Já se foi o tempo onde ter um site para sua imobiliária era algo totalmente trabalhoso e caro. Hoje existem até formas gratuitas de criar seu site ou de forma bastante em conta. Contudo, há alguns pontos que você não pode deixar de lado para manter seu site relevante.

Se você quer se manter competitivo no mercado, ter um bom site para sua imobiliária hoje é essencial. É muito importante ter presença on-line além das redes sociais para ser encontrado por seus clientes e, principalmente, potenciais clientes (leads). Contudo, existem algumas boas práticas para que um site imobiliário passe credibilidade, confiança e que também traga resultados.

Quando sua imobiliária possui um site próprio, ela não fica mais tão dependente dos portais imobiliários, que serão um complemento no seu trabalho em busca de novos clientes. Ao trabalhar com um site próprio, você também reduz o custo dos leads e dá mais força para sua marca.

Contudo, existem alguns pré-requisitos para que você tenha um site bem sucedido em sua imobiliária. Mas fique tranquilo, um site relevante e bem estruturado não nasce da noite para o dia. O importante é sempre dar o primeiro passo e ir aprimorando de acordo com as melhores práticas de mercado, não deixando de se inspirar em seus concorrentes de sucesso, fazendo o conhecido benchmarking imobiliário.

Vamos aos 7 passos essenciais para deixar o site da sua imobiliária mais relevante.

1- Começando pelo básico: o registro de domínio do seu site

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Este pode ser um erro bastante comum cometido por iniciantes – ou por aqueles que se arriscaram a cuidar do seu site sozinho sem estudar o assunto. Assim que você registra seu domínio (por exemplo www.suaimobiliária.com.br), você garante que nenhuma outra imobiliária ou empresa poderá utilizar esse mesmo endereço. Isso vai facilitar com que potenciais clientes te achem mais fácil na internet, o que é fundamental hoje em dia.

“Quando seu domínio está registrado, naturalmente os usuários se sentirão mais seguros e confiantes para navegar em seu site. Trata-se de uma etapa que profissionaliza seu negócio, permitindo que os leads te encontrem mais facilmente.”

O ato de registrar um domínio é importante porque, dessa maneira, você adquire todos os direitos que o possibilitam utilizar esse registro, tornando-o exclusivamente seu. Ainda que existam sites que ofereçam registro de domínio gratuito, não é aconselhável, pois o endereço oferecido (bem diferente do padrão .com/.org/.br/.net, por exemplo) poderá não passar confiança ao usuário.

Por fim, não se esqueça de verificar os nomes semelhantes ou idênticos à sua empresa (sim, pode acontecer). Caso contrário, ao buscar pela sua empresa na internet, o usuário poderá clicar e acessar algum site concorrente, por exemplo. Se possível, busque utilizar o nome exato da sua imobiliária ou pelo menos algo que não deixe dúvidas que aquele site é seu. E não se esqueça também de utilizar plataformas especializadas e confiáveis para realizar seu registro, tais como GoDaddy, UOL Host, Locaweb, Hostgator, entre outras.

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2- Hospede o site de sua imobiliária em uma plataforma

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Este é um passo diferente do registro de domínio, porém, complementar. Seu site precisará estar hospedado em uma plataforma, e é só neste momento que seu site finalmente vai para o ar e fica disponível para acesso de todos.

Neste momento, é fundamental que você peça o auxílio de um profissional especializado, pois é aqui que é definido a velocidade em que seu site será carregado, a forma como você fará programação ou upload de arquivos, a segurança do domínio, entre outros fatores essenciais que farão a diferença na experiência do seu cliente ou lead.

Assim que seu site estiver hospedado, é chegado o momento de escolher uma plataforma para que você possa editar e controlar todos os conteúdos que seu site terá. Atualmente, WordPress e Wix estão entre as ferramentas mais utilizadas no Brasil. 

3- O site da sua imobiliária precisa ser responsivo!

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Uma pesquisa da TIC Domicílios apontou que 58% dos brasileiros acessaram a internet em 2019 exclusivamente pelo telefone celular. Este é um número bastante expressivo, e com tanta gente utilizando o celular para navegar, o seu site precisa estar preparado para isso, sendo responsivo.

