As festas de final de ano estão chegando. Assim, Natal e ano novo são as próximas datas que você precisa ficar ligado para decorar sua casa. Então, chegou a hora de cuidar dos ambientes e espaços do seu lar para receber as festividades. Acompanhe esse artigo até o final, e saiba como Preparar a Casa para as Festas de Fim de Ano.

Não se esqueça de que o final do ano é um momento para celebrar as conquistas do ano que deixamos para trás. Além disso, também é hora de relembrar as boas memórias e fortalecer a união em família. Então, prepare-se para algumas dicas de como Preparar a Casa para as Festas de Fim de Ano, e aproveite para preparar o ambiente para relaxar e descansar.

Como preparar a casa para o Natal?

A primeira festa a receber as preparações para o final do ano é o Natal. Então, as dicas são para levar em consideração o visual da sua casa. Dessa forma, chegou a hora de cuidar das decorações natalinas, como árvore, enfeites, flores, presentes e mais.

Com esses detalhes, você e sua família estarão prontos para curtir um Natal aconchegante e receptivo. Assim, todo mundo poderá curtir um espaço confortável, agradável e relaxante, prezando pelo bem-estar de todos. Outra dica é cuidar da trilha sonora do ambiente, e pensar muito bem nos pratos a serem servidos na ceia natalina.

Mas, além disso, também é preciso pensar na estrutura do seu imóvel. Isso significa que o Natal também é uma boa época para pensar em pequenas obras e reparos no ambiente. Assim, sua casa estará de cara nova, e com todas as manutenções em dia, para curtir a festa.

E tem mais uma coisa, o Natal de 2020 e o réveillon são diferentes dos outros anos. Afinal, temos que lidar com um inimigo silencioso, a Covid-19, que infelizmente vai impedir o encontro de alguns amigos e familiares. Por isso, apostar em álcool gel no dia das festas é uma boa ideia, seja na chegada dos convidados ou mesmo próximo das mesas e das salas.

Preparar a Casa para as Festas de Fim de Ano: A virada do ano

Além do Natal, outra festividade importante é a virada do ano. Então, esse evento pede um ambiente mais aconchegante e suave, com a leveza do ano novo que está por vir. Essa é uma boa hora para mudar alguns móveis e objetos de lugar, e testar novos ares para sua casa.

Antes disso, também será preciso conferir se a estrutura da sua casa, ou apartamento, está em dia com a manutenção. Isso significa que será preciso cuidar de alguns pequenos detalhes, como paredes, pisos, encanamentos, e outros pontos importantes para o bom funcionamento do ambiente. Confira a seguir quais são as melhores dicas de como preparar a casa para o Natal e ano novo.

Faça obras pontuais

Para ter a certeza de que suas festividades de final de ano poderão ser aproveitadas da melhor forma possível, é preciso cuidar de pequenos detalhes. Então, será necessário prestar atenção em lâmpadas queimadas, paredes com tinta descascando, parafusos enferrujados, buracos na parede, e muito mais.

Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e deixar tudo em ordem. Primeiramente, como você já viu, será preciso anotar todos os reparos a serem realizados, e pensar nos materiais necessários. Assim, será mais fácil realizar as obras, ou também é possível contratar um serviço especializado, como a Fix, que é referência em pequenos consertos.

Verifique como estão as paredes

Antes de qualquer outro reparo, volte sua atenção às paredes da casa ou apartamento. Isso porque a pintura não é pra vida toda. Isso significa que, em algum momento, a tinta aplicada nas paredes vai começar a descascar, ou amarelar e a ficar marcada. Você pode tentar limpar com água, detergente, e uma esponja macia.

Se não der certo, será preciso repintar a parede. Entretanto, essa opção pode sair mais caro, e existem algumas dicas para a limpeza:

  •   Não esfregue com muita força, evitando danificar o acabamento;
  • Para o mofo, utilize água sanitária misturada com água limpa, meio a meio, em um borrifador. Após 1h de secagem, esfregue e repita. Se for repintar, espere 24h após a secagem.

Já se você preferir repintar a parede, precisará escolher qual aparência final quer para suas paredes. Então, será preciso decidir entre tintas foscas, brilhantes ou com semibrilho. Nestes casos, siga as dicas acima para garantir uma parede limpa e livre de mofo.

Outra dica, caso for repintar, é aplicar o teste de tons. Para isso, basta desenhar quadradinhos com as cores selecionadas, e observar o resultado durante os diferentes horários, e luminosidades, do dia. Esse processo evita dores de cabeça com as cores escolhidas, e pode ser realizado com rapidez, já que as tintas atuais secam rápido e não possuem cheiro forte.

