Reparos e reformas: quem já colocou um imóvel para alugar sabe como esse processo pode ser demorado. Muitas visitas, negociações e cada mês com o apartamento vazio significa gastos extras e falta das receitas esperadas.

Nesse sentido, uma alternativa interessante para valorizar seu imóvel e conseguir fechar negócio mais rápido – e muitas vezes por um valor mais atraente – é realizar algumas reformas no local.

Pode parecer um contrassenso, mas esse tipo de iniciativa, deixando o apartamento como novo antes de oferecer a inquilinos em potencial, pode render frutos. No entanto, é muito importante ser cirúrgico nessa situação, realizando os reparos e reformas certas e que mais valorizam seu imóvel.

Qualquer que seja a obra que você pretenda realizar ou o tamanho do seu apartamento ou casa, a Fix é a resposta para o que você está buscando. Em nossa plataforma, oferecemos dezenas de serviços, de elétrica e hidráulica, montagem de móveis e serviços gerais. Assim, certamente você encontrará a opção que seu imóvel mais necessita.

Basta que você informe o serviço que precisa e, em pouco tempo, os nossos prestadores de serviço irão mandar orçamentos para a execução dos trabalhos. Para garantir sua segurança e a qualidade da reforma, nossos prestadores passam por um rigoroso processo seletivo onde atestamos a capacidade técnica dos profissionais e conferimos suas referências e antecedentes.

Vejamos agora que reparos e reformas você pode fazer no seu apartamento para valorizá-lo ao máximo e se colocar em posição privilegiada ao alugar o seu imóvel, destacando-se em meio às quase infinitas opções do mercado.

O que fazer para valorizar um imóvel?

fix-app-reparos-e-reformas-tijolos

Essa é a pergunta que todo proprietário se faz quando deseja colocar um imóvel para alugar. Para responder a essa questão, precisamos primeiro entender que existem, em linhas gerais, dois tipos de reformas residenciais que podem ser feitas, cada uma com seus pontos positivos e negativos. A seguir, listamos essas modalidades:

  • Reformas estruturais: são aquelas que, é claro, afetam a estrutura do apartamento. Por exemplo, a derrubada de uma parede – para juntar dois quartos ou criar uma suíte – ou mudanças na planta original para melhorar a circulação. Nesse grupo, também estão reparos nas redes elétrica e hidráulica da casa, instalações de gás e outros ajustes de ordem técnica.
  • Reformas estéticas: de modo geral, são aquelas voltadas a deixar o ambiente mais bonito e atraente. Estamos falando, entre outras ações, da pintura de paredes e renovação de piso. Também estão incluídas nessa categoria a colocação de móveis nos cômodos e renovação de eletrodomésticos.

Feita essa distinção, vamos ver agora, na prática, quais as opções que você tem para tentar deixar o seu imóvel valorizado e atraente para o público em busca de um apartamento para alugar.

O que mais valoriza um imóvel residencial?

fix-app-reparos-e-reformas-reparo-hidraulico

Na divisão dos tipos de reparos e reformas residenciais que vimos acima, aqueles mais representativos para a valorização de um imóvel são as ações de caráter estrutural e estético. Como essas modalidades possuem características bastante diferentes, o ideal é realizar uma combinação das duas para conseguir tirar o maior proveito possível dos seus pontos positivos e captar interessados.

Algumas reformas estruturais são fundamentais. Por exemplo, se o apartamento apresentar alguma infiltração, essa terá que ser a sua prioridade máxima a resolver, pois dificilmente uma pessoa procurando um imóvel vai demonstrar interesse por um apartamento com esse tipo de problema. Também fique atento a questões como mofo e rachaduras nas paredes e busque resolvê-las.

Outra medida de ordem estrutural que valoriza um imóvel é a renovação da elétrica e hidráulica do apartamento. Isso é particularmente importante em imóveis antigos, onde problemas elétricos ou hidráulicos podem ser bombas-relógio, prestes a explodir. Se algo acontecer pouco depois da mudança do novo morador, isso pode quebrar a relação de confiança entre proprietário e inquilino.