Dizer que um site é responsivo significa que ele vai se adaptar à tela do usuário independente do aparelho, seja um computador, um tablet ou smartphone. Às vezes, um site feito somente para desktops ou notebooks não terá uma visibilidade legal de texto em um celular – que tem uma tela muito menor. Se a navegação do seu site for ruim ou não der leitura, o cliente sairá e buscará por outro, afinal, opções hoje não faltam.

Algumas plataformas para desenvolvimento de sites já oferecem o formato responsivo assim que você cria seu projeto. Contudo, se o seu site já estiver no ar, o ideal é contratar profissionais habilitados, tais como um web designer para montar o site já no formato responsivo, além de um bom profissional de Experiência do Usuário (UX, do inglês User Experience).

4- Técnicas de SEO: fundamental para seu site ser encontrado

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As técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que significa Otimização para Motores de Busca (tal como o Google), de forma resumida, é responsável por fazer que usuários encontrem seu site na internet de forma orgânica (sem que você tenha que pagar por isso). Para isso, é necessária a construção de conteúdos que vão de encontro com o que o usuário está buscando na internet.

Também há como fazer isso de forma paga (tráfego pago), porém, uma geralmente complementa a outra e fazer somente tráfego pago pode ser caro, além de possivelmente não gerar resultados.

Utilizando o SEO, seu site não fica dependendo de anúncios pagos para que as pessoas te encontrem. Para isso, é importante consultar um profissional especialista, que vai gerar conteúdos relevantes e com técnicas de SEO para que você seja encontrado com mais facilidade. Importante ressaltar que este é geralmente um trabalho em que você vê os resultados no longo prazo. Por isso, não tenha pressa, mas é importante começar o quanto antes.

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5- Facilite que o usuário encontre todas suas informações

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As informações básicas da sua imobiliária precisam ser localizadas facilmente em seu site. Deixe bem visível onde a pessoa pode encontrar seu endereço e dados de contato como telefone, e-mail e perfis nas redes sociais. É fundamental que essas informações estejam na página inicial/home do seu site.

Um outro dado muito importante é a área “sobre” da sua imobiliária. Geralmente, os clientes buscam saber sobre a empresa antes de fazer contato, então, aproveite para contar sua história e também evidenciar as vantagens ao escolher sua imobiliária para fazer negócio. Essa área com mais conteúdo pode estar em outra página, mas o usuário deve localizar o link facilmente na página inicial, e então, ser encaminhado.

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6- Exclusividade para os anunciantes em seu site!

Recomendamos que você tenha uma página individual para cada imóvel que sua imobiliária vai cuidar, com todos os detalhes possíveis, tais como características do imóvel, dados da região, fotos, vídeos e o que mais for vantajoso destacar. Ou seja, se tiver 50 imóveis anunciados em sua imobiliária, o ideal é que você tenha 50 páginas.

Além de oferecer mais destaque e detalhamento para os imóveis de seus clientes (sentirão que o anúncio de sua propriedade está bem estruturado), com um espaço individualizado será possível trazer o máximo de informações possíveis para facilitar a decisão do seu lead. Uma página com vários imóveis e detalhamento aprofundado de cada um tornaria a página poluída e sem a sensação de exclusividade para seus clientes.

7- Invista em um bom design para seu site

Aparência não é tudo, mas pode contar bastante na decisão do visitante de ficar ou não no seu site. Por isso, se for possível, busque cuidar também da estética do seu site. Sites esteticamente bonitos passam mais credibilidade e confiança ao usuário.

A transformação digital fez com que diversos aspectos do mercado imobiliário (e de diversos outros setores) pudessem ser aprimorados sem que isso demandasse um alto custo financeiro. Diversas iniciativas foram criadas para que a experiência do cliente pudesse ser melhorada, trazendo melhores resultados. Logo, acreditamos que ter um bom site hoje não é mais opcional para uma imobiliária, é praticamente mandatório se você quiser se manter competitivo no mercado.

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Basta ver o crescimento das imobiliárias digitais e o quanto elas já começaram a superar os modelos tradicionais do setor. E pode verificar: dificilmente há imobiliária digital sem um bom site. Por isso, investindo pouco a pouco nos tópicos levantados acima, sua imobiliária vai se tornar cada vez mais moderna e relevante, te auxiliando a conquistar o seu lugar no mercado ao ser encontrado por mais clientes e leads.

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