Faça reparos nos pisos

Após as paredes, uma das áreas mais importantes para focar seus pequenos reparos é o chão. Isso porque, com a movimentação das pessoas, após um tempo, os pisos acabam sendo desgastados, principalmente os de madeira com acabamento. Então, é necessário realizar uma manutenção anual, para mantê-los em dia.

Assim, será possível encontrar produtos específicos para a limpeza dos pisos. Alguns podem ser encontrados pelo nome de “Remover”, e oferecem boas opções para a manutenção. Além da limpeza, também é possível polir e aplicar acabamento brilhante no chão, e dar um ar renovado ao ambiente.

Após aplicar o acabamento, basta esperar apenas uma hora, e seu piso estará como novo. Então, a dica para manter esse brilho e aparência de chão novo, é aplicar, semanalmente, óleo de peroba misturado com água morna. Assim, o acabamento vai durar mais tempo.

Deixe o jardim em ordem

Por fim, o final do ano também é uma boa época para cuidar do jardim. É possível aproveitar a primavera para coletar mais flores, e renovar as cores do ambiente. Então, esse é o melhor período para o plantio de novas flores, e para a manutenção das que já existem no local.

Aproveite também para cuidar da adubação das plantas. O ideal é realizar esse processo após uma boa chuva, frequente nessa época de final de ano. Já para a grama, basta aparar uma vez a cada 30 dias, e seu gramado estará bonito e preparado para o verão.

Preparar a Casa para as Festas de Fim de Ano: A decoração

Após cuidar dos pequenos reparos do seu lar, chegou a hora de pensar na decoração dos ambientes. Confira algumas dicas a seguir, e deixe sua casa mais aconchegante e acolhedora.

1.     Garanta uma boa circulação

Reorganize os móveis da sua casa, para dar uma atualizada no ambiente. Além da mudança, essa prática ajuda a encontrar mais espaço para uma boa circulação de pessoas durante as festividades de final de ano, evitando pequenas aglomerações nos cômodos.

Busque deixar os corredores e passagens livres. Assim, o ambiente será mais navegável, e trará um clima de descontração e naturalidade. Então, distribua bem os móveis pelas paredes, e tente não bloquear passagens e portas com nenhuma peça de móvel. Aproveite também para cuidar da limpeza das cortinas e tapetes.

2.     Mesa de jantar ideal para Preparar a Casa para as Festas de Fim de Ano

Uma coisa muito importante para as festividades de final de ano é a mesa. Isso porque é ali que sua família vai realizar a ceia natalina, e provavelmente a janta da virada do ano também. Então, tente montar uma mesa harmonizada, com boa disposição de pratos e decoração. Não se esqueça de contar o número de cadeiras para o número de convidados.

3.     Pinheiro de Natal

Como a data pede, o pinheiro de Natal deve estar em evidência no ambiente. Entretanto, tente não exagerar nos detalhes decorativos, e aposte em detalhes mais leves. Dessa forma, será possível focar na árvore, e dar o tom natalino com os outros enfeites, como sinos, velas, presentes e mais.

4.     Enfeites temáticos

Acompanhando a árvore, estarão os enfeites temáticos. Fitas, laços, bolas, meias natalinas, e mais, devem ser posicionados em um local próximo ao pinheiro, para que a decoração faça sentido. Entretanto, também é possível afastar um pouco estes objetos, e criar um ambiente mais misto.

5.     Toalha de mesa de Natal

Por fim, é importante escolher uma toalha chamativa e bonita para sua mesa festiva. A dica é utilizar toalhas e estampas nas cores vermelho e verde. Além disso, é possível combinar as duas cores, e adicionar branco para dar mais charme e requinte ao visual da mesa.

Além da toalha, também é possível adicionar frutas ao visual da mesa. Utilize pratos dourados e prateados para armazenar maçãs, uvas, ou outras frutas do seu interesse, desde que frescas. Assim, com todas essas dicas, você estará preparado para as festas, e saberá como preparar a casa para o Natal e ano novo.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.




Dicas relacionadas:

Instalação de ar condicionado: entenda como fazer

Fazer a instalação de ar condicionado é uma tarefa que precisa ser feita com muito cuidado, inclusive é recomendada a Read more

Como fazer a manutenção do ar condicionado

Com a chegada do verão, o uso do ar condicionado aumenta nos lares brasileiros, por isso, é preciso saber como Read more