Existia uma grande expectativa de que em 2020 as vendas de imóveis iriam disparar, acontece que ninguém esperava por uma pandemia. Comprar imóveis passou a ser mais fácil, já que a taxa de juros foi reduzida. Aliás, as boas condições para comprar imóveis em 2021 devem continuar.

Seja para realizar o sonho de ter a casa própria ou apenas para investir em um imóvel, o mercado imobiliário continua sendo interessante. Afinal, é muito mais interessante morar em um lugar que pertence a você do que pagar aluguel todos os meses. Além disso, é possível lucrar com a locação, caso você já tenha um para morar.

Fato é que as boas condições devem permanecer, porque mesmo que a Taxa Selic aumente, o índice não deverá ser tão elevado. Quer saber mais sobre esse assunto? Você pode conferir todos os detalhes a seguir!

Vai ser fácil comprar imóveis em 2021?

A Taxa Selic, que é considerada a taxa básica de juros, atingiu o menor patamar de sua história. Desse modo, as instituições financeiras reduziram os juros dos empréstimos e financiamentos, fazendo com que a aquisição de um apartamento, de maneira parcelada, se tornasse mais fácil. Por outro lado, quem tem investimentos em renda fixa perdeu seu lucro.

Para se ter uma ideia, em 2019 os juros dos financiamentos estavam em cerca de 12% ao ano, enquanto agora é possível encontrar opções na faixa de 6%. Essa é uma diferença muito significativa e que estimula aqueles que já estavam interessados na compra de um imóvel. Por outro lado, os financiamentos podem ser pagos em até 35 anos.

Especialistas afirmam que 2021 será um ano extremamente positivo para o setor, tanto para as vendas de imóveis novos quanto usados. Aliás, 2019 foi positivo, o melhor ano desde 2014 e em 2020 os dados não foram ruins, ainda mais se levar em consideração a pandemia. A expectativa é de que exista uma alta de 10% nas vendas em todo o Brasil neste ano.

Falando sobre 2020, em agosto houve um acréscimo de 58,9% na venda de unidades, numa comparação com o mesmo período de 2019. Os números são do Indicador mensal da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Além disso, entre junho e agosto foram vendidas 38.886 unidades no Brasil, com alta de 45,7% em comparação com o ano anterior.

Muita gente está decidida a comprar um imóvel

Comprar imóveis em 2021 será mais tranquilo, já que a quantidade de ofertas será crescente. Existem muitas pessoas que já desejavam comprar em 2020, mas foram impedidas pela pandemia. Isso quer dizer que tem uma demanda reprimida vindo por aí, o que fará saltar o número de unidades comercializadas em todo o país.

As baixas taxas de juros servem como um impulso para essa decisão. Antes disso, os interessados pensavam que não conseguiriam dar conta da prestação, já que muitas vezes os valores ficavam mais elevados a cada mês passado. Por isso, diversas famílias permaneceram em aluguel, mas agora podem mudar a realidade.

E tem mais uma questão que não podemos deixar de abordar: durante a pandemia as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas residências, dessa maneira perceberam como é importante morar em um local confortável. Pensando nisso, passaram a buscar por unidades que atendessem as necessidades.

É possível comprar um imóvel pagando menos?

Sim, se você já tem um financiamento, a melhor ideia é entrar em contato com o seu banco e renegociar as taxas de juros. Como a Selic está baixa, existe a possibilidade de pagar menos e garantir com que as parcelas sejam menores. Além disso, é possível trocar o financiamento de banco, para encontrar uma instituição financeira com condições mais brandas.

Quem pretende comprar imóveis em 2021 precisa ter um bom planejamento financeiro, para não correr o risco de ficar sem dinheiro para pagar as parcelas. Assim, é essencial que as pessoas façam um investimento conforme a sua capacidade de pagamento. Então, caso não consiga pagar à vista, invista no máximo 25% da sua renda líquida.

