A transformação digital já é uma realidade no mercado imobiliário e sua empresa precisa estar preparada para as mudanças causadas pela tecnologia

É possível que você já tenha ouvido o termo transformação digital. O conceito pode parecer algo distante ou apenas dirigido às novas gerações, mas isso não é verdade. Todos passamos pela transformação digital em diversos níveis, e se você é dono ou dirige uma imobiliária, vai abrir sua mente com o que vamos te contar a seguir.

A transformação digital passou a ser algo extremamente necessário em todos os aspectos, não só por conta da pandemia que apenas acelerou esse processo, mas por conta da velocidade em que as coisas e as informações acontecem. O mercado imobiliário não ia ficar de fora, e não estamos nos dirigindo apenas aos grandes portais ou empresas melhor estruturadas digitalmente, mas trazemos o assunto para todo tamanho de empresa e imobiliária.

Além disso, é preciso considerar que, com as alterações causadas pela tecnologia, o perfil e o comportamento dos clientes mudaram. No mercado imobiliário, por exemplo, é necessário considerar que o consumidor já não aceita mais ser atendido horas depois do primeiro contato.

Diante desse cenário, fica óbvio que as imobiliárias não podem mais trabalhar da maneira tradicional. Quando não há investimento em tecnologia, a empresa tem mais dificuldade para atrair e fidelizar clientes.

Para que você saiba mais sobre a transformação digital no mercado imobiliário, continue a leitura. Nesse artigo você vai conferir o que é a transformação digital, quais são seus pilares, as vantagens que ela leva para sua imobiliária e como seu negócio pode se adaptar.

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O que é transformação digital?

O termo transformação digital tem ganhado relevância nas discussões sobre o mercado imobiliário. Isso ocorre, principalmente, porque os profissionais do setor já notaram que, quem não se adaptar, vai ficar para trás e, consequentemente, vai perder clientes e negócios.

De maneira geral, a transformação digital pode ser definida como o processo em que as empresas utilizam a tecnologia para melhorar seu desempenho e seus resultados.

Adotar o processo de transformação digital não quer dizer que você precise pensar em uma reestruturação completa e imediata dentro da sua imobiliária. As mudanças devem ir de encontro às necessidades dos seus clientes.

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital vai muito além de ter um site e contas nas redes sociais. O conceito começa pela mudança de pensamento e tudo que vier depois, acelera aprendizados através da velocidade em que as coisas acontecem.

Para se pensar na implementação da transformação digital, todos os objetivos da sua imobiliária devem estar claros. Tudo que era feito de forma análogica e demorada, te traz dados e respostas mais rapidamente, o que te ajudará na tomada de decisões para melhorias constantes em todas as fases do processo. Portanto, não é uma mudança que irá acontecer de um dia para o outro.

É comum que gestores de empresas pensem que a transformação digital deve ser aplicada somente em corporações de tecnologia. A afirmação está incorreta, já que empresas dos mais diversos setores – incluindo o mercado imobiliário – precisam passar pelas mudanças.

Os pilares do conceito

A transformação digital precisa seguir alguns pontos, que são chamados de pilares. Abaixo você pode conferir em detalhes os três principais pilares do conceito:

Transformação da experiência do cliente

A experiência do cliente – customer experience (CX), em inglês – tem sido tema de diversas discussões. Isso porque é fundamental para garantir a satisfação do consumidor e, com isso, sua fidelização.

Diante desse cenário, é possível afirmar que a transformação digital deve caminhar ao lado da experiência do cliente. Um dos principais aspectos desse processo é a implementação de um excelente atendimento tanto de forma presencial quanto por meios digitais.

No contexto do mercado imobiliário, é essencial que as imobiliárias tenham, portanto, um site atrativo, que representa mais do que um cartão de visitas. Isso porque, antes de entrar em contato com o corretor, o cliente pesquisa os imóveis no site.

Esse processo faz com que seja necessário existir uma sincronia entre o atendimento on-line – ou por telefone, em alguns casos – e o atendimento presencial. 

A qualidade do atendimento ao cliente é um dos principais fatores de sucesso de uma imobiliária e, por isso, sua empresa precisa estar preparada para corresponder às expectativas e às necessidades dos consumidores.

Outro fator importante é como damos retorno aos clientes que estão procurando um imóvel. No modelo antigo, muitas imobiliárias se perdiam em planilhas de excel ou até mesmo em e-mails que se perdem ao longo da semana, deixando muitos possíveis clientes sem resposta. Hoje temos uma ferramenta chamada CRM (Customer Relationship Management) ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Há modelos gratuitos para pequenas equipes que podem ser implementadas com pouco ou até nenhum conhecimento. A maioria das ferramentas do mercado nos dá um passo a passo de como implementar, utilizar e obter sucesso utilizando de forma correta, inclusive subindo suas listas de clientes diretamente na plataforma, e através dela, monitorar feedbacks, retornos, respostas e agendamento de visitas quando a conversa avança.

