Não entende nada de fotografia, mas quer tirar boas fotos para anunciar seu imóvel? Confira essas dicas simples e imperdíveis!

Se você está pensando em anunciar o seu imóvel tanto para venda quanto para locação, certamente chegou neste artigo pois entende a necessidade e a importância de estar presente no mundo online – bem como trabalhar na qualidade do material que vai expor. Tirar boas fotos para anunciar seu imóvel fará com que você aumente o poder de alcance do seu anúncio e amplie suas oportunidades. Mas para isso, chamar a atenção com fotos bem feitas e de qualidade será fundamental, afinal, a primeira impressão é quase sempre a que fica.

Com a transformação digital e o aumento do acesso à internet, não só cresceu o número de potenciais clientes, mas também de expositores (ou concorrentes). Contudo, nem todos trabalham de forma adequada, enquanto outros já estão aprimorando seus anúncios até mesmo com vídeos, inclusive. Ou seja: a régua está ficando cada vez mais alta e trabalhar de forma simplista, pode prejudicar o resultado esperado. O fato é que a experiência do cliente tem sido algo bastante debatido no mercado e agregado muito valor para sua oferta.

Por isso, precisamos ter em mente que o intuito das fotos é fazer com que o interessado consiga se sentir no ambiente o máximo possível, se ver morando no local, favorecendo e destacando os benefícios do imóvel por meio das imagens. Quanto mais você conseguir isso, mais interessados vão te contatar e com mais qualidade, pois já entenderam bem os detalhes da sua casa ou apartamento.

Nas dicas abaixo, vamos abranger tudo que você precisa minimamente para garantir fotos de boa qualidade para seu anúncio, chamar a atenção dos usuários e despertar maior interesse. Vamos lá!

Seleção do dispositivo/câmera

Selecao-do-dispositivo-camera

Antes de mais nada, escolher o dispositivo com o qual você vai tirar as fotos para anunciar seu imóvel poderá mudar todo o resultado. Se você está pensando que terá que comprar uma câmera profissional, fique tranquilo! Não é necessário. Até porque, hoje em dia, os novos smartphones já vêm com câmeras de alta qualidade, suficientes para garantir boas fotografias. Complementando com as dicas abaixo, o ótimo resultado é certo!

Organização do ambiente

Organizacao-do-ambiente

Não adianta que a câmera e o local sejam ótimos se o ambiente está desorganizado. Por isso, antes de tirar a foto, certifique-se de fazer uma faxina na casa e tirar tudo aquilo que não é necessário no enquadramento. Roupas, calçados, móveis fora do lugar, objetos pessoais e sujeira só trarão uma má impressão.

A recomendação é que o local fique o mais limpo possível e com menos objetos. Então, se possível (pelo menos para tirar as fotos), tire da visão todos produtos de limpeza, feche a tampa do vaso sanitário, guarde brinquedos e aparelhos, entre outros. Quanto mais limpo e organizado ficar o ambiente, mais você passa a sensação de leveza e espaço no lugar. Lembre-se: a experiência do cliente é fundamental, ele precisa se ver morando no seu imóvel.

Você pode se interessar: Como vender imóvel nas redes sociais? 8 dicas infalíveis

Ângulos e Iluminação

Se você focar em uma boa iluminação, boa parte do trabalho já estará feito. Isso porque a questão da luminosidade de um imóvel é um fator crucial para a decisão. Quanto mais luz sua casa ou apartamento receber, mais atrativo ele parecerá. Se não tiver luz natural (que é o mais recomendado), não tem problema, utilize luzes artificiais (as normais da sua casa) para deixar o ambiente com bastante claridade e com imagens bem nítidas. Fotos escuras podem passar uma má impressão.

A dica é trabalhar com testes! Experimente tirar a foto de um mesmo local, mas com angulações diferentes: de frente, pelas laterais, de cima, de baixo. Em apenas alguns cliques, você vai identificar qual o melhor posicionamento para tirar a foto. Além disso, às vezes, uma pintura ou nova decoração na parede – como adesivamento, já trará um ar bem diferente para seu imóvel.

Leia também: 13 ideias para decorar um imóvel alugado

Edição das imagens

Sim, obviamente, se você puder editar suas fotos, melhor elas vão ficar. Contudo, nem todos possuem conhecimento para trabalhar na edição de fotos para anúncios de imóveis. Ainda assim, há diversos aplicativos – às vezes do próprio smartphone, entre outros gratuitos – que com simples toques já vão melhorar bastante a qualidade da imagem. Basta uma rápida pesquisa no Google e você encontrará. Se preferir, no YouTube há ótimos tutoriais simples para você mexer na imagem sem distorcê-la.

Importante: se optar por mexer nas fotos, muito cuidado para não exagerar! O exagero nas edições poderá passar uma mensagem para o interessado de que você editou para esconder algo, ou que as fotos foram mexidas e estão distorcendo a realidade.

CONHEÇA A FIX A SOLUÇÃO IDEAL PARA MANUTENÇÃO DE IMÓVEIS

Dicas gerais!

  • Comece pelo lugar de melhor destaque: todo anúncio começa com uma imagem de um dos cômodos da casa. Escolha seu ambiente preferido, aquele que você acha mais bonito e atrativo. Se as pessoas julgarem seu “livro pela capa”, garanta que elas vejam a melhor capa de todas!
  • Opte por tirar as fotos durante o dia. Assim, você poderá aproveitar melhor a luz natural para deixar suas fotos nítidas e mais atrativas.
  • Se tiver um espaço grande e quiser valorizar, utilize referências. Às vezes, em uma foto, o local pode não parecer tão grande quanto realmente é. Uma pessoa, um objeto grande como violão ou algum outro elemento poderão trazer a referência necessária.
  • Fotografe todos os cômodos do seu imóvel. Além de mostrar o real tamanho da sua propriedade, na hora da visita técnica presencial, não ficará nenhuma surpresa.
  • Pequenas reformas e manutenções antes de colocar seu imóvel para locação podem mudar a forma como você precifica! Por isso, não deixe de conferir nossas dicas sobre pequenos reparos diferenciais para garantir a venda ou locação do seu imóvel.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e confira muito mais! Se você caiu aqui por meio de alguma pesquisa sobre o tema e não sabe quem é a Fix, saiba que somos uma plataforma digital que oferece a mais rápida maneira de te conectar aos melhores prestadores de serviços, independente de sua necessidade!

Nossa plataforma oferece mais de 15 categorias de serviços com segurança e qualidade para os mais variados tipos de reformas e manutenções, desde a montagem de um imóvel a problemas estruturais de hidráulica ou elétrica. Antes de colocar o imóvel para locação, vale dar uma olhadinha para buscar formas de valorizar ainda mais o seu bem!