Entenda em que ponto a tecnologia é uma aliada para trazer benefícios para seu lar ou ambiente de trabalho

Afinal, o que são casas inteligentes? De forma resumida, as casas inteligentes são lugares onde a tecnologia e a automação te auxiliam com todo tipo de trabalho que, até então, eram feitos de forma manual. Tarefas como fechar uma cortina, desligar a luz ou abrir um portão, a casa inteligente faz de forma automatizada por meio da tecnologia de acordo com seu gosto. E tudo isso só é possível graças à evolução da internet e dos sinais de Wi-Fi.

Uma casa inteligente, além de proporcionar conforto e praticidade, também oferece segurança e economia, uma vez que sistemas de monitoramento podem ser controlados na palma da sua mão por meio de seu smartphone, bem como apagar luzes que foram esquecidas acesas. Há uma infinidade de funções: no campo de segurança, há sensores de presença para ligar ou não uma luz ou para disparar alarmes, sensores de monitoramento que permitem o fechamento e a abertura de portas e janelas, fechaduras com impressão digital ou por meio de biometria.

Para economia e eficiência, lâmpadas que acendem automaticamente, controle único que permite ligar e desligar aparelhos eletrônicos, monitoramento do consumo de energia elétrica e de vazamentos de água, além, é claro, dos quesitos de lazer, como intensidade da luz, programação da sua cafeteira, torradeira e muito mais.

Se assistentes virtuais como Alexa (Amazon), Siri (Apple) e Google Assistente já podem nos ajudar com nossa lista de compras, por que não nos informar sobre as necessidades de reformas e manutenções? Talvez nos avisar quando uma infiltração estiver no início? 

os-assistentes-virtuais-vao-tomar-conta-da-nossa-casa-mulher

Mostrar algum dano estrutural que precisa de reparo ou até mesmo te ajudar a fazer orçamentos para sua reforma? Enfim, são inúmeras as opções.

Ainda que possamos dizer que estamos no início dessa grande transformação, é possível concluir que essa tecnologia tende a crescer e vai nos auxiliar a cuidar de nossas casas de forma mais econômica, prática e segura. De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), é esperado que nos próximos dois anos a automação tecnológica chegue a duas milhões de casas. Dados do Statista mostram que existem 221,7 milhões de casas inteligentes no mundo e que esse número deve subir para 258,7 milhões até o final deste ano. Algumas iniciativas regulamentárias já fomentam essas expectativas, como a recente sanção da lei que reduz impostos da Internet das Coisas, do inglês Internet Of Things (IoT).

Para quem não é familiarizado com o tema, a Internet das Coisas está totalmente atrelada às casas inteligentes. Trata-se de um conceito que se refere à conexão digital de objetos cotidianos com a internet. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados para uma determinada finalidade.

Contudo, algo que chama a atenção em meio a chegada de tantas tecnologias é o fato de que muitas dessas novidades virão com uma nova exigência para o mercado em geral: mais profissionais qualificados e especializados para lidar com essas tecnologias, seja para criá-las ou trabalhar em seus consertos e manutenções.

Por isso, é esperado que empresas do mercado imobiliário e os consumidores finais, seguindo a linha de praticidade, busquem formas rápidas de resolver seus ‘novos problemas’ – ainda mais com o fortalecimento das imobiliárias digitais. A Fix, uma plataforma que te conecta de forma simplificada a prestadores de serviços, está acompanhando essas mudanças para oferecer a seus clientes e a todo setor imobiliário as novas soluções de forma rápida, prática e sem burocracias.

Ao acompanhar as tendências de mercado para atender a todos os diferentes tipos de exigências, a Fix contribui também na evolução digital do setor. Em apenas alguns toques, conectamos o cliente à sua solução de forma simples e desburocratizada.

quebrou queimou estragou? chame a fix, baixe o app



Dicas relacionadas:

6-dicas-imperdiveis-para-deixar-seu-lar-mais-aconchegante-sala-fix
6 dicas imperdíveis para deixar seu lar mais aconchegante

Dicas para deixar seu lar aconchegante. Confira essas dicas da Fix para se inspirar e trazer um pouco de mudança Read more

quem-e-a-fix-o-que-faz-e-por-que-contratar-tela-app
Quem é a Fix? O que fazemos e porque contratar

Somos a Fix! Estamos no mercado há mais de 4 anos, já contamos com mais de 55 mil clientes, venha Read more