Contudo, o inconveniente dessas obras é que elas não são baratas e acabam sendo invisíveis para os interessados pelo imóvel. Assim, reforce sempre esse aspecto ao apresentar o apartamento e pense em talvez tirar fotos durante as obras para comprovar que tudo foi renovado há pouco tempo, dando segurança ao futuro inquilino de que não há riscos.

Por fim, no conjunto das reformas estruturais, qualquer obra que envolva a derrubada de paredes deve ser feita com extremo cuidado. Em primeiro lugar porque ela demanda os serviços de um arquiteto ou engenheiro para atestar a viabilidade técnica da reforma.

Além disso, é preciso saber as características do seu público-alvo. Se ele tem, por exemplo, maior interesse por um apartamento com suíte ou por um número maior de quartos para a família toda. É uma decisão mais difícil e que, apesar de poder valorizar bastante o local, contém seus riscos.

O que valoriza a estética de um imóvel?

Além da estrutura do apartamento, também precisamos pensar na estética do local ao planejar as reformas que serão feitas antes de anunciá-lo. Se as reformas estruturais dão segurança ao futuro inquilino de que ele está se mudando para um imóvel de boa qualidade, os reparos estéticos serão os responsáveis por surpreender e cativar os interessados e, na maioria dos casos, são esses detalhes que fazem com que as pessoas batam o martelo na sua escolha de um apartamento.

A reforma número 1 na lista das ações que mais valorizam um imóvel é, sem dúvidas, a pintura das paredes. É o básico que qualquer apartamento sendo anunciado precisa ter e, por isso mesmo, deve ser feito. Caso você não queira correr nenhum risco, pinte tudo de branco. Se for apostar em outras cores, evite as muito chamativas e dê um toque colorido a, no máximo, uma ou duas paredes do imóvel para reduzir as chances de alguém desistir de fechar negócio por conta disso.

Outra opção que valoriza bastante o imóvel é renovar o piso. Essa é uma reforma cara, mas tem potencial para impactar bastante a percepção das pessoas que visitarão o local. Alguns pisos são capazes de dar uma impressão de maior amplitude ao ambiente, o que é sempre positivo. Nesse mesmo contexto, considere trocar – se houver – azulejos de cozinha e banheiro. De qualquer forma, a simples limpeza e reforma desses itens já é interessante para garantir um aspecto de boa conservação ao local.

Para encerrar, a instalação de armários nos cômodos é sempre algo que chama muito a atenção dos interessados pelo imóvel. Se você optar por esse tipo de ação, dê preferência por mobiliar a cozinha. O quarto principal também é uma boa opção, mas tome cuidado para não ‘engessar’ o layout do ambiente, possibilitando que o futuro inquilino organize o local como preferir.

Como você percebeu, o leque de opções de reparos e reformas residenciais para valorizar um imóvel é vasto e o ideal é que você equilibre as obras necessárias para a estrutura do local com aquelas que deixam o apartamento bonito e tornam-no único aos olhos dos interessados. Além disso, não esqueça de embutir os gastos – principalmente com mobília e piso, que são os mais altos da lista – no valor mensal acordado com o inquilino.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Quebrou, queimou, estragou? Chame a Fix, baixe o app!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

#reparosereformas #reparosereformasresidenciais #aplicativoreparosereformas #reparosereformasriodejaneiro #reparosereformassaopaulo #reparosereformassp #reparosereformasportoalegre #reparosereformascuritiba #aplicativoparareparosereformas #reparosereformas #reformasereparos #empresadereparosereformas #faztudoreparosereformas #aplicativoreparosereformas #empresadereformasereparos #manualdaspequenasreformasereparos #servicosreparosereformas




Dicas relacionadas:

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-corretor
Possui um imóvel para alugar? 5 dicas para gerar uma renda extra

Não deixe seu imóvel parado! Saiba como valorizar seu bem e ainda gerar uma renda extra com nossas 5 dicas Read more

6-dicas-imperdiveis-para-deixar-seu-lar-mais-aconchegante-sala-fix
6 dicas imperdíveis para deixar seu lar mais aconchegante

Dicas para deixar seu lar aconchegante. Confira essas dicas da Fix para se inspirar e trazer um pouco de mudança Read more