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O que as imobiliárias estão fazendo para se transformar?
Quais têm sido os desafios?
Saiba mais na opinião de grandes nomes do setor.
Já faz algum tempo que nós temos trazido aqui no blog alguns pontos importantes sobre a digitalização no mercado imobiliário, pois faz parte da nossa missão colaborar com o desenvolvimento do setor e ajudar empresas e profissionais a acompanharem as novas tendências. Já falamos sobre como aplicar o conceito de transformação digital em sua imobiliária, se essa transformação impactou os corretores de imóveis, sobre as imobiliárias tradicionais nesse novo tempo, entre outros pontos.
Entendemos que o processo de digitalização já se tornou irreversível e é mais do que necessário estar por dentro das novidades que permeiam esse mercado. Por isso, hoje vamos trazer um pouco mais sobre esse universo na opinião de dois grandes profissionais do ramo imobiliário que trazem experiência junto a alguns dos maiores players do mercado imobiliário: Moira Toledo, Diretora de Risco na Lello, e Daniel Guerbatin, CEO da Brasil Brokers.
Clique aqui para assistir a conversa na íntegra com a Lello e a Brasil Brokers!
Como foi o início do processo de digitalização para a Brasil Brokers? O que vem sendo feito?
Quando falamos sobre digitalização no setor imobiliário, é preciso entender que não há necessidade de querer abraçar todos os processos de uma só vez – e nem é necessário! É preciso entender o que terá que ser feito e ir fazendo aos poucos, respeitando os limites de entendimento e orçamentário de cada empresa.
“A transformação digital precisa acontecer. Não apenas para acompanhar uma ‘moda’, pois se for assim, não se sustenta. As mudanças precisam estar internalizadas nas empresas e nos profissionais”.
Daniel Guerbatin
Para ele, uma das principais dificuldades no processo de transformação digital é o simples fato das pessoas realmente acreditarem nessa transformação e em seus resultados, além de acreditar também que é preciso mudar e que é possível fazer.
A Brasil Brokers, por se tratar de um grupo e não apenas uma imobiliária, se deparou com o complexo desafio de conciliar os interesses de todas as áreas, segmentos e empresas que fazem parte do grupo para se transformar digitalmente. Por isso, de começo, foram implementadas pequenas mudanças em ambientes controlados para testar os modelos. Após muitos erros e acertos, quando o projeto e os processos se tornaram mais maduros e começaram a trazer resultados, só então foi passado para outras empresas do grupo.
Nesse processo, é importante entender que não existe uma ‘receita de bolo’ a ser seguida para obter sucesso. Há muitos fatores e variantes de cada mercado, os profissionais envolvidos, localização do negócio, entre outros detalhes que podem mudar todo o resultado. Então, se te oferecerem alguma ‘fórmula secreta’ do sucesso, suspeite.
Daniel, CEO da Brasil Brokers, ressalta que a transformação digital é uma transformação cultural e também de processos. É uma transformação que precisa acontecer porque os profissionais acreditam no que estão fazendo, com os mecanismos certos definidos pelos líderes em conjunto com seus profissionais.
Segundo Guerbatin, uma organização mais horizontalizada facilita bastante esse processo. Para ele, toda decisão – uma vez que a empresa já tem bem alinhada suas metas, KPIs, entre outros termos digitais que sua imobiliária precisa conhecer – precisa ter três pessoas envolvidas de três áreas diferentes. Primeiramente a pessoa da área envolvida na decisão e que é parte da dúvida para passar a visão precisa do que terá que ser decidido, e convocar outras duas áreas quaisquer da empresa. O que esses profissionais decidirem, deve ser feito sem precisar sempre escalar para outros líderes. O tema só vai para outras esferas quando a equipe não chega a um consenso.
Isso naturalmente traz duas coisas muito importantes aos profissionais envolvidos: um grande senso de responsabilidade e autonomia. Não é algo simples de ser implementado e Daniel afirma que a Brasil Brokers ainda está nesse processo, pois em grandes empresas trata-se de algo mais complexo, mas que se realizado pode trazer resultados surpreendentes em diversas frentes, como por exemplo, um ganho de produtividade significativo.