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Transformação de processos operacionais

Conforme mencionado acima, a experiência do cliente é fundamental para os resultados de uma imobiliária. No entanto, esse não é o único fator, uma vez que a empresa precisa estar focada, também, em seus processos operacionais.

Com a transformação digital, é preciso considerar que todos os processos da empresa, pouco a pouco, serão repensados para funcionarem de forma inteligente e cada vez mais conectados. Com um pouco de tecnologia e empenho de todo time envolvido, as coisas vão ficando mais claras. As informações vão ficando cada vez mais na mão do corretor para que ele faça o melhor atendimento possível e supra as necessidades de tantos clientes diferentes com suas vontades e desejos particulares.

Transformação de modelos de negócios

Com a transformação digital, as imobiliárias acabam adotando uma postura diferente, voltada, principalmente, para a inovação e a tecnologia, sempre com foco no cliente. 

Neste processo, algumas imobiliárias estão adaptando seu modelo de negócio para trazer maior lucratividade com menor custo estrutural, como a adoção parcial ou total do home office, por exemplo. A alteração deve ser vista como algo positivo, uma vez que irá garantir a presença e os resultados da imobiliária no futuro.

Quais são as vantagens da transformação digital?

Como você já pôde perceber, a transformação é um processo benéfico para empresas de todos os setores. Contudo, se você ainda está relutante em aplicar o conceito em sua imobiliária, veja abaixo as principais vantagens do processo:

Aumento da produtividade

A transformação digital tem o poder de aumentar a produtividade em sua empresa. Isso porque, por meio do uso da tecnologia, os processos não precisam mais ser realizados de forma totalmente manual.

Imagine, por exemplo, que os corretores de sua imobiliária não vão mais precisar preencher cadastros e realizar demais atividades administrativas. Com certeza o tempo será otimizado e, com isso, os profissionais conseguirão ser mais produtivos.

Clientes mais satisfeitos

Que a experiência do cliente é fundamental para uma empresa você já sabe. E, para criar altos níveis de satisfação em seus consumidores, você pode investir na transformação digital. 

Isso ocorre, principalmente, porque a tecnologia permite que o cliente se sinta mais próximo da empresa e dos profissionais. Além disso, é a responsável por fornecer um atendimento rápido e de qualidade, como o consumidor deseja.

Redução de custos

A redução de custos é uma das principais preocupações dos gestores de empresas. Por isso, é necessário saber que a transformação digital também pode ser benéfica nesse aspecto.

No mercado imobiliário, a redução de custos por meio da tecnologia se dá, principalmente, pela eliminação quase que total dos gastos com processos operacionais.

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Como aplicar o conceito em imobiliárias?

As imobiliárias digitais – ou seja, que já estão de acordo com a transformação digital – já estão presentes no Brasil. Diante disso, é imprescindível que sua empresa também inicie o processo, uma vez que marcas desatualizadas tendem a ficar para trás nesse mercado competitivo.

Apesar de a transformação digital estar diretamente relacionada à tecnologia, esse não é seu único componente. Para aplicar o conceito em sua imobiliária, portanto, é importante estar atento aos seguintes pontos:

Atendimento on-line

Conforme apontado ao longo do texto, a demora no atendimento é um grande problema para as empresas. Diante disso, para que sua imobiliária seja digital, você precisa investir no atendimento on-line.

O principal objetivo é fornecer um serviço de qualidade aos clientes, que desejam ter seus problemas resolvidos em pouco tempo. Para que seus funcionários estejam preparados para a mudança, é importante dar todo tipo de suporte. Há treinamentos bem focados na capacitação dos corretores, há muitos artigos em nosso blog e também eventos gratuitos como a nossa FixLive, por exemplo.

Burocracia

Uma empresa que passa pela transformação digital precisa reduzir ao máximo a burocracia de seus processos. No caso de imobiliárias, esse é um dos principais aspectos a serem observados, já que o mercado imobiliário tende a ser extremamente burocrático.

Para tornar os processos mais simples e ágeis, é importante investir em ferramentas e em metodologias, como a da Arbo Imóveis, ou com a Fix, por exemplo, que implementa toda tecnologia necessária para auxiliar imobiliárias a digitalizar seus processos de manutenção dos imóveis.

Pós-atendimento

Engana-se quem pensa que a venda termina após a assinatura do contrato. Muito pelo contrário: o pós-atendimento é uma etapa muito importante para garantir a satisfação do cliente e, por isso, sua imobiliária precisa estar atenta.

Tecnologia

Por fim, é necessário ressaltar que a tecnologia é fundamental para o processo de transformação digital. É por meio dela que a imobiliária estará pronta para competir com outras empresas do setor.

E você sabia que a Arbo Imóveis pode auxiliar sua empresa nesse processo? Isso porque vestimos sua imobiliária com tecnologia e, sobretudo, metodologia. 

Conheça a Arbo Imóveis

Parceiros da Fix, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) e um aplicativo para corretores, e, além disso, operamos um dos maiores portais de imóveis do País. 

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!




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