Os imóveis são ótimos investimentos para quem busca geração de renda e segurança, por exemplo. Conheça as vantagens de investir em imóveis!

Conhecida como uma das formas mais seguras de investir, o investimento em imóveis é um tipo de aplicação segura, rentável e que oferece menor oscilação em relação a outros investimentos.

Apesar do aumento da taxa Selic, o investimento no setor imobiliário ainda é uma escolha segura. Além de contarem com a rentabilidade mensal, os investidores também encontram um fluxo previsível de renda e maior proteção de capital.

Seja por meio dos aluguéis, seja pelas operações de revenda, o setor imobiliário se mantém aquecido e, assim, atrai cada vez mais investidores.

Confira as principais vantagens de investir em imóveis e descubra dicas para garantir bons negócios!

Renda passiva extra

Investir em imóveis é uma oportunidade única de gerar uma renda passiva, isto é, um valor mensal que não depende diretamente de um emprego, a partir do qual você pode pagar seus gastos fixos, comprar algo que estava nos planos há algum tempo ou, até mesmo, garantir a sua viagem dos sonhos.

Você também pode cobrir as despesas do imóvel ou investir em outras aplicações por meio da renda passiva extra que entrará no seu orçamento.

E a possibilidade de garantir uma renda passiva pode surgir por meio do aluguel ou da revenda. Basta optar por um imóvel que está bem-localizado, que possui segurança e que tem potencial o suficiente para ser alugado ou revendido.

Recursos antigos, novas oportunidades

confira-as-principais-vantagens-de-investir-em-imoveis-live-cozinha

Além de gerar lucros para o investidor e funcionar como uma ótima fonte de renda, investir em imóveis também é uma opção muito funcional para quem possui um apartamento e/ou uma casa que não estão habitados no momento.

Você pode alugar da forma tradicional e garantir a renda passiva mensal, ou, então, também pode alugar por temporada, principalmente em localidades bucólicas ou litorâneas.

O aluguel por temporada oferece um ótimo atrativo: a flexibilidade. Afinal, com o seu imóvel alugado por curtos períodos, você pode definir dias específicos para o seu uso ou para que algum amigo ou familiar possa utilizá-lo.

Esta forma de alugar seu imóvel é um ótimo atrativo para quem possui um apartamento fora da cidade onde vive, por exemplo. Portanto, pode funcionar tanto como uma fonte de renda, quanto um destino de viagem.

Maior fluxo de caixa

A partir do investimento no imóvel, isto é, a partir da renda gerada, também é possível ter um aproveitamento em relação a impostos, taxas e demais despesas, pois você contará com um maior fluxo de caixa, mês a mês.

Uma vantagem interessante para quem busca investir em imóveis, portanto, é garantir uma renda a longo prazo, que ainda pode ser utilizada para complementar a aposentadoria, por exemplo.

Segurança do patrimônio

Que tal contar com uma das maiores vantagens de investir em imóveis? A segurança!

O mercado imobiliário é um setor que está em constante crescimento, até mesmo em situações nas quais a economia está mais retraída, como durante a pandemia provocada pelo coronavírus.

Quando comparados com outros investimentos, os investimentos imobiliários se mostram um negócio promissor, pois, além da renda mensal, oferece mais segurança para os investidores devido à valorização dos imóveis.

É muito difícil imaginar um cenário em que o setor seja desvalorizado por algum motivo que não seja falta de manutenção ou algo similar. Afinal, as correções monetárias favorecem a valorização. Diferentemente dos investimentos em renda fixa e do mercado de ações, cujos resultados são mais instáveis e os riscos são maiores, assim como as chances de o investidor perder a aplicação de recursos financeiros.

Proteção perante a inflação

A partir da demanda por imóveis e sua sinergia com o crescimento do PIB, outra vantagem que pode ser apontada no investimento no setor imobiliário é a capacidade de cobertura da inflação que o mercado possui.

Isso acontece, pois, quando a economia cresce, a demanda por imóveis aumenta, o que também influencia no aumento dos valores dos aluguéis.

Com o poder de compra dos imóveis cada vez mais valorizado, a inflação não é uma ameaça para os investidores.

Diversificação de portfólio

A diversificação de investimentos é uma dica importante para a carteira de qualquer investidor. E caso você esteja em contato com outros tipos de investimentos, certamente conhece esta informação.

Portanto, ainda que você esteja com um foco mais direcionado para os investimentos de renda fixa, também é possível investir em imóveis, que, inclusive, é uma ótima maneira de diversificar seu portfólio.

Desta forma, você tem mais opções de investimentos, agrega outras oportunidades com as diferentes aplicações, além do fato de o setor imobiliário garantir mais segurança, rentabilidade e todas as outras vantagens citadas anteriormente.

Escolha o imóvel para investir 

confira-as-principais-vantagens-de-investir-em-imoveis-live-sala

Agora que você conhece as principais vantagens de investir em imóveis, que tal conhecer os melhores apartamentos para começar seu investimento?

Os detalhes são essenciais!

Para garantir uma boa escolha dos imóveis para investir, é importante focar naqueles com alta procura.

Para isso, detalhes como localização, padrão da construção e empresas com bons portfólios são alguns dos parâmetros para tomar a melhor decisão possível.

Imóveis de qualidade com boa localização

Prezar por uma boa localização significa escolher uma área mais valorizada, pensando nos principais pontos atrativos e o potencial de crescimento da região.

Por este motivo, é interessante investir em bairros e cidades reconhecidos pela qualidade de vida. Caso esteja pensando em investir na Cidade Maravilhosa, por exemplo, não deixe de conferir os melhores apartamentos à venda no Rio de Janeiro!

Conservação e cuidados básicos

Garantir o bom estado dos imóveis adquiridos é muito importante, pois além de contribuir com uma experiência positiva para quem mora, também garante que o apartamento não se degrade e perca o seu valor ao longo do tempo.

Defeitos decorrentes do desgaste ou problemas estruturais de responsabilidade do proprietário. Por esse motivo, é indispensável reparar problemas como: falhas na fiação, ferrugens, rachaduras e infiltração.

Para isto, as manutenções e reparos são essenciais para manter as condições de conservação do ambiente. Afinal, é uma obrigação do locador a entrega do imóvel em perfeito funcionamento. 

Tenha uma experiência única!

Comprar um imóvel pode ser um desafio, afinal, é uma aquisição muito importante, mas não precisa ser um processo complicado e estressante. Confira o e-bookBusca e Aquisição de Imóvel: A Jornada” e tire todas as suas dúvidas com o passo a passo de compra do seu imóvel!

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.




Dicas relacionadas:

o-que-fazer-quando-o-inquilino-entrega-o-imovel-em-mau-estado
O que fazer quando o inquilino entrega o imóvel em mau estado?

Imóvel em mau estado: Você conhece seus direitos como proprietário? Sabe como pode evitar dor de cabeça na devolução do Read more

Como tirar uma boa foto para anunciar o seu imóvel?

Não entende nada de fotografia, mas quer tirar boas fotos para anunciar seu imóvel? Confira essas dicas simples e imperdíveis!