É possível valorizar o imóvel antes de colocar para alugar e isso pode ser feito de diferentes maneiras. Existem algumas ideias de reformas que podem ser feitas, capazes de trazer resultado imediato. Desse modo, será possível chamar atenção entre tantas opções disponíveis no mercado imobiliário.

É preciso que a sua propriedade tenha algumas vantagens para superar a concorrência. Qual é o motivo que vai fazer uma pessoa alugar a sua casa ou apartamento? Quais são os diferenciais em relação aos outros imóveis que também estão para alugar?

Em alguns casos, é necessário fazer um investimento neste momento. Contudo, quando a ideia é executada com sabedoria é possível alugar mais rápido ou até mesmo receber valores maiores como aluguel.

Vale ressaltar que um imóvel valorizou 32% nos últimos anos, ou seja, a taxa de valorização do imóvel também vai refletir no seu investimento, é preciso acompanhar as mudanças de mercado e não deixar que seu imóvel perca valor por falta de cuidados. Quanto ao valor do aluguel, mesmo que o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) tenha aumentado em apenas 2,48% em 2020, nota-se uma crescente regular, mas que prioriza a valorização para o dono do imóvel.

Como valorizar o imóvel com melhorias práticas que você pode fazer agora

Alguns proprietários de imóveis até podem imaginar que não faz sentido realizar uma obra antes de colocar para alugar. Porém, isso pode ser efetivo de duas maneiras: tornar mais rápida a locação e fazer com que o preço cobrado no aluguel seja mais elevado. Ou seja, o investimento tende a voltar rapidamente.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 dicas que vão fazer a diferença para quem está pensando em valorizar o imóvel para alugar. É um investimento que vale a pena, existem pontos necessários para o sucesso da operação. Veja o que pode ser feito:

1. Aposte em um piso de qualidade

dicas-para-valorizar-o-imovel-antes-de-colocar-para-alugar-iluminacao

Um dos fatores que valorizam o imóvel, é o fator estético, um dos que mais pesa no momento de escolher um imóvel para alugar. Por isso, investir em pisos de qualidade é uma boa ideia. O interessante é que hoje em dia existem várias possibilidades. Então, o proprietário do imóvel pode fazer escolhas conforme as necessidades que surgirem.

O piso laminado, por exemplo, que é chamado por muitos de carpete de madeira, é um material barato e que possui manutenção simples. Além dele, os vinílicos também possuem custo-benefício interessante, sendo fáceis de limpar e muito silenciosos. Aliás, os vinílicos ganharam muita popularidade nos últimos anos.

Caso decida fazer uma obra um pouco mais ampla, os porcelanatos podem ser considerados neste momento, entregando excelente durabilidade. Nesse caso, os modelos mais claros são capazes de gerar uma sensação de amplitude ao espaço, principalmente em imóveis menores.

2. Uma forma de valorizar o imóvel é pintando

A pintura do imóvel também é interessante em relação à valorização que ele pode ter. Afinal, dificilmente uma pessoa ficará interessada por um ambiente que possui as paredes descascadas ou sujas. Assim, fica bem mais complicado para imaginarem como seria morar neste local. Então, pintar as paredes é algo que faz total diferença neste momento.

Se o objetivo é valorizar o imóvel para alugar com um preço mais interessante, o ideal é apostar em tons neutros e discretos, já que combinam com mais pessoas. De fato, o branco é uma das cores mais recomendadas, sendo uma escolha certeira na maioria das vezes, já que promove uma sensação de limpeza.

Por outro lado, aqueles que investem em tons muito quentes e chamativos, como vermelho, amarelo e laranja, podem prejudicar a questão do aluguel. Alguns interessados podem rejeitar o imóvel logo de cara ao se depararem com esse tipo de pintura. Portanto, prefira as cores neutras.

3. Invista em móveis planejados

dicas-para-valorizar-o-imovel-antes-de-colocar-para-alugar-moveis-planejados

Talvez essa seja uma das dicas mais caras da nossa lista. Contudo, o investimento pode valer a pena, pois existem muitas pessoas interessadas em  alugar um imóvel já com tudo pronto para uma mudança imediata..

