manutenção residencial e realizar sozinho (a) os serviços gerais podem fazer você perder um tempinho. Por isso, vamos dar algumas dicas para você não perder tempo com serviços gerais.

Podem ser tarefas nada complexas como uma parede para ser pintada, o conserto de uma descarga que não funciona muito bem, aquela tomada que precisa ser trocada e até mesmo a calha do seu telhado necessitada de manutenção. Sem falar naquela lâmpada com mal contato, aquele suporte de parede há meses esperando pela instalação ou um chuveiro que não anda esquentando da forma que você gostaria.

Ainda que sejam detalhes muito bobos, se você for deixar para lá, em pouco tempo isso pode virar um problema grande.

Pode, inclusive, acabar gerando a necessidade de uma obra maior. Por isso, assim que surgir algum problema residencial é indicado o conserto imediato. Não se esqueça que você pode sempre acionar os serviços da Fix, plataforma que oferece serviços gerais e de manutenção residencial com profissionais qualificados para te ajudar.

Pensando em te ajudar com pequenos consertos, separamos algumas dicas para que você não perder tempo com serviços gerais.

Manutenção residencial é necessário

Nao perder tempo com serviços gerais

Culturalmente no Brasil a manutenção periódica dos nossos pertences não é algo com que costumamos nos preocupar, isso talvez seja o reflexo imediatista do nosso modo de vida. Por exemplo, computadores e smartphones não passam por manutenção de tempos em tempos, eles só vão para a assistência mesmo quando apresentam algum defeito.

Geladeira e máquina de lavar, a mesma coisa, só vão conhecer um técnico especializado quando apresentam algum problema. O carro, por questões de segurança que envolvem diretamente a nossa vida, é o único pertence que tem uma atenção especial do consumidor com a realização da revisão dos freios, das pastilhas, dos pneus e demais itens. Esse é um bom exemplo que deveríamos seguir quando o assunto é a manutenção residencial, pois assim como os automóveis, ela envolve a segurança da nossa família e da nossa casa.

Não é exagero, isso porque a parte elétrica e hidráulica, por exemplo, são as responsáveis pela maioria dos acidentes domésticos como curtos e quedas.

Mas, então, como garantir que a casa está segura e com a manutenção em dia? Comece pelo básico: observe todos os seus cômodos, veja se há reparos a serem feitos, se as tomadas estão funcionando corretamente, se não há entupimentos na rede hidráulica, vazamentos de gás, entre outros serviços gerais.

Caso você observe a necessidade de consertos, a Fix pode te ajudar a repará-los. Ainda que você não identifique problemas, é importante que pelo menos uma vez ao ano você faça uma avaliação com um profissional de manutenção residencial, pois alguns problemas não são tão óbvios e preveni-los é a melhor saída para evitar a perda de tempo.

Cuidados para não perder tempo com serviços gerais

Nao perder tempo com serviços gerais

Por mais cuidadosos que sejamos com o nosso imóvel, o uso constante do espaço e a ação do tempo acabam contribuindo para a necessidade de reparos. Assim como o corpo humano precisa de cuidados como cortes de cabelos, de unhas, banhos, alimentação, exercícios e até cuidados estéticos a depender da necessidade da pessoa, uma residência vai precisar de atenção quanto à renovação da pintura, a limpeza de calhas e, entre outros, a revisão elétrica e hidráulica para se manter em dia.

Nesse sentido, é preciso tomar alguns cuidados para não perder tempo com serviços gerais e também cuidados com nossa segurança e a do nosso lar. O primeiro deles é com a rede elétrica: se você não sabe mexer com essa parte, o ideal é chamar um profissional. Um exemplo é a instalação de chuveiros, se for colocado de forma errada pode causar pequenos choques. Como a eletricidade é algo sério, só faça reparos elétricos sozinho se você souber o que está fazendo.

Outro item importante a ser levado em consideração é a rede hidráulica.

Isso porque os vazamentos e entupimentos podem ocorrer de uma hora para outra, seja uma torneira pingando ou algo mais sério como um cano furado desperdiçando quantidades grandes de água. Por isso, é importante prestar atenção no funcionamento cotidiano da rede e manter em dia a manutenção. Evita acidentes e surpresas indesejadas.

Um cuidado que você deve tomar quando o assunto é serviço geral é a instalação de prateleiras ou coisas que necessitem furar a parede. É preciso saber por onde passa a fiação e os canos do sistema de água e esgoto para evitar acidentes. Essas informações geralmente estão na planta do imóvel. Se você mora em um imóvel alugado, esses detalhes podem ser consultados direto com o proprietário ou com a imobiliária.

