Entenda o que é uma imobiliária digital, sua importância nesses novos tempos e os reflexos das novas formas de trabalho nos resultados da sua empresa

O futuro do setor imobiliário já chegou. Juntamente com outras diversas indústrias e setores, o mercado imobiliário vem mudando e se aprimorando diariamente, impulsionados pela constante evolução da tecnologia e pelos novos comportamentos e níveis de exigência dos atuais consumidores. Neste processo, a pandemia do Covid-19 acabou por acelerar uma transformação digital que já se fazia presente.

Com o início da pandemia em 2020, o setor imobiliário esperou um impacto negativo em termos de volume de vendas, lançamentos e transações imobiliárias. Contudo, a rápida adoção de ferramentas digitais permitiu que construtoras, incorporadoras, imobiliárias e corretores pudessem terminar o ano muito melhor que o esperado no início dos decretos de quarentena. Hoje em dia, inclusive, já há indícios de que as imobiliárias digitais têm superado os negócios tradicionais.

Para Claudio Hermolin, Presidente da ADEMI RJ, Vice-Presidente do Sinduscon RJ, Vice-Presidente do Secovi-SP e Vice-Presidente da CBIC, um dos maiores fatores dessa retomada e êxito no ano passado se deve à rápida reação do mercado e às adaptações destes profissionais ao adotar ferramentas digitais. “Com elas, foi possível dar continuidade às jornadas de compra, venda, locação, reformas e manutenção de seus clientes de maneira inovadora e eficaz. Tudo isso mostrou como o setor imobiliário foi capaz de se reinventar para acompanhar o ‘novo normal’ de forma a trazer uma melhor experiência para seus clientes, afetando diretamente nos resultados de profissionais e empresas do ramo.”

Neste contexto, a Fix tem sido protagonista, exercendo um papel fundamental ao fomentar a transformação digital para com todos seus clientes e parceiros. Ao concentrar problemas e soluções de maneira escalável para todas as pontas dessa rede, sejam imobiliárias, construtoras ou profissionais corretores, a empresa simplificou a jornada do consumidor e ofereceu uma melhor experiência para seu cliente final por meios totalmente digitais. Além disso, tem promovido debates e desenvolvido conteúdos pertinentes a esta transformação para tornar palpável a todos.

LGPD BAIXE O EBOOK

O que é uma Imobiliária Digital? Qual a diferença para aquela que está se digitalizando?

o-futuro-do-setor-imobiliario-o-que-sao-imobiliarias-digitais-mulher-ipad-sorrindo

É bastante comum o entendimento de ‘digitalização’ como algo relacionado à informática. É comum também atrelar uma empresa com um novo site ou novo sistema de interface com o cliente a uma empresa digitalizada. Este é um passo importante, claro, pois influencia diretamente na experiência do cliente. Mas é válido destacar que trata-se de apenas um dos passos da digitalização, que poderá oferecer ainda muitos outros benefícios.

Marcus Anselmo, Managing Partner da Terracotta Ventures, especialista em inovação na cadeia da construção e imobiliário, afirma que um dos fundamentos da digitalização é repensar todos os processos da empresa de forma digital, independente do serviço oferecido.

“Uma imobiliária digital possui como foco gerar uma boa experiência de moradia, conectando proprietários e inquilinos. É preciso pensar em como a digitalização muda a forma de conectar com o negócio, em como ela muda a essência do seu negócio.”

Marcus Anselmo

Para entender melhor a digitalização na sua imobiliária, é válido se perguntar: essas mudanças provindas da digitalização me permitem alcançar novos mercados e públicos? Me dão a possibilidade de atuar até mesmo com um novo produto ou serviço? Elas resolvem determinadas dores de maneiras criativas e eficientes?

Digitalizar processos, como usar menos papel ou até mesmo criar um novo site, faz parte da transformação, mas ela ainda não otimiza custos ou aumenta suas possibilidades como pode – e deve.

Como as novas tecnologias ajudam as imobiliárias digitais?

Vamos usar o tema ‘crédito’ para esclarecer um pouco esse assunto e como a digitalização influencia no dia a dia – e nos resultados – de uma imobiliária. A análise de crédito é uma atividade trabalhosa das imobiliárias, seja conseguir um financiamento ou até mesmo aprovar um crédito. As novas tecnologias de dados, por exemplo, mudam a forma de como se faz a avaliação de crédito de uma pessoa, trazendo informações muito mais detalhadas que auxiliarão sua empresa na tomada de decisão.

Diferente do modelo tradicional, com dados é possível entender de forma mais segura o grau de risco de determinado cliente, as taxas de juros, o volume de capital, entre outras informações que vão mudar a viabilidade das transações. Anselmo ressalta que, nesse novo modelo digital, além de ser possível oferecer crédito até mesmo para pessoas negativadas, por exemplo, também permite que a imobiliária trabalhe com crédito de forma mais assertiva e com menor risco.

Foram adaptações como essas – e de forma veloz – que mudaram o caminho do setor imobiliário em 2020, um ano dado como perdido. Mais rapidez e menos burocracia por meios digitais trouxeram resultados efetivos, fazendo todos entenderem de vez a importância de se adaptar ao ‘novo normal’.

Transformação digital das imobiliárias: como o pensamento em rede influencia?

o-futuro-do-setor-imobiliario-o-que-sao-imobiliarias-digitais-homem-mulher-apartamento-projeto

Importante que o profissional que pensar em transformação digital comece a considerar o pensamento em rede. No antigo modelo de trabalho das imobiliárias, elas eram responsáveis por todo processo para conectar proprietários à inquilinos e vice-versa. Desde a busca de oportunidades, passando pelo corretor que acompanha as visitas técnicas, às inspeções e vistorias de entrada do imóvel, até o cuidado com os documentos de todo processo, tudo ficava na responsabilidade da imobiliária.

Um dos passos da digitalização já permitiu que praticamente todos esses processos fossem feitos de maneira pulverizada, mais eficiente e em escala. Plataformas e empresas especializadas em determinado serviço, como empresas que oferecem tours pelo imóvel de maneira online, ou mesmo a Fix que fornece prestadores de serviços qualificados, farão o trabalho de forma mais ágil e eficaz.

As imobiliárias que possuem muitas pequenas tarefas com inquilinos e proprietários no dia a dia, acabam perdendo tempo para focar em seu próprio desenvolvimento. Cada ação investida em pequenas questões consomem tempo e energia que poderiam ser direcionadas ao crescimento do negócio.

O pensamento em rede, traz as mais variadas soluções provindas de diversos parceiros, faz a empresa ganhar não só tempo, mas escalabilidade e eficácia nos processos, aumentando a qualidade e diminuindo o custo. Quando pensamos em transformação digital, uma pergunta importante é: qual parceiro devo conectar à minha rede a fim de melhorar os processos e, consequentemente, a experiência do cliente?

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o uso de dispositivos de IoT para casas inteligentes deve crescer 20% até 2023. De forma direta ou indireta, os novos consumidores estão buscando soluções digitais e, consequentemente, já esperam poder fazer contato com imobiliárias e/ou corretores, por exemplo, por meios digitais.

Nesse contexto, muitas imobiliárias querem se transformar por completo, mudando radicalmente seu modelo de negócio, preocupadas com a onda de transformação digital que vem acontecendo e que isso possa acarretar em investimentos que não vão caber em seu bolso. Não precisa necessariamente ser assim. Para participar dessa transformação, é possível investir e melhorar de forma consistente focando, a princípio, apenas em etapas do processo.

Alivie o peso de sua operação e foque em seu crescimento. Contratação de empresas que providenciarão tour online no seu imóvel a fim de poupar trabalho dos seus corretores? Fotos profissionais para seu imóvel? Prestadores de serviços que vão cuidar, do começo ao fim, de reformas e manutenções da sua propriedade? Começar sua transformação digital por ser mais simples do que parece.

Assista o papo completo pelo YouTube

E agora, qual será seu próximo passo rumo à transformação digital da sua imobiliária?

CTA FIX PARA IMOBILIÁRIAS

Saiba mais sobre esse tema, entre outros assuntos pertinentes ao mercado imobiliário, no FixLive, o podcast da Fix com profissionais gabaritados do setor!




Dicas relacionadas:

digitalizacao-um-processo-irreversivel-capa
4ª FixLive: Digitalização: um processo irreversível

O que as imobiliárias estão fazendo para se transformar? Quais têm sido os desafios? Saiba mais na opinião de grandes Read more

customer-experience-o-que-e-e-qual-a-importancia-para-sua-imobiliaria-capa
Customer experience: o que é e qual a importância para sua imobiliária?

Investir em customer experience é crucial para se destacar no mercado imobiliário. Entenda a importância desse conceito para seu negócio!