Os números já evidenciam que as imobiliárias digitais estão ganhando cada vez mais força. Aumento de produtividade, redução de custos, eliminação de processos burocráticos e presença online estão entre suas principais características. Saiba mais.

Imobiliárias digitais são mais um reflexo trazido pela constante transformação digital que o mundo está vivendo já há algum tempo. Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelou que em 2019 que mais de 82,7% dos domicílios brasileiros já tinham acesso à internet – e esse número não para de crescer. Com tanta gente conectada com o mundo digital, deixar sua imobiliária de fora já é considerado uma grande perda de mercado e oportunidades.

As imobiliárias digitais vieram para facilitar e simplificar toda relação com consumidores, sejam proprietários ou inquilinos, inclusive profissionais do setor. E tudo isso, claro, foi acelerado com a chegada da pandemia do Covid-19, que fez com que muitas atividades que antes eram realizadas de forma presencial acontecessem remotamente. Quem não acompanhou essa movimentação, perdeu mercado.

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Até por isso, muitos profissionais se perguntam se as imobiliárias tradicionais vão acabar com a chegada das digitais. Falamos sobre este tema na 2ª edição da FixLive, que você confere aqui na íntegra em um rico bate-papo com Ernani Assis, CEO da eXp Brasil, a primeira imobiliária na nuvem do mundo, presente hoje em 11 países.

Se você está pensando em digitalizar sua imobiliária e ser mais um forte player no setor, confira o artigo abaixo, onde detalhamos o que é uma imobiliária digital, os benefícios e vantagens deste modelo de negócio e como isso poderá ser um divisor de águas para sua empresa. Além disso, não deixe de conferir nosso artigo sobre as inovações para se tornar uma imobiliária digital e complemente sua leitura.

O que é uma imobiliária digital? Quais os benefícios?

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Uma imobiliária digital é caracterizada por uma empresa que digitalizou seus processos cotidianos, ou em poucas palavras, passou a ser uma base focada em tecnologia. Ela pode fazer tudo aquilo que uma imobiliária tradicional faz, mas com o diferencial de poder oferecer muito mais praticidade e agilidade nas mesmas atividades. Há também a otimização de custos na operação, uma vez que precisa de menos pessoas para realizar mais tarefas e as quais poderão trazer resultados maiores e melhores.

Todos os processos de compra, locação, reunião de documentos, assinatura de contratos e atendimentos são realizados de maneira digital. O trabalho de prospecção para aquisição de clientes, por exemplo, que antes era feito por alguns profissionais em uma imobiliária tradicional, agora pode ser feito de maneira digital e com muito mais escalabilidade

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A escalabilidade é a possibilidade que uma empresa tem de crescer, agregar valor ao seu negócio e atender as demandas dos clientes sem aumentar expressivamente os seus custos. Sendo assim, quanto mais escalável for uma operação, maiores são as chances de aumentar os lucros. Para isso, digitalizar sua imobiliária é fundamental.

“Ao estar online, a imobiliária digital também chega a novos públicos que são mais conectados e estão deixando de consumir conteúdos offline, tais como jornais, revistas e TVs de canal aberto.”

Além disso, ela também possui presença online, que é muitas vezes composta por um site ou uma página de captura, possui perfis em redes sociais, trabalha com e-mail marketing, compra de mídia (dependendo do caso) e muito mais.

Um outro exemplo é a forma como os corretores cuidam de potenciais clientes. Não são mais necessários papéis ou qualquer tipo de controle manual. Existem plataformas hoje que concentram todas as informações de seus clientes, em qual etapa da jornada de compra ele está, qual o tipo de contato deve ser feito, sua necessidade, entre outros diversos dados que vão auxiliar o profissional a tomar decisões mais assertivas e com mais chances de conversão.

Uma imobiliária digital tem a possibilidade de ampliar seu negócio para além de sua localização geográfica, alcançando bairros vizinhos e outras regiões de interesse, pois com estratégias de marketing digital, é possível alcançar novos mercados de inúmeras maneiras. 

Todos os esforços feitos para atrair clientes, sejam e-mails marketing, publicidade em redes sociais, campanhas utilizando o Google ou outras mídias são concentrados em uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (ou CRM, do inglês Customer Relationship Management). Trata-se de uma ferramenta valiosa e facilitadora para controle, abordagem e prospecção de clientes de maneira assertiva e organizada. Excelente para uso dos corretores, por exemplo.

Neste cenário, a tecnologia se torna uma das principais aliadas para descomplicar todo fluxo de trabalho e relacionamento. Em resumo, uma imobiliária digital está sempre a par da jornada do cliente, presente em locais onde ele procura soluções para seus problemas.

Vale sempre lembrar que antes da sua imobiliária se digitalizar, ela precisa ter registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado em que atua. Só assim poderá atuar legalmente.

Como a digitalização pode oferecer vantagens competitivas?

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Para começar com um exemplo prático, as imobiliárias que já se digitalizaram antes da pandemia saíram na frente das tradicionais. Uma matéria do jornal O Estado de S.Paulo divulgada em março deste ano (para assinantes) diz que as imobiliárias digitais superaram negócios tradicionais e bateram recorde na pandemia. A reportagem ainda afirma que o crescimento dos grupos especializados no segmento online superou em até 10 vezes a média do setor e que a tendência é que este movimento continue.

