Ainda que o mercado imobiliário sempre tenha um modelo de negócio adequado para o momento, é preciso se atentar às transformações digital e cultural.

Omnichannel, termo já difundido no mercado, é uma estratégia que faz uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação com o objetivo de estreitar a relação entre os mundos online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Mas o que seria uma imobiliária omnichannel, ou ainda, de modelo híbrido?

Ernani Assis, CEO da eXp Brasil, utilizou sua vasta bagagem no setor imobiliário para responder a esta pergunta e sugerir qual caminho. Em sua opinião, seria recomendável para as imobiliárias – tanto no presente quanto para o futuro. Destacou, inclusive, que as imobiliárias omnichannel serão as que menos sentirão os impactos das mudanças que constantemente vivemos, trazidas pela transformação digital. Imobiliárias tradicionais, se não se adaptarem com agilidade, poderão ter maior dificuldade para lidar com este novo momento e ficar para trás frente aos concorrentes.

Contudo, antes de mais nada, para o nascimento de uma imobiliária omnichannel, é importante se atentar aos líderes por trás dessas empresas. Claro que, em uma visão macro do negócio, cabe a todos os envolvidos se atentar às mudanças de mercado e sugerir caminhos, mas são os líderes os maiores responsáveis por entender novos momentos de grande transformação, estudar alternativas e propor novas ideias e direcionamentos. E isso não somente frente aos consumidores, mas também para com todo o time da empresa.

Mas afinal, o que seria uma imobiliária omnichannel? Para que serve?

o-que-e-uma-imobiliaria-omnichannel-mulher-sorrindo

Uma imobiliária omnichannel, ou de modelo híbrido, é uma imobiliária que se preocupa com a jornada de seu cliente a fim de buscar contatos nos mundos online e offline em diversas frentes. Trata-se de empresas que possuem a capacidade de se adaptar ao momento e que buscam entender as dores do mercado e de seus clientes para atuar com soluções diversas.

A imobiliária omnichannel que atende, por exemplo, clientes tanto no físico quanto no digital, possui mais chances de conquistar sua fatia de mercado (market share). “Além disso, processos escaláveis (que podem ser aplicados em diferentes proporções/escalas) vão permitir dar celeridade e continuidade ao crescimento das companhias. Todas empresas devem olhar para isso de acordo com sua necessidade e tamanho”, complementa Ernani.

O modelo híbrido de uma imobiliária não visa somente servir melhor, mas também que você otimize tempo e possa ter processos para reduzir todas fricções da jornada do cliente. Diminuir a cauda longa o máximo possível, ou seja, entender cada vez mais o que seu público deseja para atuar nos nichos e, por fim, entregar valor para que os profissionais possam fazer aquilo que eles fazem de melhor: cuidar do cliente.

E esse é um trabalho cuidadoso que exige total atenção: fazer um processo de anamnese a fim de entender bem as dores do seu cliente para que, de forma assertiva, você possa entregar valor entendendo sua real necessidade. Por fim, concentrar esforços na inteligência e toque humano, em toda parte que a tecnologia não vai conseguir entregar na qualidade que fazemos.

Segundo Ernani, uma imobiliária omnichannel seria o modelo mais adequado hoje para atender às novas necessidades e exigências do mercado imobiliário em geral, incluindo consumidores, profissionais e também os stakeholders (as partes interessadas).

LGPD BAIXE O EBOOK

E qual seria o primeiro passo para aderir a este modelo híbrido?

o-que-e-uma-imobiliaria-omnichannel-casal-visitando

Segundo o CEO da eXp Brasil, a busca por conhecimento e desenvolvimento profissional é fundamental para se estar apto a liderar empresas omnichannel. “Eu fiz algumas mudanças e adaptações na minha carreira para que eu me desenvolvesse mais a fim de me tornar capaz de liderar uma companhia de modelo híbrido”, diz. Capacitação e a busca constante pelo desenvolvimento profissional, nesse momento inicial, são fundamentais.

Ernani também ressalta que, quanto mais ágil e híbrido você for, independente do seu tamanho, maior será sua relevância nas suas entregas. Quem for mais ágil, terá oportunidade de dar continuidade ao crescimento de suas companhias, usando a tecnologia como sua aliada, não como um fator de preocupação. As estratégias omnichannel precisam ser pensadas nas mais diversas frentes de atuação de uma imobiliária.

Além disso, é fundamental ouvir os consumidores, entender suas dores para saber por onde caminhar. Entrevistar, fazer pesquisas, falar com o cliente. São eles que nos mostram onde será necessário atuar com mais atenção. No fim das contas, é preciso compreender que, independente das transformações que passamos, o importante é focar em se manter relevante – independente do setor em que se atua.

A Fix tem tido como missão gerar informações e conteúdos relevantes para auxiliar a todos profissionais do setor imobiliário, bem como abrir portas que muitas vezes parecem complexas para que seja possível aperfeiçoar seu negócio e ganhar agilidade. Se sua imobiliária já possui atuação no mundo offline, seja em publicidade ou no modelo de negócio em si, talvez seja o momento de considerar fortalecer a transformação digital da sua empresa. E para isso, os profissionais da Fix poderão te auxiliar nessa caminhada para se tornar uma imobiliária omnichannel.

Seja para dar os primeiros passos ou até mesmo aperfeiçoar o trabalho realizado, mostrando caminhos possíveis e digitalizando os processos da sua imobiliária, especialistas da Fix podem te ajudar, inclusive, a gerar receita adicional.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Saiba como a Fix pode te ajudar!

Você pode se interessar:

CTA FIX PARA IMOBILIÁRIAS




Dicas relacionadas:

como-definir-um-diferencial-competitivo-para-sua-imobiliaria-capa
Como definir um diferencial competitivo para sua imobiliária?

Diferencial competitivo: Conhecer seu público e seus clientes é peça chave no sucesso de sua imobiliária, veja nossas dicas.

digitalizacao-um-processo-irreversivel-capa
4ª FixLive: Digitalização: um processo irreversível

O que as imobiliárias estão fazendo para se transformar? Quais têm sido os desafios? Saiba mais na opinião de grandes Read more