Seu encanamento está entupido? Seja na pia da cozinha, no banheiro ou na área de serviço não utilize produtos desentupidores! Entenda porquê.

Se você está pensando em usar um daqueles produtos que prometem desentupir canos em menos de 1 minuto, leia este conteúdo até o final e descubra por que estes produtos podem causar certos prejuízos. Entenda mais a seguir.

Ao utilizar a torneira da cozinha, você notou que a água não está descendo e a pia está quase transbordando? Isto significa que o encanamento está entupido. Em geral, o problema pode ser resolvido com um desentupidor ou até com água quente. Na maioria das vezes são restos de alimentos ou resíduos de gordura que se prendem no cano, formando uma barreira que impede a passagem da água, por exemplo.

Para evitar esta situação, é recomendável utilizar protetores ou redinhas que vão segurar os restos que sejam sólidos. Uma dica é jogar água quente pelo ralo da pia da cozinha, pelo menos uma vez por semana. Essa prática ajuda a desobstruir as gorduras e sujeiras que se prendem ao cano e podem entupi-lo. Só tenha cuidado com a temperatura da água, pois caso a tubulação seja composta por materiais plásticos, a água muito quente pode causar danos a sua estrutura.

Se você já tentou o que sugerimos acima e mesmo assim não conseguiu desentupir o encanamento,  veja agora como solucionar o problema rapidamente e sem danificar nada. Confira!

Como identificar se o encanamento está entupido?

Se você já teve ou está tendo um problema com entupimento, a identificação é bem simples, veja:

– Na pia, a água demora muito a descer?

– No vaso, você tenta dar a descarga, mas ela não desce?

– No ralo, a água não escoa, podendo até retornar?

De fato, o encanamento está entupido e a partir daí que começam as tentativas caseiras para solucionar o problema. Existem diversos produtos que são vendidos no mercado específicos para esta ação e ainda tem as receitinhas caseiras que ensinam a utilizar vinagre, bicarbonato de sódio e até fermento em pó.

Porém, se o problema não for solucionado adequadamente pode ganhar dimensões maiores que podem comprometer a rede interna de canos da sua casa. Por isso, existem certos cuidados que são importantes de serem tomados para prevenir o entupimento.

Veja algumas ações e hábitos que são prejudiciais, e você, provavelmente, nem sabia:

Banheiro entupido

Você tem o costume de jogar papel higiênico, fraldas ou absorvente dentro do vaso sanitário? Fora do Brasil, esse é um hábito bastante comum, porém, nossos encanamentos não suportam esse tipo de material.

A descarga até leva embora, mas, eles acabam ficando presos nos canos e a água deixa de passar.

Aliás, sabe outro item bobo que pode dar uma grande dor de cabeça quando jogado no ralo da pia ou no vaso? O fio dental. Ele é feito de um material extremamente resistente, que gruda na parede, formando uma teia que vai impedir os dejetos de passar.

 

encanamento está entupidoCozinha com Entupimento

Na cozinha, existem dois motivos mais comuns para o entupimento:

– Restos de comida jogados pelo ralo;

– Óleo de fritura descartado indevidamente.

Ambos acabam grudando nas paredes do cano e impedem a passagem da água. O ideal é que você sempre retire todo o resto de comida antes de lavar a louça e nunca jogue óleo na pia.

Como descartar o óleo de cozinha? Além de provocar poluição no meio ambiente, o óleo danifica as paredes dos canos e causa entupimentos. Por isso, o ideal é armazenar o óleo usado em garrafas PET e descartá-los apenas em postos de destinação correta, que geralmente ficam em escolas municipais ou estaduais, postos de saúde e em supermercados que fazem campanhas de recolhimento.

Tenha em mente que apenas 50 mg de óleo pode poluir mais de 25 mil litros de água. Então, nunca jogue os restos de frituras em pias, ralos ou bueiros.

encanamento está entupidoÁrea de Serviço entupida

Na área de serviço, o problema mais comum que gera o entupimento de canos são os fiapos e linhas que são descartados no tanque. Dessa forma, este material vai provocar algo bem próximo ao fio dental. Com o tempo, vão formar uma teia que acabará impedindo a saída da água.

Outro problema comum é a perda de objetos pequenos, como: isqueiros, papéis de bala, botões, chaves e outros itens que acabam ficando nos bolsos das roupas, caem no tanque e ficam  presos na curva da tubulação. Por isso, também é importante ter proteção no ralo, para que estes objetos não consigam passar e entupir os canos.

Agora que você já sabe o que mais entope o encanamento, saiba porque não deve acreditar nos produtos que prometem desentupir em poucos minutos.

Esqueça os produtos desentupidores do mercado

Nas prateleiras de produtos de limpeza doméstica existem diversas opções de itens com a função de desentupidores, porém, são poucos os que realmente dão resultados eficientes e a maioria deles podem acabar danificando a estrutura quando o encanamento está entupido. Por quê? A química de determinados produtos pode acabar corroendo o cano, deixando-o a ponto de furar ou estourar. Já a famosa soda cáustica, combinada com a gordura, solidifica e vira uma espécie de sabão em pedra, obstruindo a saída de água do cano.

Então, o que fazer quando o encanamento está entupido?

No momento em que houver um entupimento em sua casa, o melhor que você tem a fazer é contratar um profissional especializado. Assim ele poderá avaliar o que aconteceu, dando um diagnóstico assertivo e uma solução segura.

Nós, da Fix, temos uma equipe especializada com encanadores experientes ao seu dispor. Certamente, seu problema será solucionado em poucas horas de forma ágil e eficiente. Faça um orçamento com a gente!

 

Gostou do texto? Então deixe seu comentário e interaja com os nossos perfis nas redes sociais!

Quer saber mais? Confira dicas extras e aumente a vida útil do seu encanamento!

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP