Evite gastos desnecessários e gere uma renda extra
Às vezes, só com o tempo, o proprietário de um imóvel começa a entender os custos de se ter um imóvel parado. Além, é claro, da perda de uma renda extra. Um imóvel sem inquilino pode trazer diversos gastos – alguns esperados, outros de surpresa. No texto abaixo, vamos trazer os principais custos de um imóvel parado e mostrar que gerar uma renda extra com seu bem pode ser um pouco mais simples do que se imagina.
Ao ter um inquilino alugando seu imóvel, o proprietário deixa de arcar com alguns custos que passarão a ser de responsabilidade do novo morador, tais como condomínio (em casos de apartamentos), determinados tipos de reformas, entre outras contas mensais que detalharemos abaixo. Se você não pretende vender seu imóvel, o texto abaixo vai te mostrar que colocá-lo para locação será o melhor caminho.
Leia também: Reparos e reformas que mais valorizam o imóvel
Quais os gastos que um imóvel parado pode gerar?
Manutenções e Reformas: muitos pensam que um imóvel parado tende a não gerar custos com manutenção, uma vez que não há moradores ‘depreciando’ o imóvel. Há muitos cuidados exigidos em um imóvel que só fica mais difícil de observar à distância, como por exemplo, infestação de pragas, como cupins, ou uma infiltração nas paredes.
A falta de uso de canos e tubulações, o acúmulo de poeira, mofo e até mesmo as ‘inofensivas’ manchas na pintura da parede podem gerar diversos problemas. A falta de cuidado em questões como essas poderão dificultar mais o seu processo futuro, seja de venda ou locação do seu imóvel.
Gastos Fixos e Mensais: um imóvel parado gera por si só algumas mensalidades. Às vezes, podem até ser de baixo valor, mas que acumulados, o montante poderá fazer diferença no seu orçamento. Ao deixar seu imóvel parado, considere gastos como contas de água, luz, gás, taxa de coleta do lixo, o já conhecido Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de algumas taxas que variam de acordo com o modelo de contrato. Algumas destas contas, se não forem pagas em dia, poderão acarretar em multas. Há também de se considerar o custo com limpeza, pois um local com muita poeira ou bolor, por exemplo, pode até depreciar o valor do seu imóvel.

Condomínio: este custo é de preocupação de todo proprietário que possui seu imóvel em prédios ou em um conglomerado de casas. O valor, destinado para os cuidados de infraestrutura do local do imóvel, é geralmente pago mensalmente. Se você possui um inquilino no seu imóvel, já é um valor a menos que terá que se preocupar – o que às vezes já poderá ser de grande alívio.
Pode não ser o seu caso, mas é importante ressaltar que a falta de pagamento de contas como condomínio ou IPTU podem gerar uma grande dor de cabeça. Além de multa, a inadimplência pode render até mesmo ações judiciais, que podem resultar em bloqueio da conta bancária ou até mesmo penhora do imóvel em casos mais graves, e no caso do IPTU, uma dívida com o município e protesto em cartório.

Segurança: se o seu imóvel for uma casa e não um apartamento, há uma preocupação extra: o perigo de invasões e depredação. Nesses casos, é recomendado que haja algum sistema de monitoramento e segurança para evitar maiores prejuízos. Ou seja, um pouco mais de investimento no seu imóvel parado.
Por fim, não deixe de consultar um profissional para que ele avalie todas as cobranças relacionadas ao seu imóvel e te recomende quais podem ser revistas ou suspensas por determinado período. Como algumas leis e regulamentações, bem como decisões judiciais, podem variar de acordo com a região do seu imóvel, vale a pena contar com o apoio de um profissional experiente para identificar o que realmente pode ser feito.
Leia também: Valorizar o imóvel antes de colocar para alugar, siga essas dicas
E como a Fix pode me ajudar nesse processo?
A Fix pode te ajudar valorizando seu imóvel para que você alugue mais rápido e com um preço às vezes até mais alto para que você aumente sua margem de lucro de forma justa e honesta, sem fugir dos valores de mercado. Venha conversar sem compromisso com um de nossos especialistas e entenda como nossa experiência no mercado imobiliário poderá te auxiliar.
Além disso, caso seu imóvel precise de qualquer manutenção ou reforma, você não terá que se preocupar em usar seu tempo para achar algum profissional qualificado e de forma segura. Você (ou sua imobiliária que também seja parceira da Fix) poderá contar com a Fix, que vai te passar opções de orçamentos para os mais variados tipos de serviços, e você decide o quê, quando e como fará.
Ficou com dúvida sobre alguma etapa do processo ou como a Fix pode te ajudar? Clique no banner abaixo e venha bater um papo com a gente!