É importante que o interessado em comprar um imóvel faça uma avaliação de toda a documentação do imóvel, para avaliar se há escritura ou algum débito, no caso de construções usadas. Além disso, pesquisar sobre o histórico da construtora sempre é algo recomendado, avaliando o tempo de mercado. Por exemplo, uma incorporadora que costuma entregar as obras depois do combinado, não é boa opção.

O interessado em comprar um imóvel, principalmente se ele ainda estiver na planta, deverá buscar pelo registro em cartório da unidade. Aliás, é algo conhecido como memorial de incorporação. Essa é a garantia de que o cliente irá receber aquele que comprou, sendo algo muito importante para evitar golpes.

Faça uma boa pesquisa antes de comprar um imóvel

Pessoas que estão buscando por um imóvel para morar devem avaliar diversas questões antes de fechar uma compra, para que depois não se arrependam. Dessa forma, é interessante que a unidade esteja localizada próxima de alguns pontos, como por exemplo:

  • Escolas;
  • Padarias;
  • Supermercados;
  • Academias;
  • Shoppings;
  • Parques;
  • Rodovias.

A principal dica é caprichar na pesquisa, já que é algo que trará uma maior segurança no momento da compra. Avalie todos os detalhes sobre a região onde o imóvel está localizado, para descobrir se é um bairro tranquilo ou não. Além disso, é interessante aproveitar o tour virtual oferecido pela construtora, se for o caso.

Quando se está em busca de um imóvel, é importante que tenha em mente algumas questões, como a localização, o tamanho do espaço e as áreas de lazer disponíveis. O que você está procurando, um imóvel com piscina? Prédio com salão de festas? Dificilmente o consumidor poderá reunir todos os desejos e pagar um preço baixo.

Compre rápido!

Por mais que seja importante fazer uma pesquisa e avaliar todos os detalhes antes de fazer uma compra, a pressa pode ser sua amiga neste momento. Acontece que os materiais de construção estão passando por um forte processo de elevação nos preços. Assim como os serviços da construção civil estão mais caros.

Os apartamentos na planta comprados de maneira parcelada geralmente possuem um acréscimo a cada mês conforme os valores do Custo Unitário Básico de Construção (CUB). Acontece que desde outubro de 2020 o índice vem sofrendo uma forte alta, em janeiro de 2021 a elevação foi enorme.

Isso quer dizer que pode ficar mais caro comprar um apartamento na planta, se você demorar alguns meses para assinar os papéis. Enfim, não deixe de avaliar todas as circunstâncias e faça uma compra apenas quando tiver certeza de que é algo positivo.

Aproveite as baixas taxas de juros para comprar imóveis

Os especialistas acreditam que as taxas de juros devem aumentar no médio prazo. Contudo, não existem hipóteses de encontrar níveis mais baixos do que os vistos atualmente, esse é o menor patamar da história. Portanto, é o melhor momento para aqueles que desejam fazer a aquisição de um imóvel.

Por mais que os juros voltem a subir, os bancos não devem voltar a cobrar taxas maiores do que um dígito. Isso quer dizer que devem manter na faixa entre 6% e 8% ao ano. Acontece que os bancos dependem pouco dos recursos da poupança, fazendo com que o crédito imobiliário seja mais competitivo.

Caso a Selic suba para uma média entre 3% ou 4% ao ano, as taxas cobradas nos financiamentos devem subir de 6% ao ano para entre 7% e 8%. Por isso, 2021 continua sendo um ano favorável àqueles que desejam comprar imóveis. As condições são boas e se você tem algum dinheiro guardado, pode aproveitar.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.




Dicas relacionadas:

conheca-os-principais-gastos-que-todo-proprietario-tem-com-um-imovel-parado-capa
Conheça os principais gastos que todo proprietário tem com um imóvel parado

Imóvel parado? Evite gastos desnecessários e gere uma renda extra. Confira essas dicas que separamos para você!

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-corretor
Possui um imóvel para alugar? 5 dicas para gerar uma renda extra

Não deixe seu imóvel parado! Saiba como valorizar seu bem e ainda gerar uma renda extra com nossas 5 dicas Read more