Contra números, difícil são os argumentos. Isso tudo se deve bastante a escalabilidade que mencionamos anteriormente. As imobiliárias digitais digitalizaram quase todo o processo feito em uma imobiliária tradicional, permitindo que não fossem impactadas durante a pandemia – pelo contrário – aproveitaram a oportunidade e conseguiram oferecer praticamente todo atendimento de maneira 100% digital e com adicionais. Mais do que uma vantagem competitiva, se digitalizar atualmente pode ser até mesmo uma questão de sobrevivência.

Leia também: Digitalização: um processo irreversível

Ao passar por uma transformação digital com sua imobiliária, diversos processos poderão ser automatizados. Imagine um profissional que fica disponível no site da sua empresa para atender clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de impraticável, isso seria bastante custoso. Hoje, por meio de ferramentas até gratuitas, um robô poderá fazer isso pra você. Responder um cliente, pegar as primeiras informações e já alimentar seu CRM com um novo contato a ser feito e com qual assunto abordar – tudo feito automaticamente.

Agora suponha que sua imobiliária esteja buscando mais clientes, sejam proprietários ou inquilinos. Ao invés de apenas distribuir panfletos e contar com sua rede de contatos, as imobiliárias digitais que trabalham com marketing digital já podem contar com mais este serviço feito de forma automatizada e de diversas maneiras. Para usar o marketing digital, sua imobiliária também precisa ter presença digital.

São realmente muitas as vantagens e formas para se manter competitivo. Um outro exemplo está focado na experiência do cliente, a começar dele te enxergando como uma imobiliária moderna e que acompanha tendências e a inovação. Além disso, que é bastante importante e que servirá para mantê-lo informado sobre seu negócio, há também o fato de poder oferecer uma experiência mais completa, como um tour virtual, por exemplo, onde o cliente visita presencialmente o imóvel já com maior propensão a fechar negócio.

Afinal, filtrou o que buscava exatamente no seu site, já entendeu todas especificidades, “andou” virtualmente pelo imóvel e está indo mais para validar o que viu. Se quiser saber como o marketing digital pode ajudar sua imobiliária, não deixe de dar uma olhada no conteúdo da nossa 7ª FixLive sobre este tema.

Quais serviços dentro de uma imobiliária podem ser digitalizados?

Praticamente todos os setores de uma imobiliária tradicional podem ser digitalizados, além de outros que poderão ser incrementados. Mas é importante ressaltar que a chegada das imobiliárias digitais não significa o fim das tradicionais, mas sim um complemento do trabalho feito offline e fisicamente, uma transformação para melhor produtividade e otimização dos resultados. Esta é a principal característica de uma imobiliária omnichannel.

Ao adotar um modelo misto na operação (online e offline), a imobiliária poderá ter mais fluxo de caixa e mais tempo para a equipe de corretores, afinal, o trabalho de prospecção e fidelização será feito com estratégias mais assertivas e automatizadas. Uma outra grande vantagem da presença digital de uma imobiliária é o fortalecimento de sua marca perante fornecedores, parceiros e clientes. A redução dos trabalhos burocráticos e da burocracia que envolve alguns projetos trará um ganho de tempo substancial para o negócio.

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Um outro setor das imobiliárias que pode ser digitalizado – e que já tem trazido aumento de rentabilidade e margem de lucro – é a área de manutenção e reformas. Geralmente, é uma área que demanda muita atenção e requer muito trabalho (tanto com proprietários quanto com inquilinos). Com uma parceira como a Fix, por exemplo, esse processo deixa de ser custoso e passa a ser até mesmo lucrativo. Saiba mais sobre esse benefícios clicando aqui.

Alguns processos e atividades que podem contar com automação nas imobiliárias digitais:

  • Envio automático de boletos
  • Controlar inadimplência
  • Atendimento via chatbot
  • Gerenciar comissões com cálculo automático
  • Reajustar aluguéis automaticamente de toda sua base
  • Lançamento de contas a pagar e muito mais.

Fix como importante player na digitalização do setor imobiliário

A Fix tem sido um dos principais players e protagonistas em meio a transformação digital que o setor imobiliário vive, exercendo um papel fundamental ao fomentar essa transformação para com todos seus clientes e parceiros. Ao concentrar problemas e soluções de maneira escalável para todas as pontas dessa rede, sejam imobiliárias, construtoras ou profissionais corretores, a empresa simplificou a jornada do consumidor e ofereceu uma melhor experiência para seu cliente final por meios totalmente digitais.

A manutenção digital simplificou a vida de muitas imobiliárias – e mais do que isso – as auxiliou a rentabilizar esta área para aumentar suas margens de lucro. Leia nosso artigo sobre manutenção digital, o que é, quais suas vantagens e como aplicar em sua imobiliária e fique por dentro.

Além disso, a Fix também tem promovido debates e desenvolvido conteúdos pertinentes a esta transformação para torná-la palpável a todos. Se você gostou do tema e quer ouvir a opinião e experiência de grandes profissionais e empresas do setor imobiliário, confira o conteúdo da nossa 1ª FixLive sobre o assunto.

Se sua imobiliária está com alguma dúvida sobre esse processo, não hesite em contatar um de nossos consultores especialistas clicando no banner abaixo. Será um imenso prazer te auxiliar a começar sua jornada rumo ao digital.

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