“É fundamental implementar um modelo de governança que te permita acompanhar a velocidade com que as coisas mudam. Se você não conseguir implementar um modelo de governança que faça com que sua imobiliária acompanhe a mudança do cliente e do mundo, não vai adiantar querer digitalizar processos ou fazer a transformação digital como um todo. Se não houver mudança mental, de comando e controle, nada disso vai funcionar – seja em uma imobiliária ou em outro ramo. O mundo muda tão rápido que na hora que você tenta controlar o processo, você acaba ficando pra trás do seu concorrente que se atualizou e se transformou“, declara Daniel.
Por mim, o objetivo é que esse modelo de governança seja mais ágil e eficiente.
Confira o papo completo no Spotify

E na Lello, como foi o processo de digitalização? Quais desafios e recomendações?
Os profissionais da Lello entenderam, com base em suas necessidades, que uma das primeiras coisas a se digitalizar eram tarefas relacionadas ao núcleo do seu negócio. De administradora, a empresa passou a ser uma especialista em moradia e na vida em comum. Por isso, decidiram começar a digitalizar a base de seus contratos e logo os processos. Não foi do modelo como um todo logo de início, mas dos processos.
Então, vistorias passaram a ser digitais já em 2013 e a empresa foi uma das primeiras a trabalhar com contratos eletrônicos assim que tecnologias para esse fim chegaram ao país. A Lello entendeu que a digitalização desses processos traria uma dinâmica diferente para a empresa e uma agilidade maior para atender o cliente. Promoveram assembléias online, buscaram zerar o uso de papel na área administrativa, entre outras iniciativas.
“Tudo que foi feito visava entregar o núcleo do negócio, tudo aquilo previsto em contrato, de maneira automatizada. Feito isso, em 2018, vimos a necessidade de gerar valor, pois esta é uma das principais características da transformação digital: a geração de valor agregado ao negócio, colocar a empresa em outro lugar”.
Moira Toledo
Nesse momento, foi desenvolvido um workshop com um parceiro para pensar o futuro da cidade e a cidade do futuro para entender os âmbitos do morar, do produzir, do consumir e do trabalhar dentro dessa dinâmica e entender o lugar da Lello nesse cenário.
Para isso, foram convidados cerca de 20 profissionais multidisciplinares para trazer as mais diferentes ideias. Nessa reunião, nasceu o Lello Lab, que está em andamento há bastante tempo e é um espaço para testes, com mais liberdade, um ambiente um pouco mais controlado onde muitos estudos são produzidos a fim de transformar e inovar enquanto Lello.
Leia também: Conheça as inovações para se tornar uma imobiliária digital
Hoje, a Lello adota uma estratégia bimodal e que é muito interessante nesse momento de transformação digital. Enquanto uma equipe implementa soluções mais rápidas e de efeitos menores no próprio negócio, em seu núcleo, naquilo que já está rodando, uma outra equipe pensa diretamente na disrupção, em como vai ‘mudar tudo’, o que poderá ser diferente, como será a atuação, qual o local onde a empresa poderá estar, entre outras iniciativas do tipo.
Moira conta que uma das grandes lições que tirou desse processo foi a importância de entender que seria necessário empoderar os profissionais da empresa. Eles precisavam da sensação de serem mais líderes, os reais donos das entregas que tinham sob responsabilidade, como se fossem os empreendedores. Para isso, foi necessário rever os processos de governança da empresa – que precisam ser menos verticalizados e mais horizontalizados para viabilizar que estes times funcionem em seu melhor potencial.
Por fim, é interessante que o processo de transformação digital tente abranger a empresa como um todo, pessoas, investimentos, processos, entre outros, para que os esforços juntos tragam cada vez mais resultados.
Confira na íntegra o quarto episódio da nossa FixLive onde discutimos sobre como as imobiliárias estão se adaptando e abraçando o novo momento e se digitalizando a passos largos.
Gostou do artigo? Quer se inteirar mais sobre a digitalização no setor imobiliário e imobiliárias digitais? Acompanhe o blog da Fix! Como parte dos esforços da Fix em fomentar o desenvolvimento do setor, a empresa tem promovido, além dos artigos, a FixLive, que são lives com debates de grandes profissionais e empresas do setor imobiliário para que você possa ficar por dentro das últimas tendências.
Além disso, a Fix tem exercido um papel importante em meio a essa transformação ao auxiliar imobiliárias na digitalização dos processos de manutenções nos imóveis de seus clientes.