Agora falando sobre reformas no imóvel, a situação pode ser delicada. Em alguns casos, o imóvel já conta com mobílias, o que pode ser um problema, porque será necessário se livrar delas. Porém, existem lojas que compram móveis usados, fazendo com que eles sejam capazes de render um valor interessante para o proprietário.

Os móveis planejados conseguem preencher todos os espaços de um apartamento. Sabe aqueles cantos que por vezes ficam vagos? Se for adotado um móvel planejado, será possível superar esse problema. Além disso, em imóveis que já possuem móveis planejados uma ideia é restaurar.

Esse tipo de investimento é um dos mais indicados para quem deseja valorizar o imóvel antes de colocar para alugar. Afinal, quando o possível locatário chega para fazer uma visita e se depara com o ambiente pronto para morar, fica muito mais interessado. Então, é algo que desperta o desejo e pode auxiliar na assinatura do contrato.

4. Resolva os problemas hidráulicos

Essa é uma das dicas que não afeta a parte estética de um apartamento ou casa, mas que exige cuidado redobrado. Para valorizar o imóvel antes de alugar, revisar toda a parte hidráulica é essencial. Afinal, as torneiras podem estar pingando e os ralos entupidos.

Dependendo da situação, será necessário um quebra-quebra para remover canos que estão com problemas. Ainda assim, é melhor fazer isso enquanto o imóvel está desocupado do que após receber novos moradores. Portanto, contratar uma equipe para fazer essa análise pode resolver alguns problemas indigestos.

Por fim, os problemas hidráulicos costumam aparecer principalmente em apartamentos antigos, em prédios que não tiveram um planejamento adequado. Ainda assim, é possível fazer ajustes e contornar essa situação.

5. Capriche na iluminação 

dicas-para-valorizar-o-imovel-antes-de-colocar-para-alugar-iluminacao

É importante investir também na iluminação do imóvel, já que quando faltam lâmpadas ou elas são fracas, o ambiente pode não ficar tão agradável. De fato, quando a luminosidade está presente nos níveis certos é possível realçar os pontos fortes do imóvel.

Nos quartos, a recomendação é apostar em luminárias que abafam a luz e trazem uma sensação de aconchego. Nas cozinhas, a dica é investir em luminárias fluorescentes, que servem para trazer mais claridade e ajudam a realizar todas as tarefas neste local. Enquanto isso, os spots caem bem nas salas de estar.

Existe algo conhecido como projeto luminotécnico, que consiste em analisar todos os pontos presentes no ambiente para identificar os que podem ser reforçados. Então, o ambiente tende a ficar mais aconchegante e agradável aos olhos de quem está por lá.

Conheça a Fix!

A plataforma de serviços que conecta você aos melhores prestadores para consertos, reparos, instalações e manutenções na sua casa.

Quebrou, queimou, estragou? Chame a Fix, baixe o app!

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais.

#imóvelvalorizou32%nosúltimosanos #taxa de valorização do imóvel #taxadevalorizaçãodoimóvel #fatoresquevalorizamoimóvel #valorizaçãodoimóvelaoano #declararavalorizaçãodoimóvel #valorizaçãodeimóvelporano #valorizaçãomédiadeumimóvel #impostoderenda #impostosobrevalorizaçãodeimóvel #oquevalorizaumimóvel #oquevalorizaumimóveresidencial #quantovalorizaumimóvelporano




Dicas relacionadas:

possui-um-imovel-para-alugar-5-dicas-para-gerar-uma-renda-extra-corretor
Possui um imóvel para alugar? 5 dicas para gerar uma renda extra

Não deixe seu imóvel parado! Saiba como valorizar seu bem e ainda gerar uma renda extra com nossas 5 dicas Read more

6-dicas-imperdiveis-para-deixar-seu-lar-mais-aconchegante-sala-fix
6 dicas imperdíveis para deixar seu lar mais aconchegante

Dicas para deixar seu lar aconchegante. Confira essas dicas da Fix para se inspirar e trazer um pouco de mudança Read more