Como não perder tempo com serviços gerais

Se você dá valor ao seu tempo livre e gosta de usá-lo se dedicando aos seus projetos pessoais, a passar mais tempo com a família, lendo, vendo filmes ou mesmo se dedicando a si mesmo, sabe a importância de não perder tempo com o que quer que seja. Valorizar e administrar o tempo hoje em dia é uma habilidade que todos estão em busca, sobretudo diante de um mundo hiperconectado e cheio de informação.

Para que não percamos tempo com serviços gerais da nossa casa, é importante que saibamos planejar da melhor forma o seu funcionamento. Como já temos muitas tarefas domésticas como limpar, passar, cozinhar e lavar, serviços da ordem dos consertos e reparos podem consumir todo o nosso escasso tempo. 

Para fazer esse planejamento não é necessário levantar planilhas complexas nem nada do tipo, colocar no papel já ajuda bastante. Você pode fazer uma listinha de tudo o que você precisa consertar na sua casa, por exemplo. Faça um checklist com itens como elétrica, hidráulica, pintura, portas e janelas e avalie o que está em boas condições. Lista feita, coloque prazos para a realização das tarefas e tente fazer sozinho o que for possível. 

Você pode classificar essa tarefas da mais urgente para a menos urgente, assim saberá o que deve ser resolvido primeiro.

Outra coisa interessante a ser feita é anotar o que já foi feito e colocar a data de quando foi realizado. Por exemplo, se você trocou uma torneira no dia x, quando e se ela apresentar um problema novamente você vai saber o seu tempo de uso, a sua vida útil e, assim, se programar para futuras trocas ou consertos.

Esse método pode, inclusive, ser aplicado para organizar outras coisas da vida: listar as tarefas partindo do mais urgente, colocar prazos e anotar as datas de realização para o seu acompanhamento. Pintou a parede hoje, anote e acompanhe. Quando ela precisar de uma nova mão de tinta você pelo menos vai conseguir identificar de quanto em quanto tempo a sua parede deve ser pintada. Vai ser possível até avaliar a durabilidade daquela marca de tinta e deve investir em outra.

Então como não quer perder tempo com serviços gerais? Contrate quem sabe!

Você não precisa mais se preocupar ou gastar seu tempo tentando arrumar coisas que não sabe nem por onde começar. Não tem porque perder o precioso tempo do fim de semana todo tentando colocar prateleiras na parede, por exemplo, quando pode contratar um profissional especializado que fará tudo isso em questão de horas.

Caso você tenha algum problema que envolva serviços gerais, a Fix tem os melhores profissionais para te ajudar, sempre com ótimos preços e serviços de alta qualidade. Um profissional em serviços gerais, o famoso “faz tudo” e também conhecido como marido de aluguel vai te garantir algumas vantagens. Veja a seguir:

  • Ter um serviço de qualidade;
  • Pagar o preço justo;
  • Não precisar perder seu tempo com tentativa e erro até acertar no conserto;
  • Dedicar seu tempo a outras atividades;
  • Ter a certeza que seu problema será avaliado e sanado por um profissional que entende do assunto, afinal ele é especialista na área;
  • Não precisar se preocupar com a compra de material, o profissional leva tudo para você;
  • Qualquer serviço terá a garantia de 90 dias. Ou seja, se voltar a dar o mesmo problema, nós vamos até você para resolver;
  • Uma só empresa com diferentes soluções: desde serviços gerais, pequenos reparos, manutenção da parte elétrica ou, mesmo, colocar uma simples prateleira. A gente faz tudo por você;
  • Ter a certeza de estar lidando com um profissional qualificado e que já foi avaliado por nós. Isso te dá a segurança de não abrir sua casa para um estranho;
  • A solicitação de orçamento e, até mesmo, o agendamento de visitas ocorre dentro de nosso app ou site, de forma muito simples, rápida e prática.
  • Pagamento online, o que te garantirá maior segurança.

 Chame a Fix!

O aplicativo de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

 




Dicas relacionadas:

Como garantir o bom estado de um imóvel alugado

Se você é proprietário de imóveis alugados, deve saber que não é nada fácil fazer a gestão dos seus inquilinos, Read more

Como fazer a manutenção do imóvel alugado

A lei do inquilinato no Brasil prevê diversos direitos e deveres entre locatário e proprietário. Quando o assunto é manutenção Read more