Criação de conteúdo relevante é uma excelente maneira de atrair clientes em potencial e estabelecer uma relação próxima com o público da sua imobiliária

A tecnologia alterou muitos dos pilares da propaganda e a forma como empresas e públicos interagem. Nesse contexto, está inserido o marketing de conteúdo, uma forma de atrair clientes em potencial de maneira orgânica e construir uma relação que vai além da simples oferta de produtos ou serviços. O Marketing de Conteúdo tem como premissa o conteúdo de valor, que de fato, agrega às imobiliárias.

No artigo a seguir, vamos falar sobre o que é o marketing de conteúdo, qual a importância dessa maneira de comunicação com o público para o setor imobiliário e como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa.

O que é marketing de conteúdo?

Para entender o que significa investir em marketing de conteúdo, primeiro precisamos definir o que ele é. De maneira resumida, podemos dizer que marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação baseada na criação de material relevante para o público, de modo a atrair leads e desenvolver a reputação da sua empresa.

Assim, o marketing de conteúdo pode estar presente em publicações nos canais de comunicação da imobiliária (blogs, redes sociais, e-mails, etc) com conteúdos relevantes e de valor, os quais respondem a perguntas do público. Dessa forma, clientes em potencial passam a ter uma percepção positiva da empresa quando suas questões são solucionadas, além de vê-lo como autoridade em determinado assunto.

Por trás do marketing de conteúdo, está o conceito de inbound marketing. Em resumo, ao invés das empresas buscarem o público por meio de ações como anúncios em televisão, jornais, sites ou redes sociais, são os consumidores que encontram a imobiliária por meio de pesquisas na internet ou redes sociais. Eles encontram o conteúdo (resposta para suas dúvidas) e, consequentemente, encontram sua imobiliária.

Com isso, a relação entre a imobiliária e o público se estabelece em bases mais sólidas. Como o cliente teve uma boa experiência, recebendo informação de qualidade e resolutiva, há uma maior tendência de que ele busque a imobiliária na hora de fazer negócio e, a longo prazo, se torne um cliente fiel do seu negócio.

Importância do marketing de conteúdo para imobiliárias

Atualmente, a maioria das empresas realiza alguma forma de marketing de conteúdo em sua comunicação com o público. Nesse grupo, também se enquadram aquelas que atuam no mercado imobiliário. Isso ocorre não por um efeito manada, mas porque essa estratégia tem trazido importantes resultados no mercado em geral.

Em primeiro lugar, a adoção do marketing de conteúdo por imobiliárias é uma maneira de se apresentar ao mercado, o que vale tanto para novas companhias quanto para aquelas já estabelecidas no setor. Ao desenvolver conteúdo, a empresa tem em suas mãos a narrativa sobre sua história e perfil, bem como transmite seus valores e modo de atuação.

Além disso, a produção de conteúdo relevante ao público auxilia na formatação da imobiliária como uma autoridade no setor. Um marketing de conteúdo de qualidade e bem focado no público-alvo é parte fundamental do desenvolvimento da imagem da empresa como especialista no setor, e não como apenas mais um tentando atrair clientes a qualquer custo.

Outro aspecto relevante trazido pelo marketing de conteúdo diz respeito à fidelização e engajamento do público. Interações com consumidores iniciadas a partir de conteúdo original e relevante tendem a se solidificar mais facilmente.

Mais: em muitos casos, esse contato permite que até pessoas que não fizeram negócio com a sua imobiliária tenham uma visão positiva da empresa e passem a recomendá-la para amigos e familiares, trazendo ainda mais leads.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Até aqui, tratamos da importância do uso de uma estratégia de marketing de conteúdo para imobiliárias. Esses aspectos podem garantir ganhos futuros para a empresa em posicionamento no mercado e conversão de leads. No entanto, há ainda benefícios diretos nas vendas proporcionados por essa modalidade de comunicação.

O principal deles é a capacidade de atrair leads com um custo muito menor do que o envolvido em campanhas publicitárias convencionais. Conteúdos de alta relevância e bem posicionados nas plataformas de busca (como o Google, por exemplo), são desenvolvidos com gasto mínimo. Eles podem colocar sua empresa em contato aproximado com muito mais leads do que uma campanha veiculada em televisão, jornais ou na internet.

Esse é outro ponto do marketing de conteúdo. Desde o primeiro momento, a relação com o público é mais próxima. No lugar de um anúncio de TV que interrompe o programa que o consumidor está assistindo, o marketing de conteúdo tira uma dúvida daquele lead, criando um vínculo de confiança com aquela pessoa.

A partir daí, fica mais fácil para a imobiliária guiar seus clientes em potencial através do funil de vendas, apresentando seus serviços e obtendo taxas de conversão geralmente mais elevadas do que as alcançadas por meio de outras formas de comunicação.

Como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Como em qualquer estratégia de comunicação, a implementação de ações de marketing de conteúdo para imobiliárias demanda planejamento e um entendimento claro do que se deseja obter.

É possível resumir esse procedimento em quatro etapas, que devem ser cumpridas por qualquer imobiliária interessada em investir em marketing de conteúdo:

  • Tenha um objetivo claro: é preciso saber exatamente o que você quer com o marketing de conteúdo. Por exemplo, sua meta é ter uma forte presença nas redes sociais? Ou você quer se mostrar como autoridade no tema, com artigos mais detalhados em blog ou LinkedIn?
  • Saiba quem é seu público-alvo: seu discurso deve ser criado com base no público-alvo dos conteúdos. Sua audiência é jovem ou mais madura? Sua empresa quer se conectar mais com proprietários ou inquilinos? Cada público pede estilos e ações diferentes e é preciso saber quem é o público da sua imobiliária.
  • Use os canais certos: em conformidade com o público-alvo, seu discurso também varia a depender dos canais de comunicação utilizados. Pense, por exemplo, na diferença entre o conteúdo no blog da empresa e no perfil no Instagram. O objetivo aqui é combinar discurso, canal e público para criar um conjunto que faça sentido e traga resultados.
  • Ajuda especializada ou ações próprias: por fim, é importante considerar a contratação de uma agência de marketing ou a criação de um departamento próprio na empresa. Cada opção possui seus prós e contras e o mais importante é alinhar metas e ações para obter os melhores resultados.

Gostou desse artigo? Venha conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho aqui na Fix. Somos uma plataforma digital que conecta imobiliárias a prestadores de serviço de maneira prática e sem burocracia. Digitalizamos a manutenção da sua imobiliária de maneira a colaborar com a receita do seu negócio.

A Fix oferece mais de 15 categorias de serviços dos mais variados tipos de reformas e manutenções. Seja um parceiro Fix e conte com a nossa expertise para encontrar os melhores prestadores da sua cidade e resolver qualquer problema dos imóveis sob sua administração com segurança e qualidade.