A boa gestão de uma imobiliária está diretamente ligada com o sucesso do negócio. Confira abaixo dicas simples e valiosas para se manter um gestor competitivo e qualificado no mercado imobiliário!

Se você é um gestor imobiliário e está buscando melhorar os resultados do seu negócio, é importante não esquecer de algumas atividades simples que acabam sendo deixadas de lado por causa da correria do dia a dia. E o grande desafio é justamente esse: lidar com diversas questões ao mesmo tempo, visando sempre garantir o melhor resultado em todas as frentes.

Desenvolver pessoas da equipe, melhorar os resultados da imobiliária, garantir a ocupação da carteira de imóveis enquanto também cuida da satisfação de proprietários e inquilinos pode ser exaustivo se não tiver uma boa organização e metas bem definidas. Por isso, a organização das suas tarefas e missões são algumas das principais armas de um gestor bem sucedido.

O gestor de imobiliária é responsável por definir metas e as estratégias que vão nortear as atividades do negócio. Estabelecer fluxos de trabalho inteligentes, reuniões estratégicas de melhoria, passar credibilidade aos clientes e estimular sua equipe são iniciativas fundamentais do gestor.

Abaixo, listamos algumas iniciativas que vão ajudar todo gestor de imobiliária a se manter organizado, com foco no resultado e com dicas de como se manter competitivo no mercado. Em resumo, como veremos, o gestor imobiliário que investe em conhecimento (de várias formas) estará sempre competitivo frente aos seus concorrentes, podendo alcançar resultados melhores a cada ano.

Você pode se interessar: Conheça as inovações para se tornar uma imobiliária digital

1- Organização: trabalhe com planejamento, defina metas

Organização-trabalhe-com-planejamento,-defina-metas

É importante que o gestor de imobiliária tenha um planejamento definido a cada ano e que, de tempos em tempos, o visite para analisar o que está sendo feito e o que precisa mudar para melhorar. Sem uma meta definida, as diversas ações ao longo do ano poderão se perder em meio a tantos desafios – sem contar aqueles que surgem repentinamente. Resultado: um fim de ano com muitas emergências resolvidas, mas nada concreto em prol dos resultados da imobiliária.

Por isso, separe um tempo no ano para revisitar atividades bem sucedidas e planejar onde sua imobiliária quer chegar e quais as métricas (kpis) que você vai utilizar para medir o sucesso. Exemplo prático: se a sua imobiliária quer crescer, você precisa de mais imóveis em sua carteira ou mais imóveis ocupados, certo? Então, se a meta for essa, seus kpis poderão ser número de clientes contactados para prospecção ou número de contatos com proprietários para realizar melhorias em um imóvel a fim de facilitar sua locação.

Não se esqueça de documentar tudo que está planejando (em especial os kpis) e definir uma periodicidade na qual vai visitar as ações para acompanhar seu progresso (bem como repensar algo que não esteja trazendo resultados). Para isso, se organizar é fundamental. Te trará mais produtividade e eficiência nas tarefas. Você poderá utilizar a tecnologia como sua forte aliada, tanto para se organizar, quanto para documentar ou te lembrar do que precisa ser feito e o que é prioridade. Veremos isso a seguir.

Você pode se interessar: Saiba quais termos digitais sua imobiliária precisa conhecer

2- Gestor imobiliário precisa exercer a liderança ativa

Gestor-imobiliário-precisa-exercer-a-liderança-ativa

Em qualquer ramo, uma boa liderança é fundamental e isso não seria diferente no imobiliário. Com tantas mudanças no mercado, oscilações econômicas, novas ferramentas e concorrentes, é importante que o gestor de imobiliária esteja antenado e por dentro de novidades e tendências do setor.

E exercer a liderança não é somente mandar, desmandar e cobrar resultados. Quem faz somente isso não está caminhando para ser um bom líder, talvez muito pelo contrário.

O gestor imobiliário que exerce a liderança está sempre se preocupando em ser comunicativo, ouvir a equipe para oferecer as melhores condições de trabalho para mantê-los motivado, cria iniciativas de premiação para aumentar engajamento, define metas ‘pé no chão’, sabe criticar no privado e elogia em público e se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe.

3- Gestor de imobiliária: use a tecnologia em seu favor!

