Para muitas imobiliárias, o trabalho termina após a assinatura do contrato. Afinal, já levaram a sua parte do lucro e praticamente não há mais o que ser feito. Contudo, quem pensa assim está enganado. O pós-venda em imobiliárias é algo importante e que pode contribuir com o futuro da empresa.

Essa é uma estratégia muito eficaz, com o objetivo de tornar esse consumidor um cliente fiel  do seu negócio. O ideal é que o vínculo não chegue ao fim de maneira precipitada, porque essa pessoa poderá voltar a comprar ou alugar imóveis no futuro ou mesmo indicar a imobiliária para conhecidos.

Manter o relacionamento com o cliente é uma forma de demonstrar preocupação com o conforto no imóvel novo. É algo que contribui para a experiência de compra, um item tão valorizado na atualidade e que pode fazer a diferença. Confira a seguir 3 benefícios de realizar um bom pós-venda para o relacionamento com o cliente.

Benefícios do pós-venda em imobiliárias

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As imobiliárias não podem pensar apenas no processo de venda ou aluguel de um imóvel, e sim em manter o relacionamento com o cliente por mais tempo. Então, quando a relação é mantida, acontece o chamado marketing pós-venda, com ações tomadas mesmo após a assinatura de um contrato. Assim, os clientes se sentem valorizados e importantes.

Isso significa que o pós-venda em imobiliárias precisa seguir algumas regras. Aliás, para ser um bom vendedor é preciso ter bons relacionamentos, entender quais são as dores dos clientes, ouvi-los e sugerir soluções assertivas. Enfim, é algo que não termina com a concretização da venda.

O ideal é que a imobiliária preste suporte no período em que o cliente permanecer no imóvel. Isso quer dizer que podem dar ideias para superar problemas ou mesmo apresentar profissionais que podem auxiliar no caso de reformas.

Quando a relação é mantida, com o envio de mensagens, por exemplo, alguns benefícios aparecem. Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose. Caso o cliente não seja receptivo, mudar a abordagem ou mesmo se afastar pode ser a melhor ideia.

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1 – Fidelização

Empresas dos mais diversos setores gastam milhões de reais todos os anos com propagandas cujo objetivo é conquistar novos clientes. Então, quando alguém decide fazer a compra em um determinado estabelecimento deve ser bem tratado, para que volte novamente e se torne cliente. Assim, o gasto com anúncios poderá ser menor.

Estamos falando da fidelização, que é uma das melhores estratégias e benefícios do pós-venda em imobiliárias. É algo que pode ser conquistado por meio de um suporte confiável ao comprador ou locatário, para que a experiência com o imóvel seja mais completa. Isso dará mais segurança ao consumidor na hora de fazer um novo negócio.

Sabemos que a venda de imóveis é um processo lento e que por vezes as pessoas compram somente um apartamento ou casa durante a vida. Mas há quem invista neste segmento, onde a fidelização é importante para fechar negócios no futuro.

2 – Promoção gratuita

O cliente que passa pelo processo de fidelização e tem uma boa experiência durante a compra de um imóvel tende a fazer propaganda gratuita da imobiliária. Aliás, esse é o melhor tipo de propaganda, o boca a boca, que não necessita de investimentos e traz resultados incríveis por ser algo real e espontâneo.

O pós-venda em imobiliárias é importante por causa disso, permitindo uma espécie de promoção gratuita, onde um cliente atual fala sobre a experiência que teve. Assim, pode comentar com amigos, familiares e colegas de trabalho. E quando as pessoas possuem boas referências tendem a buscar pelo serviço indicado quando tiverem a necessidade.

Não basta apenas fazer publicações nas redes sociais. Embora elas sejam positivas e tragam resultados, alguns podem achar que aquilo não é real. Por outro lado, quando escutam alguém falando sobre o atendimento que recebeu, passam a ter mais confiança.

3 – Referência no mercado

Um dos principais objetivos dos empreendedores é se tornar uma referência no mercado, passando a ser a empresa modelo para tal setor. O pós-venda é algo que ajuda a imobiliária a aumentar a experiência dos clientes e pode ser reforçado pelo marketing de relacionamento.

O investimento no pós-venda é muito eficaz quando bem trabalhado, desde que sejam escolhidas ações interessantes. Quando isso acontece, é possível perceber os bons resultados dentro de pouco tempo. Afinal, os clientes passam a ver a imobiliária como uma aliada, que podem contar a qualquer momento.

Melhores estratégias para o pós-venda em imobiliárias

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Existem algumas estratégias que podem fazer bem para qualquer negócio, inclusive as imobiliárias. De fato, a internet trouxe novas possibilidades para o mundo, melhorando o contato com os clientes. Então, agora já é possível manter um relacionamento com os compradores, mesmo que à distância.

O pós-venda em imobiliárias pode ser nutrido por meio de três estratégias. Aliás, elas podem ser trabalhadas em conjunto para entregar resultados ainda mais interessantes.

Mensagens por WhatsApp

Uma das melhores ideias é manter o contato com os clientes por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp. Essa é uma ótima maneira de estreitar os relacionamentos e transformar as negociações em algo mais informal. Além disso, em caso de emergência, o cliente terá que ligar ou perguntar.

O pós-venda em imobiliárias ganha bastante com o envio de conteúdos via WhatsApp. Aproveite a conta comercial da empresa para fazer isso, transmitindo mais profissionalismo na relação. Contudo, é importante que neste canal não exista burocracia, já que os clientes odeiam coisas demoradas.

E-mail marketing

Consiste no envio de conteúdos que podem ser interessantes para o consumidor. Essa é uma maneira de demonstrar como a empresa pretende manter a relação mesmo após a assinatura do contrato. Então, a tendência é que o cliente se sinta valorizado.

O importante é que o e-mail marketing possua um título chamativo, para fazer com que a pessoa abra. Porque muitos que recebem deixam passar direto e nem olham o conteúdo. Além disso, o ideal é que sejam enviados de modo sazonal, não todas as semanas.

Follow-up

O ideal é que a empresa ofereça todo o suporte para que a estadia do cliente no imóvel negociado seja a melhor possível. Afinal, quando a experiência não é boa, isso pode prejudicar negócios futuros, principalmente em relação aos contratos de aluguel. O follow-up é algo que pode ser desenvolvido por profissionais de marketing.

Esse é um termo inglês que pode ser traduzido para “acompanhamento”. Afinal, é o principal objetivo da estratégia: entender como os clientes estão se sentindo no novo imóvel. Então, é algo importante para construir um vínculo duradouro com os clientes já existentes, o que inclusive sai mais barato do que atrair novos.

O follow-up serve para melhorar a experiência geral dos consumidores com a empresa. Em alguns casos, é possível auxiliar na resolução de um problema antes que tome grande proporção. Assim, quando existe uma atuação preventiva é possível agir mais rapidamente, até porque nem sempre os clientes procuram primeiro a ajuda da imobiliária.

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