Não raramente você deve se encontrar pensando em como sua casa, ou ambiente, está precisando de uma reforma. E, quando isso acontece, a vontade é de sair reformando tudo o que se encontra pelo caminho, não é? Então, para facilitar sua construção, confira as 5 dicas para elaborar seu orçamento de reforma.

Primeiramente, será preciso entender o que é um orçamento de reforma. Então, vamos lá. O orçamento nada mais é do que um cálculo estimado de quanto um produto ou um serviço irá custar. Então, ele servirá como uma previsão de quanto você vai gastar na sua obra. Portanto, o seu orçamento deve ser realizado com muito cuidado. Assim, sua obra ganhará mais precisão monetária.

É importante ressaltar que, todas as obras necessitam de materiais e mão de obra. Por isso, a reforma não é diferente. Será necessário adquirir esse material e, caso você não vá realizar a reforma sozinho, contratar profissionais que saibam o que estão fazendo.

Para que serve um orçamento de reforma?

Como você pode ver acima, o orçamento de reforma é muito importante para sua obra. Mas, para que ele realmente serve? Bom, considerando que sua reforma deve sair da melhor forma possível, esse planejamento vai te dar:

  • Maior controle de todas as etapas da obra;
  • Maior facilidade em planejar a reforma e o projeto;
  • Menores custos, e corte de gastos desnecessários;
  • Criar mais chances de negociação com seus fornecedores de materiais;
  • Maior credibilidade e confiança em relação ao mercado de obras e construções;
  • Utilização do histórico pós reforma para obras futuras.

Dessa forma, e com todos esses benefícios, fica fácil entender o motivo para realizar seu orçamento de reforma. Entretanto, é preciso cuidado. Isso porque ele deve ser realizado da maneira mais precisa possível. Então, será preciso muito cuidado durante a execução do orçamento.

Dessa forma, será possível garantir o sucesso da sua obra. Isso porque, com o orçamento em mãos, é muito mais fácil tomar decisões e fazer escolhas melhores para o projeto, cumprimento dos prazos, custos e mais.

Então, entender a real importância do orçamento de reforma, mas não realizá-lo de forma correta, poderá gerar prejuízos para sua obra. Assim, o custo final do projeto fica difícil de ser decifrado, e você poderá ter uma péssima surpresa ao final da obra.

Entendendo essa importância, você estará pronto para criar o seu orçamento de reforma. Ele é um documento gerado antes da execução da obra. Assim, as variáveis que estarão nesse documento podem se diferenciar do resultado final da obra, mas já poderão ser excelentes guias financeiros. Isso ocorre pois só é possível entender o custo final da obra, após sua conclusão.

Como fazer o orçamento de reforma?

Orçamento de reforma 5 dicas para elaborar o seu em 2021

Primeiramente, você deve determinar exatamente o que vai ser realizado na sua reforma. Isso significa que, caso a obra seja iniciada do zero, por exemplo, será preciso ter a assinatura de um engenheiro em seu projeto. Então, esse será seu ponto de partida.

Dessa forma, o projeto vai conter todas as informações sobre os processos a serem executados na obra. Isso inclui os materiais a serem utilizados, os cômodos, área da reforma, detalhes como lâmpadas a serem trocadas, gesso para parede, até mesmo as ferramentas básicas, como martelo e pregos.

É importante notar que, em caso de reformas, não será preciso ter o projeto completo. Isso porque, caso a reforma seja apenas do ponto de vista estético, por exemplo, é muito mais fácil realizar o levantamento dos materiais.

Então, é muito mais fácil saber a quantidade a ser usada de tinta para pintura, revestimentos, peças, e outros materiais. Confira 5 dicas para realizar seu orçamento.

1. Clareza nas informações do seu orçamento de reforma

Com o primeiro passo do seu orçamento de reforma concluído, será preciso iniciar o seu documento. Entretanto, será preciso focar muito bem na clareza de informações. Isso porque, com os dados inseridos de maneira errônea, seu orçamento não vai ser muito preciso, e a obra poderá sofrer com problemas.

Isso acontece, pois é muito fácil de se perder na reforma por conta de um orçamento mal feito. Por esse motivo, tenha muito cuidado ao inserir os dados do seu orçamento, e tente ser o mais direto possível. Assim, sua reforma será protegida por um documento eficaz, claro e útil.

2. Detalhamento de custos e lista de materiais

Agora que você já inseriu os dados iniciais da reforma, chegou a hora de detalhar os custos da obra. Em geral, essa etapa é realizada com a listagem dos materiais a serem comprados, e utilizados pela construção. Dessa forma, a obra poderá iniciar de maneira tranquila, com a compra dos materiais cobrindo todas as necessidades da reforma.

Aqui, também será preciso inserir o valor a ser pago em mão de obra, caso você precise contratar um profissional da área. Com o detalhamento dos valores de materiais e mão de obra, sua reforma ocorrerá de maneira mais tranquila, financeiramente falando, e você evita surpresas no orçamento. 

3. Esboço do cronograma da obra

Entretanto, nem só de valores diretos é feito um cronograma de reforma. Isso porque tempo é dinheiro e, quanto mais durar a obra, mais dinheiro você gastará. Além disso, pode ser que imprevistos ocorram, atrasando os prazos, o que pode exigir a compra de mais materiais, e mais gastos.

4. Possíveis sugestões para o orçamento de reforma

Antes de passar para a parte final do orçamento, será preciso incluir algumas sugestões no planejamento. Isso porque acidentes acontecem, e você precisa estar preparado. Está usando um material muito bom para a parede, mas acabou o estoque? Será preciso comprar mais, mas você pode evitar mais gastos sugerindo o racionamento do material.

5. Valor total

Agora que você já preencheu os dados do seu orçamento de reforma, chegou o momento de realizar os cálculos, e saber qual o valor final da obra. Então, pegue a sua calculadora e prepare-se para detalhar cada centavo. Dessa forma, seu orçamento vai sair mais organizado, e será crucial para o sucesso da sua reforma.

Evite surpresas após o fim das obras fazendo um bom orçamento de reforma

Como você pode ver acima, garantir o orçamento de reforma para a sua obra é essencial para evitar surpresas financeiras após o encerramento dela. Assim, ao realizar o orçamento, você poderá atuar com maior tranquilidade na gestão dessa reforma, e terá resultados mais concretos, principalmente na economia.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.




Dicas relacionadas:

Quais são as reformas que melhoram o preço de venda de um imóvel?
Quais são as reformas que melhoram o preço de venda de um imóvel?

Você sabia que uma das melhores formas de vender um imóvel rapidamente é valorizá-lo com uma reforma? Pode parecer estranho, Read more

Passo a passo para realizar a transferência de titularidade de contas
Passo a passo para realizar a transferência de titularidade de contas

Realizar a transferência de titularidade de contas é um processo muitas vezes cansativo, principalmente quando a pessoa não sabe o Read more