Já falamos em um outro momento sobre a importância de entender a jornada de locação do consumidor no mercado imobiliário. Ao entender isso com mais detalhes, você vai saber em quais ferramentas deve investir para melhorar seus resultados. Tour Virtual ou Gamificação? Um novo site? Ferramentas para relacionamento com clientes? Isso é importante que seja bem definido para guiar a contratação da ferramenta, afinal, ela precisa resolver um problema.

Hoje em dia já existem diversas ferramentas e tecnologias que poderão mudar o jogo da sua imobiliária – especialmente aquelas relacionadas ao marketing digital. Elas te auxiliarão de diversas maneiras: a ter um site melhor, a alcançar novos clientes, a organizá-los dentro de um pipeline de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução literal), dar mais eficiência para o time comercial e de vendas, a coletar obter dados que vão possibilitar melhorar e otimizar iniciativas e projetos e muito mais.

Mas para isso, participar e entender cada vez mais sobre a transformação digital será fundamental. Se a sua imobiliária está buscando se digitalizar, não deixe de ler nosso artigo “Imobiliária digital: o que é e qual sua importância para manter seu negócio competitivo“.

Além disso, o uso de ferramentas também pode te beneficiar para melhor gestão interna da sua imobiliária. Ferramentas como Google Agenda, Trello, Evernote, Slack, entre outras inúmeras poderão facilitar bastante o dia a dia do gestor de imobiliárias e do próprio negócio em si.

Leia também: Diante de tanta transformação, as imobiliárias tradicionais vão acabar?

4- Invista em conhecimento: gestor de imobiliária qualificado, equipe qualificada, resultados de qualidade.

Este é um outro ponto de muita importância para um gestor de imobiliária. Sempre há espaço para aprender algo novo. O gestor precisa se preocupar em se desenvolver e criar planos para desenvolver seu time. Investir em treinamentos é uma das iniciativas com retorno mais garantido.

Além de poder impulsionar os resultados da imobiliária com uma equipe mais qualificada, o profissional também se sentirá mais valorizado ao ver que o negócio também se preocupa com seu desenvolvimento. Um benefício tanto para o funcionário quanto para a imobiliária.

Treinamentos para administração do negócio, cursos para a equipe de vendas e equipe comercial, workshops para relacionamento com clientes, entre outros meios de capacitação poderão ser um grande diferencial para uma imobiliária. Gestor, já planejou sua capacitação e a do seu time para este ano? Se você quer bons guerreiros no campo de batalha, ofereça as ferramentas necessárias!

Lembrando: um gestor imobiliário e um time qualificado tendem a gerar resultados de maior qualidade.

5- Se atualize sobre o mercado imobiliário em geral

Um dos grandes benefícios da transformação digital é o acesso mais prático e fácil à informação. Hoje, em alguns segundos e na palma da mão, é possível ter acesso a estudos dos mais variados assuntos, incluindo sobre o mercado imobiliário e em muitos níveis de profundidade: de dicas básicas do dia a dia a estudos mais aprofundados.

Há diversas maneiras para se manter atualizado: se inscrever em alguma newsletter sobre o setor imobiliário para receber na sua caixa de e-mail (sem precisar ir todo dia atrás), seguir perfis nas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram, etc) de empresas na qual você se inspira para gerar insights e acompanhar tendências, participar de grupos de discussão da área para se manter atualizado e muito mais.

A própria Fix tem investido na produção de conteúdo rico e cheio de dicas para o mercado imobiliário em geral, em especial para imobiliárias, proprietários de imóveis e inquilinos. A FixLive, por exemplo, nasceu com o intuito de ser um canal de comunicação entre todos envolvidos no setor para trocar melhores práticas, experiências e muito mais a fim de fomentar o crescimento saudável e contínuo do setor.

Há conteúdo em diversos formatos para todos os públicos: em vídeo (FixLive), em podcast (FixLive Cast) e também artigos em nosso blog.

E se você ainda não conhece a Fix, saiba que somos uma plataforma digital que oferece a mais rápida maneira de te conectar aos melhores prestadores de serviços, independente de sua necessidade! Seja para consumidores finais, seja com soluções para imobiliárias. Clique no banner abaixo e venha conversar com um de nossos consultores gratuitamente!